terça-feira, 1 de outubro de 2013

 

Não há servidores

 

Um ofício deixou muitos na CLDF de cabelo em pé, ontem (30). Trata-se de uma solicitação da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), que encaminhou para a Unidade de Economia e Finanças, da assessoria legislativa da Casa, o projeto de lei orçamentária anual (PLOA 2014) para confecção do parecer técnico do orçamento de 2014. Receberam como resposta um ofício da unidade de economia, devolvendo o  PLOA 2014 à CEOF. O motivo? Não há servidores para elaborar o parecer. Dos 10 servidores, seis estariam lotados em outros setores, inviabilizando a análise técnica. Com a situação, uma reunião foi convocada, haja vista a fundamental relevância da matéria. Torçamos para que os técnicos voltem e a LOA 2014 seja analisada no tempo constitucional.
 

Hora do Cafezinho


A antiga polêmica em torno da indicação de assessores de segurança na Polícia Legislativa da CLDF está de volta! Desde 2004, o Ministério Público se posiciona contrário as indicações de parlamentares para esses cargos de segurança. Agora, a questão volta à tona como uma demanda do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical), conjunta com a Associação dos Policiais Legislativos do DF (Aspolegis). Na quinta-feira (27), uma reunião informal em uma padaria do Sudoeste discutiu a demanda por um projeto de lei que extingue o cargo de assessor de segurança - que somam 27 na CLDF – e é de indicação dos nobres deputados. A possibilidade de um projeto que acabe com as indicações cresce entre os representantes. A questão é extremamente polêmica.
 

Adicional de periculosidade e vulnerabilidade


Foto: Reprodução

Na estrutura da Coordenadoria de Polícia Legislativa há três cargos de segurança: assessor de segurança (27) e segurança parlamentar (48), ambos de indicação dos parlamentares, e policial legislativo (que a coordenadoria não divulga quantos são por questão de segurança, mas que são aproximadamente 30 cargos), esses últimos são preenchidos por servidores concursados. As divergências começam por conta do adicional de periculosidade, que os policiais teriam direito. Contudo, os demais cargos, assessor de segurança e segurança parlamentar, também receberiam o adicional, fato que acaba inviabilizando o direito dos concursados! A alegação para o fim das indicações é de que agrega vulnerabilidade a segurança da Casa, uma vez que são pessoas ligadas aos parlamentares e sem o devido treinamento para exercer a segurança! Em meio a toda essa polêmica, fica uma pergunta: caso os assessores e seguranças parlamentares forem extintos, a segurança da Casa não ficaria também vulnerável?
 

Escritor prestigiado


Vitor Paulo e Garla acompanharam o lançamento
Foto: Reprodução

Quem foi muito prestigiado no lançamento de seu livro ‘Nada a Perder - volume 2’, foi o Bispo Edir Macedo, que recebeu amigos e diversos políticos para uma manhã de autógrafos, no sábado (28), no Shopping Casa Park, em Brasília. O exemplar conta experiências vividas pelo líder da Igreja Universal e dono da emissora Rede Record. O livro já foi um sucesso em vendas em seu primeiro lançamento em Brasília e a expectativa é que o novo recorde seja repetido. A 1ª edição teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos. O deputado federal Vitor Paulo e o distrital Evandro Garla, ambos do PRB, partido ligado à Universal, acompanharam de perto a manhã de autógrafos. A conversa sobre a política na Capital não ficou de fora do casual encontro.
 

Saída pouco provável


Wellington Luiz se preocupa com a situação partidária
Foto: Reprodução

Com a manutenção da aliança PT/PMDB, o clima esquentou na bancada do PMDB. O deputado Wellington Luiz, de posse de uma pesquisa interna da Polícia Civil, sua categoria, sofreria uma perda de votos com o apoio ao governo. Com isso, a especulação de sua saída do PMDB cresce nos bastidores. Acontece que Wellington é recém-chegado no partido, vindo do PPL e eleito pelo PSC. Uma nova troca de legenda seria ainda mais desgastante, avaliou o parlamentar à Coluna. Quanto ao desgaste com a categoria, Wellington não esconde a insatisfação dos policiais, mas assegura que estará com eles, independente de partido!
 

Discutindo a relação

 

Com o burburinho oriundo da grande repercussão da matéria da Revista Veja, que revela o acordo do PT com o PR e o ex-governador Arruda para que os petistas não reprovassem as contas de 2008 do governo de Arruda e, em troca, teriam o apoio do “careca” à reeleição de Agnelo, uma reunião da bancada do PT na CLDF foi marcada para o final da tarde de ontem (30) para avaliar a repercussão do problema. Acabou desmarcada! Independente do encontro, parlamentares avaliam que as coisas fugiram do controle!
 

Enterro de parlamentares


Um encontro de  aposentados e pensionistas de todo o Brasil promete dominar a política de Brasília, hoje. A  1ª Via Sacra Ecumênica do Idoso, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Evangélicas do Brasil (CONIC), vai começar às 9hs, com a sessão solene em comemoração aos 10 anos do Estatuto do Idoso. Caravanas de aposentados serão recepcionadas  na Praça das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. Depois, Vias Sacras, reprisando as 14 estações da crucificação de Jesus Cristo e marcando o sofrimento dos idosos se estenderão pelo dia todo, comandadas Padre Jeová Bezerra e a Pastora Romi Márcia Bencke, enviados pela CNBB e CONIC. Às 18hs, 513 cruzes, cada uma com a foto de um deputado federal, serão afixadas no gramado em frente ao Congresso. O fim do fator previdenciário é uma das principais demandas dos aposentados.
 

Mérito Mercador Candango 

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) realiza hoje a sétima edição do Mérito Mercador Candango, que valoriza os empresários que ajudam a gerar emprego e renda no DF. O evento será no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, onde serão agraciados 15 empresários de destaque da Capital. Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o prêmio valoriza os empresários que ajudam a gerar emprego e renda no DF. “Eles acreditaram em um sonho chamado Brasília. Mais do que isso: eles fizeram desse sonho uma razão para viver”, diz Adelmir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário