quarta-feira, 7 de agosto de 2013


Os partidos e seus donos


Deputado Izalci fez discurso inflamado na tribuna da Câmara
Foto: Reprodução

"Nem 10% dos eleitores brasileiros são filiados a partidos políticos. Os partidos brasileiros não tem representatividade, tem donos”! Deputado Federal Izalci Lucas (PSDB-DF), em pronunciamento na  Tribuna da Câmara dos Deputados. Ele tocou na ferida da Reforma Política e no ponto em que assusta aos políticos e aos partidos. Izalci vai falar com exclusividade à Coluna amanhã (8) sobre as reações ao seu pronunciamento.

Comitê de crise


Membros da equipe acompanham de perto a crise
Foto: Reprodução

Devido ao incêndio ocorrido ontem (6) no hospital de Santa Maria, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, rapidamente se descolocou ao local, onde montou um comitê de gerenciamento do fato, que contou com subsecretários e a direção do Hospital. O Secretário está acompanhando de perto toda a situação. Rafael recebeu cordialmente as deputadas do PSD, Liliane Roriz e Eliana Pedrosa, e fez questão de acompanhá-las para ver de perto todo o sinistro e como está sendo o trabalho das equipes.

Oposição unida


As distritais da oposição estiveram juntas para verificar os reais motivos do incêndio. Denúncia feita para Liliane, que preside a Comissão de Saúde da CLDF, dá conta de que a casa de máquinas da unidade estaria sendo utilizada como depósito irregular. Outra hipótese, segundo a Secretaria de Saúde, é uma equipe de manutenção do sistema de ar-condicionado, que utilizava maçarico no edifício. Por enquanto, tudo é especulação. As distritais solicitaram prioridade na apuração dos fatos. O secretário, o maior interessado em revelar as causas do acidente, promete agilidade. 

Manifestações organizadas


CLDF vive a expectativa de passar pela sua 1ª manifestação
Foto: Roberval Eduão

O movimento ‘Adote um Distrital’, responsável pelos pedidos de cassação do mandato de quatro deputados distritais, agendou para hoje, a partir das 10h, uma grande manifestação para pressionar a Mesa Diretora da CLDF a encaminhar os pedidos a corregedoria da Casa. Aderiram ao movimento  outros dois grupos, um de Taguatinga e outro informal, ligado aos suplentes dos parlamentares ameaçados de cassação. Juntos, prometem fazer barulho e mostrar que a sociedade brasiliense não vai engolir a ‘salvação’ dos deputados pelos colegas, principalmente, arquivando os pedidos sem que sejam encaminhados a Corregedoria e a Comissão de Ética.

Encontro protocolar


O presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure (PT), recebeu integrantes do Adote um Distrital no final da tarde de segunda-feira (5). O encontro protocolar foi para que o movimento tomasse conhecimento das ações que a casa está tomando sobre os pedidos de cassação. Uma fonte informou à Coluna que o presidente teria falado, em tom de brincadeira, que imaginava que, após o encontro, a manifestação não ocorresse. A assessoria da Casa informou que não houve o comentário. Já o movimento Adote um Distrital disse apenas que, em hipótese alguma, deixaria de organizar a manifestação, prometendo muito barulho caso os deputados sejam inocentados. O movimento queria acompanhar a reunião da Mesa de hoje, marcada para às 14hs, mas Wasny não permitiu, pois o Regimento Interno a restringe aos parlamentares.

Aposta na caixa de Pandora

 

Retirado da mitologia grega - em referência ao presente que  Zeus teria dado a Pandora, a mulher criada por ele, um jarro que continha todos os males do mundo, que, uma vez aberto, não poderiam ser revertidos os males que causariam - a nomeação para o escândalo que derrubou o ex-governador Arruda será o símbolo do protesto. Os organizadores prepararam várias “caixas de pandora” e diversas faixas para serem afixadas nos arredores da CLDF e, assim, marcar que a situação dos deputados abriria uma nova “caixa de males”, desta vez, envolvendo toda a CLDF.

Operação de guerra


Com uma estrutura toda em vidro, a CLDF é um alvo fácil para uma ação de vândalos que estiveram infiltrados em outras manifestações. No mês passado, a Casa alugou grades de proteção para evitar uma aproximação dos manifestantes do prédio, no intuito de protegê-lo. Não foi preciso serem utilizadas, pois ali não houve manifestações. Agora, com os protestos agendados, a CLDF não tinha nenhuma grade até a tarde de ontem. À Coluna, o presidente Wasny disse que solicitou a colocação das grades e esperava que elas seriam dispostas nas dependências externas até a manhã de hoje. O custo das grades foi de pouco mais de R$ 46 mil, no mês passado. Além disso, toda a tropa da Polícia Legislativa foi escalada para hoje, diferentemente do regime de escalas que costuma acontecer.

Confronto de interesses


Segundo uma fonte, um grupo de bombeiros militares estaria programando um movimento de apoio ao deputado Aylton Gomes (PR), um dos parlamentares que teve o pedido de cassação do mandato por envolvimento na “caixa de pandora”. Se isso acontecer hoje, o risco de um confronto entre manifestantes “pró” e “contra” é alto, causando ainda mais tensão nos corredores da CLDF.

Conflito de agenda


Por fim, um conflito de agenda deixa o clima ainda mais nebuloso na CLDF. A reunião da Mesa Diretora será às 14hs, assim como a reunião extraordinária da Comissão de Ética, que fará a oitiva de três testemunhas de outro pedido de cassação, o do deputado Raad Massouh (PPL). Agaciel Maia (PTC), vice-presidente da Casa, também é membro da Comissão de Ética. Assim, ou ele participa da reunião da Mesa ou da Comissão. Para ele, a oitiva na comissão será longa, permitindo que participe das duas. Para o Presidente Wasny, a reunião da Mesa estava agendada desde o começo do ano, muito antes de tudo isso. O suplente de Agaciel na Comissão de Ética é o deputado Rôney Nemer (PMDB), outro envolvido na “Pandora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário