segunda-feira, 5 de agosto de 2013


O maior mutirão da Saúde


Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

Oficialmente de férias, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, continua trabalhando. Mesmo sem frequentar seu gabinete, busca apoio de entidades médicas para anunciar neste segundo semestre o maior mutirão de consultas já realizado na história do DF. Atualmente, milhares de pessoas – classificadas sem urgência - aguardam para serem atendidas em diversas especialidades - principalmente ortopedia, oftalmologia e neurologia. Há pessoas que esperam mais de 5 anos por atendimento. Com o grande mutirão, a fila vai acabar e a população não vai mais esperar por muito tempo. “Esse é um problema que herdamos por conta da falta de atenção de outros governos. Mas, agora que organizamos a casa, estamos preparados para enfrentar e mudar a realidade”, afirma Barbosa.

A confiança dos Transplantes


Um dado muito comemorado pelo secretário são os números dos transplantes no DF. Nos próximos dias a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) deve divulgar os dados do segundo trimestre de 2013. A novidade, depois dos bons números da qualidade de vida, é que o DF continua no topo entre as unidades da federação em que mais se realiza o procedimento. 

De janeiro a junho foram 17 transplantes de coração, 169 de córneas, 53 de rim e 26 de fígado. Com esse bom desempenho, acima da média nacional e de estados como SP, Brasília tem recebido pacientes de várias partes do país. Outra conquista foi o recebimento recente de uma aeronave para captação de órgãos. “É bom lembrar que só se faz transplante quando a Saúde pública é de qualidade. Quando é ruim, não há condições físicas para um procedimento tão delicado como esse e também não há doadores, pois a confiança na rede traduz em solidariedade das famílias”, completa o secretário.

Dia do Garçom


O deputado Raad Massouh (PPL) preside, hoje, às 19h, sessão solene em homenagem ao Dia do Garçom. A solenidade prestigia garçons e garçonetes que contribuem para o sucesso de bares e restaurantes. Para Raad, “Brasília receberá nos próximos meses, milhares de turistas, principalmente com a realização da Copa do Mundo. Vamos mostrar que nossa equipe de profissionais nesta área tem um trabalho de excelente qualidade para os moradores e turistas”. O setor de bares e restaurantes reúne mais de 10 mil empresas e 100 mil trabalhadores no DF. Para o parlamentar, a qualidade no atendimento faz o cliente voltar e, assim, “fortalece e motiva a empresa a abrir uma filial, contratando mais pessoas e gerando novos postos de trabalho e renda”, defende Raad.

...Sete, quatorze, 21...

 

Falando no deputado Raad Massouh, este é o calendário do colega, Joe Valle (PSB), relator do processo contra Raad, para a conclusão de seu relatório sobre o caso. Na quarta-feira (7), quando a Mesa Diretora estiver decidindo sobre o encaminhamento dos processos contra os três parlamentares envolvidos na “Caixa de Pandora”, a Comissão de Ética vai ouvir, como testemunha, o Dr. Henry Peres, chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), responsável pela investigação do parlamentar. Na outra semana, mais uma testemunha será ouvida e, finalmente dia 21, Joe entrega seu relatório final, pedindo ou não a cassação do colega. O clima vai esquentar de qualquer jeito, até por que tem muita gente que não está gostando do “pano quente” do Buriti!

77 anos  de Joaquim Roriz


Foto: Thayse Lopes

Primeiro governador democraticamente eleito pelo DF e recordista nacional ao comandar 4 vezes uma unidade da federação, Joaquim Roriz fez 77 anos, ontem (4), comemorado em uma festa reservada em sua Fazenda em Luziânia (GO). Com poucas lideranças políticas, o ex-governador decidiu, estrategicamente, fazer uma comemoração reservada, pois está disposto a lançar-se novamente candidato ao Buriti. Roriz quis ouvir seus familiares e amigos próximos sobre os riscos da candidatura e recebeu apoio e conselhos para que não fique em situação vulnerável. Até o final da tarde de ontem eram esperadas as visitas do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e do senador Gim Argello (PTB), os dois nomes mais conhecidos entre os convidados. Com poucos presentes, todos puderam aconselhar o “velho”, como Roriz é carinhosamente chamado.

Sociedade participativa


A participação da sociedade civil na Reforma Política já é uma das maiores da história da nossa democracia. Além da Comissão Especial para análise da reforma, a Câmara dos Deputados, via seu portal na internet chamado e-democracia, onde os internautas podem participar dando sugestões em até 140 caracteres ou discutindo nos fóruns temáticos sobre o tema, bateu recorde na história do portal em 2009. Em apenas uma semana, o e-Democracia recebeu 16 mil acessos. 
 
Estão sendo discutidos 113 tópicos sobre pontos polêmicos da reforma política como o financiamento público de campanha e o sistema eleitoral. Também foram registradas 1016 participações e 14 mil votos em 126 propostas, numa verdadeira aula de cidadania. O coordenador da Comissão, deputado Cândido Vacarezza (PT/SP), garantiu que as sugestões da população recolhidas pelo site serão discutidas durante as reuniões de trabalho com os parlamentares. “O caminho para o povo participar vai ser a Internet porque nós temos milhões de pessoas interessadas em debater. Eu vou colher todas essas propostas e vou dar conhecimento das propostas para todos os parlamentares”, concluiu.

Conheça as 5 principais propostas populares:

Estabelecimento de mecanismos de controle e limitação dos salários dos parlamentares;
Fim do voto obrigatório;
Fim de regalias como a “Cota Parlamentar” (auxílio moradia, passagens aéreas etc);
Fim dos cargos comissionados;
Votação aberta em todos os casos na Câmara e Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário