sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Casa cheia


Apenas cinco parlamentares não participaram da sessão ordinária da CLDF de retomada dos trabalhos legislativos da Câmara. Os ausentes foram: Cláudio Abrantes (PT), Cristiano Araújo (PTB), Robério Negreiros (PMDB), Washington Mesquita (PSD) e Wellington Luiz (PMDB). Apesar da Casa cheia, não houve deliberação sobre projetos em pauta, apenas longos discursos da Tribuna, em especial, mais um ‘arranca-rabo’ entre os distritais Celina Leão (PSD) e Chico Vigilante (PT), pelo mesmo motivo de sempre: a licitação de transportes. O presidente, Wasny de Roure (PT), aproveitou a presença para informar aos colegas que fará uma reunião com todos os parlamentares na segunda-feira (5), às 11hs, para debater as prioridades do início de semestre e fazer uma avaliação de todos as questões internas - leia-se processos de cassação - e externas da Casa.

Sede de recomeço


Eliana acredita que todos esperam a “poeira abaixar”

Foto: CLDF

A deputada Eliana Pedrosa (PSD) foi a primeira a chegar ao Plenário da Casa na tarde de ontem (1º). Tranquila, a distrital esperou por mais de 20 minutos até que chegasse o colega Chico Leite (PT) e, aos poucos, aparecendo os demais parlamentares. À Coluna, Eliana fez uma avaliação do atual cenário político. Ela credita que todos estão “esperando a poeira baixar”, tentando entender melhor as circunstâncias que a onda de manifestações gerou. Em sua avaliação, a manifestação “deixou um sentimento de responsabilidade cidadã maior do que havia acontecendo nas últimas décadas. Muitos não acreditavam que as ruas pudessem voltar a falar. Nem em 1968 tivemos um movimento com essa intensidade”. Eliana espera que a CLDF saiba valorizar esse momento e afirma que segue trabalhando para ouvir todo mundo e, assim, viabilizar uma chapa forte ao Buriti.

Transparência parlamentar


O movimento Adote um Distrital, responsável pelos pedidos de cassação dos parlamentares na CLDF, lançou ontem (1º) o Índice de Transparência Parlamentar, que busca avaliar quanto os deputados da CLDF são de fato transparentes, oferecendo aos habitantes da capital todas as informações públicas do seu mandato. O principal objetivo é identificar o quanto os políticos estão dispostos a serem fiscalizados pela sociedade, englobando ainda a atuação do parlamentar, a governança do mandato, o controle social, a acessibilidade, a atuação nas mídias sociais e o processo eleitoral. Tudo é computado eletronicamente através da pergunta: onde está essa informação do mandato? Se o sistema localizar a informação automaticamente o parlamentar ganha a nota no quesito. O índice irá de 0 a 10 e tem 35 itens analisados. No topo do ranking estão: Cláudio Abrantes (PT – Nota: 9,4); Israel Batista (PEN – Nota: 7,3); Joe Valle (PSB – Nota: 7,1) e Chico Leite (PT – Nota: 5,1).

Transparência Parlamentar II

 

Foto: CLDF

Quem ocupou a Tribuna da CLDF para cobrar maior transparência da CLDF foi o vice-presidente da Casa, deputado Agaciel Maia (PTC). Para ele, a Câmara deveria disponibilizar um ícone em seu site levando a um portal de transparência institucional, onde os cidadãos possam acompanhar todas as ações de cada parlamentar e verificar quem são seus assessores, quanto ganham, o que fazem e etc. A ideia é boa, mas não faltarão aqueles que não querem ver um sistema como esse, especialmente de forma individualizada!

Motivos pessoais


Wasny de Roure afirma que troca de procurador não tem relação com pedidos de cassação

Foto: CLDF

A troca de comando da Procuradoria-Geral da CLDF teve motivações pessoais. Sai Sidraque Anacleto, que alegou razões familiares para deixar o cargo. Segundo ele, um problema com um dos integrantes da família está exigindo mais tempo fora da CLDF, fato que inviabiliza uma assessoria maciça a Mesa Diretora neste momento. Quem assume é o também procurador de carreira Sérgio Nogueira, que já serviu a Terracap no mesmo cargo. Para o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), a exoneração não teve absolutamente nada relacionado ao processo de cassação dos distritais envolvidos na “Pandora”, até pelo fato de Sidraque não ter assinado o parecer que recomenda a abertura de processo ético disciplinar dos parlamentares, pondo fim as especulações de que a recomendação teria ‘derrubado’ Sidraque.

A caminho da Metareciclagem


Um novo destino começa a ser escrito para a realidade social do Lixão da Estrutural. Cerca de 200 jovens que trabalham no lixão serão beneficiados com cursos na área de informática e de reciclagem de equipamentos eletrônicos. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação vai criar uma estação de metareciclagem na cidade, dentro do Projeto de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que foi lançado ontem (1), pela Secretaria da Criança. Por enquanto, o projeto ainda precisa de um terreno para ser instalado e deve sair do papel até o final do ano que vem. Capacitados, os jovens receberão as condições para desmontarem componentes eletrônicos e comercializarem as peças para reciclagem.

Agradecimento fraternal


Chamou a atenção de parlamentares e assessores a fala mansa da deputada Liliane Roriz (PSD) na Tribuna da CLDF na tarde de ontem (1º). Liliane começou agradecendo imensamente ao presidente Wasny de Roure, do qual “tem orgulho”, por ele ter permitido que ela representasse a Casa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na semana passada. O discurso longínquo em nada se aproximou do Papa, protagonista principal de sua fala. De qualquer forma, sua mensagem de fé ficou bem clara para todos os presentes, assim como a estranheza com o tom do discurso.

Tomando corpo


Nos bastidores da CLDF, todos vivem a expectativa da possível manifestação orquestrada pelos suplentes dos distritais que enfrentam pedido de cassação dos seus mandatos, que pode acontecer na semana que vem. Uns dizem que é pura especulação, outros acreditam que o movimento pode acontecer e acabar tomando corpo, agregando verdadeiros manifestantes. Entre um comentário e outro, uma certeza: não será nada, mas nadinha mesmo, surpreendente que os processos não sejam encaminhados sequer a Corregedoria, ou seja, sejam arquivados já na Mesa Diretora, que se reúne na quarta (7) para decidir o assunto. Fontes afirmam que a árvore símbolo do Cerrado despenca folhas secas sobre o solo, de forma a camuflá-lo em meio a profunda estiagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário