segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Manifestação institucional


Lins é acusado de perseguir servidores

Foto: Reprodução

A passeata organizada por servidores da Terracap, no mês passado, que reuniu cerca de 200 servidores e comissionados da estatal, com o objetivo de entregar ao Ministério Público do DF uma lista de possíveis irregularidades na gestão da empresa, ainda gera preocupações, principalmente, ao ex-presidente Antônio Carlos Lins.

A pauta dos servidores

O grupo de servidores questionou diversas ações feitas pela direção da Terracap, mas nada de novo foi apresentado ao MP, que já investigava as denúncias levadas pelo grupo. Até aí tudo certo! Metade dos manifestantes, que seguiram em caminhada ordeira até o MP, levavam cartazes contra a corrupção, tudo de forma genérica, sem fazer menção à empresa ou aos seus governantes. Após a conversa da comissão de servidores com o MP, este passou a fazer ainda mais questionamentos sobre processos à diretoria da Terracap, aí começam as preocupações, que podem ter interferido na queda de Lins.

Ação e reação


Após a manifestação, o ex-presidente exonerou mais de 15 comissionados, além de reunir a diretoria da estatal e “convencer” a unanimidade dos diretores a autorizarem um processo de interpelação criminal contra dois servidores concursados da Terracap, tudo assinado institucionalmente pelo chefe da assessoria jurídica da empresa, sobrinho de famoso advogado que atendia a estatal. A reação dos servidores ainda está em curso, assim como seus questionamentos: por que apenas dois servidores foram alvos da interpelação criminal? Por que a assessoria jurídica da empresa foi utilizada? Essas e outras perguntas são feitas pelo grupo de servidores que acabaram de entregar abaixo-assinado ao sindicato da categoria, que encaminhará ao novo presidente, Abdon Henrique, com diversos pedidos, entre eles, o arquivamento do processo judicial contra os dois servidores perseguidos. O caso é motivo de grande preocupação!

Caminhos abertos

 

  
Arruda e Paulo Octávio de caminhos abertos para candidaturas em 2014

Foto: Roberval Eduão Foto: Marcelo Cabral Jr/ABr

Conforme já era previsto desde o anúncio do desmembramento, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), do processo da “Caixa de Pandora” ou “Mensalão do DEM”, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF confirmou, por unanimidade, o desmembramento do caso também a nível local. Com isso, apenas os três distritais atualmente no mandato, Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP) e Rôney Nemer (PMDB), serão julgados pelo Conselho Especial. O ex-governador José Roberto Arruda (indo para o PR), o ex-vice, Paulo Octávio e todos os demais réus que não estão exercendo mandato serão julgados em vara criminal comum, abrindo brecha para que, se condenados, não esbarrem na lei da “Ficha Limpa”, pois não seriam condenados por decisão colegiada. Caminhos abertos para a dupla dar trabalho nas eleições de 2014!

Aniversariante discreta


Quem fez aniversário, ontem (18), foi a deputada federal Jaqueline Roriz (ainda no PMN), filha primogênita do ex-governador Joaquim Roriz. Uma fonte revelou à Coluna que Jaqueline preferiu uma comemoração discreta, em um almoço familiar, para comemorar a chegada de seus 51 anos, sem a presença de políticos. Jaqueline estuda a possibilidade de se candidatar novamente a deputada federal, mas aguarda definições de seu “clã familiar” para definir a candidatura. Realmente uma boa ideia a comemoração longe das especulações políticas do momento!

Brasília em Revista

 

Este é o nome da mais nova revista de Brasília. Trata-se de publicação institucional da Secretaria de Comunicação Social do GDF, comandada pelo secretário Hugo Braga. Semana passada, o secretário foi pessoalmente a CLDF entregar o primeiro número da nova revista aos distritais, que reunirá as matérias feitas pela Agência Brasília sobre todas as ações que o governo faz. A publicação será semanal e atenderá aos secretários e parlamentares, mostrando os grandes serviços do GDF. Quem sabe assim a base aliada fique mais atenta às prioridades do governo e assumam de vez a ‘camisa governista’!


Foto: Reprodução

“Dificilmente, vamos ter outra manifestação de 100 mil pessoas durante muito tempo, mas teremos 100 mil manifestações de 50 pessoas”, senador Cristovam Buarque (PDT), em entrevista falando sobre sua avaliação das manifestações de Rua no Brasil e o futuro da mobilização pela Internet.

Em busca de uma nova fase


Novo Procurador-Geral é próximo ao tucanato
Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff nomeou, no sábado (17), o novo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot (foto). Dilma escolheu o nome mais votado na listra tríplice do Ministério Público. Janot passou por uma sabatina indireta pelos ministros da Advocacia Geral da União, Luiz Adams, da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT) e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), e agora segue para a sabatina do Senado, ainda sem data prevista. Experiente, Janot se licenciou do cargo de procurador para fazer ampla campanha e assumir o cargo, e conseguiu. Há quem alimente um vínculo de Janot com o tucanato, em plena época de embargos do Mensalão! Seria mais um fogo amigo para o PT?

Nenhum comentário:

Postar um comentário