quinta-feira, 4 de julho de 2013

Presentes ou ausentes?


A Coluna teve acesso, com exclusividade, ao relatório da diretoria legislativa, vinculada a 3ª secretaria da CLDF, relativa a frequência dos parlamentares nas 56 sessões deliberativas de 2013, que ocorreram entre 5/2 e 27/6. Há gargalos nas informações contidas no relatório. Nele, todas as ausências constam como justificadas, apesar do campo ao lado trazer observações com a publicação de licenças parlamentares e médicas dos deputados. Muitos estão com as observações da licença em branco, mas as faltas constam como justificadas. É habitual os parlamentares chegarem ao plenário e assinarem a lista de presença, mas não permanecerem na sessão.

Dr. Michel deu bom exemplo na CLDF / Foto: Roberval Eduão
Chico Leite teve somente uma ausência / Foto: Roberval Eduão
Vigilante com boa assiduidade / Foto: Roberval Eduão
Arlete também mereceu destaque / Foto: CLDF

Os mais ausentes

Já os mais ausentes no Plenário foram os deputados: Patrício (PT), com 19 ausências; Raad Massouh (PPL), também com 19 ausências; Cristiano Araújo (PTB), com 17 ausências, e wellington Luiz (PMDB),  com 14 ausências.
Os distritais mais presentes em Plenário nas 56 sessões deste ano foram: Dr. Michel (PEN), somente uma ausência; Chico Leite (PT), somente uma ausência; Chico Vigilante (PT), duas ausências; Arlete Sampaio (PT), duas ausências, com licença parlamentar entre 28/2 e 01/3.

O atraso do medo

Uma fonte assegurou à Coluna que o medo continua a fazer a Secretaria de Transportes adiar a chegada de mais ônibus novos da última licitação. Segundo informações, diversos veículos que atenderiam a chamada Bacia 2, que engloba 8 cidades e parte do Park Way, só não começaram a rodar na segunda-feira (1), como previsto, por conta do medo da Secretaria em passar com os ônibus, que vem rodando normalmente pela estrada, em cidades que estão tendo manifestações. Temem que vândalos ataquem os ônibus novinhos em folha antes mesmo de começarem a transportar os passageiros. Imaginem se as manifestações perdurarem?

Ampliando as bases

Quem está trabalhando para ampliar sua capilaridade eleitoral é o senador Gim Argello (PTB/DF). Gim apresentou projeto de lei para permitir que cônjuges e filhos de donos de quiosques, trailers e similares possam herdar a licença de serviço. Os quiosqueiros estão em festa com a proposta de Gim, que já caiu nas graças da categoria.

Candidatura a presidência do PT

Foto: Reprodução
O deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) lança oficialmente sua campanha à presidência nacional do PT, hoje, às 18h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O encontro, chamado de “Mensagem ao Partido”, vai propor o nome de Teixeira como alternativa a reeleição do atual presidente da sigla, Rui Falcão. Além de Teixeira e Falcão, devem disputar a presidência nacional do PT os deputados Renato Simões (PT/SP) e Marcos Sokol (PT/SP). O evento de Paulo Teixeira se estenderá até sexta (5), quando acontecerá o debate sobre plataforma programática do partido.

Defendendo os parques

O distrital Joe Valle (PSB), que ostenta o “mandado sustentável” na CLDF, em referência a sua defesa constante do meio ambiente, se reuniu, ontem (4), com o promotor Roberto Carlos Batista, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. Joe está preocupado com o parque e apresentou ao promotor diversos ofícios encaminhados a Secretaria do Meio Ambiente, mas argumentou que obteve respostas evasivas do Ibram e avisa: “estou de olho nas obras do parque”! O promotor assegurou que tomará providências em relação às denúncias à respeito das obras pluviais no Parque Olhos D’água (Asa Norte), que estavam sendo realizadas em desacordo com o Decreto nº 33.588/12 e foram suspensas por ordem da Polícia Militar Ambiental.

A batata está assando

Foto: Reprodução
A Mesa Diretora da CLDF se reúne extraordinariamente hoje, para tratar de uma pauta pré estabelecida, mas que deve ser aquecida pela análise do processo de cassação dos mandatos dos deputados Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP) e Rôney Nemer (PMDB), condenados por envolvimento na “Caixa de Pandora”, do governo Arruda. A procuradoria da CLDF vê indícios de irregularidades e pede o encaminhamento do caso. Agora, a Mesa deve decidir sobre o encaminhamento dos processos à corregedoria. O presidente, Wasny de Roure (PT), assegura que colocará o assunto em discussão, mas salientou que mesmo que se decida pelo encaminhamento dos  processos, o andamento depende de leitura em Plenário, fato que só acontecerá em agosto.

Só três devem decidir

A reunião foi marcada pelo presidente Wasny de Roure (PT). Há rumores de que haveria uma movimentação para o esvaziamento da mesma. À Coluna, Wasny disse que a reunião foi solicitada pela deputada Eliana Pedrosa (PSD), 1ª secretária da Mesa, anteriormente. Ele acredita que apenas o vice-presidente, Agaciel Maia (PTC), não deve comparecer, pois está em viagem ao Rio Grande do Norte, e pontuou a questão do impedimento do 3º secretário, Aylton Gomes, um dos envolvidos no caso. Assim, Aylton deve declarar-se impedido, mass poderá acompanhar a reunião.

Casos diferenciados

Wasny acredita que a Casa deve se posicionar de forma diferente. Nos casos relativos a “Caixa de Pandora” a situação é mais delicada, pois há decisão judicial a respeito, que exige providências. Nos demais casos de processos de cassação, que não há decisão judicial, há mais tempo para que se possa decidir entre a abertura ou não da cassação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário