quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conversa afiada


Conversa afiada

 


 








 O deputado federal Izalci Lucas (PSDB) tem conversado com a distrital Liliane Roriz (PSD) com o objetivo de realizarem, em conjunto, uma audiência pública sobre alguns projetos de interesse do governo em tramitação na CLDF. Um deles é analisar a proposta de reservar R$ 69 milhões para o envio de estudantes a Cingapura, como forma de terem experiência no exterior. Izalci sabe que Liliane é relatora do projeto na Comissão de Educação e tem dado sinais de que não dará parecer favorável à ideia. “Há uma inversão de valores. O investimento precisa ser primeiro na educação local e não no envio de jovens para outro país”, comentou a parlamentar quando decidiu divulgar seu parecer apenas após o fim do recesso da Casa.

Amigo querido


O empresário Jorge Ferreira, o Jorjão, como era conhecido, proprietário de diversos restaurantes em Brasília, membro de diversas entidades representativas da cidade, como Sindicato de Bares e Restaurantes e Associação Comercial, faleceu ontem (2), em decorrência de um AVC (derrame cerebral). Suas casas eram tradicionais, como o Bar Brasília, o Feitiço Mineiro e o Mercado Municipal. Jorjão era conhecido no meio político e amigo pessoal do ex-presidente Lula, que só não deve vir ao velório do amigo por estar na África.

Candidatos do PRB recebem homenagem


Deputado Vitor Paulo, o secretário de Esporte, Júlio Ribeiro, e o distrital Evandro Garla

Foto: Jessé Vieira

Ontem (2), foi comemorado o Dia do Bombeiro. Na ocasião, o CBMDF promoveu a entrega da Comenda de Ordem ao Mérito do Bombeiro Militar. Entre os homenageados estavam os principais candidatos do PRB no DF, o deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ) e o secretário de Esporte, Júlio Ribeiro, que foram homenageados pelos serviços prestados em favor da sociedade. O deputado Vitor Paulo assumiu a missão de se transferir para Brasília para atuar como “puxador de votos” da legenda para CLDF, no lugar do distrital Evandro Garla, que assumirá a função de coordenador político do partido em nível federal. Vitor Paulo foi o 3º deputado mais votado no Rio de Janeiro e, agora, será candidato pelo Distrito Federal. Neste cenário, o secretário Júlio deve sair também candidato a distrital.

Fiscalização virtual


O Procon-DF iniciou, ontem (2), a blitz eletrônica, com o objetivo de identificar irregularidades no comércio feito através de site de venda. Até o mês de junho, a Autarquia registrou 495 atendimentos a consumidores referentes a produtos adquiridos pela Internet. Em 2012, foram realizados 947 atendimentos.“Neste primeiro dia já deu para perceber que as irregularidades são inúmeras. Vamos fazer um balanço em 15 dias, apresentando números, autos de infração e uma lista negra dos sites que devem ser evitados”, informou Todi Moreno, diretor do Procon-DF.

Só em 2018???


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu ao pedido da presidente Dilma quanto ao tempo que a Corte levaria para fazer o Plebiscito sobre a Reforma Política. Técnicos do TSE e dos tribunais regionais apresentaram o prazo de 70 dias para realização da consulta popular. O TSE considerou o prazo de primeiro de julho, sendo findado no dia 8 de setembro. Contudo, a Corte ressalta que as adaptações necessárias devem levar em consideração o pedido formal da realização do Plebiscito, que deve ser feito pelo Congresso Nacional. Assim, qualquer atraso na aprovação final da consulta interfere no prazo.

Para que as futuras modificações nos sistemas político e eleitoral possam valer para as eleições de 2014, devem ser feitas até um ano antes do pleito, ou seja, 3 de outubro. Pelo que conhecemos do Congresso e da complexidade e falta de entendimento de diversos pontos polêmicos da Reforma, não será possível que a população veja as mudanças na eleição de 2014. A pergunta é: e as vozes da rua vão esperar 2018?

Pra descontrair


A presidente Dilma tem 39 ministérios. São tantos ministros, que quando eles chegaram para a reunião de segunda-feira (01), na Granja do Torto, os seguranças pensaram que era outra manifestação.

Vai não vai


Alírio Neto pode estar de saído do GDF
Foto: Roberval Eduão

Os rumores de que o secretário de Justiça, Alírio Neto (PEN), retornaria a CLDF pós recesso, está gerando um certo atrito no Buriti. Uma fonte afirma que é vontade do governador Agnelo que Alírio retorne à CLDF para ajudar na interlocução do GDF com o Legislativo. Quem não quer voltar é o atual secretário, que está empenhado no programa da pasta: “Viva a vida sem drogas”. Apesar da vontade em ficar na secretaria, tudo depende da vontade de Agnelo. Outro ponto comentado é se Alírio teria a mesma força de articulação na CLDF. A questão é: se não for ele, quem poderia mudar a relação Buriti a Câmara Legislativa?

Tá falado!


O deputado distrital Robério Negreiros (PMDB) nos procurou para apresentar sua justificativa quanto ao pedido de vistas feito por ele no projeto do Executivo que cria o Jovem Candango. Na nota, questionamos a razão do pedido feito pelo jovem parlamentar. Segundo o distrital,  “O pedido de vistas foi feito para uma análise mais detalhada do Projeto. O PL chegou ao meu conhecimento no dia da votação. Estou estudando as emendas apresentadas. Com isso, estou zelando para que a Lei chegue sem nenhum problema para a sociedade. E trabalhamos com o objetivo de gerar emprego para os nossos jovens”.

Cautela e canja de galinha


Sobrou para o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a missão de levar a proposta do Planalto para a realização do Plebiscito da Reforma Política ao Congresso Nacional. Experiente, Temer fez questão de ressaltar: “O que estamos fazendo é uma mera sugestão. Quem vai conduzir o processo do início até o final é o Congresso”, embalado por Cardozo: “Quem manda é o Congresso”!

Os cinco temas “sugeridos” pelo Planalto são: 1) financiamento de campanha; 2) sistema de eleição de deputados e vereadores; 3) modelo de suplência de senador; 4) existência de coligações em eleições para deputado e vereador, e 5) fim do voto secreto no Parlamento. Nos bastidores, comenta-se que o “plano PT”, que já pretendia fazer uma “reforma” em alguns pontos do sistema eleitoral, está bem focado na questão da divisão de recursos do fundo a ser formado para receber as doações de campanha. Com ampla bancada eleita em 2010, o partido ficaria com o maior ‘bolo’ de repasses do fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário