quarta-feira, 17 de julho de 2013


Nos passos de JK


Roriz quer ir para o PSD, como JK
Foto: Roberval Eduão

Uma fonte revelou à Coluna que o ex-governador Joaquim Roriz, atualmente sem partido, está empenhado nas conversas com lideranças partidárias com o objetivo de traçar a estratégia para as eleições do ano que vem. Um dos principais pontos a serem definidos é sua filiação partidária. Com convites de pelo menos três siglas (PSC, PR e PSD), Roriz não esconde o interesse de ingressar no PSD, por tratar-se da legenda do saudoso presidente JK. Aliás, foi o ex-governador o maior incentivador para que sua filha caçula, a deputada Liliane Roriz, deixasse o PRTB e migrasse para a legenda fundada por Gilberto Kassab e presidida no DF por Rogério Rosso, dois nomes com quem o ex-governador mantém excelentes relações. 

Abastecimento garantido


Foto: Reprodução

O Diário da Câmara Legislativa publicou, ontem (16), extrato do contrato 10/13, que garante os serviços de administração, gerenciamento e fornecimento de combustíveis para Casa. Entramos em contato com a CLDF, mas não localizamos ninguém que pudesse explicar o contrato. Pelo que apuramos, trata-se apenas de fornecimento de combustível para os veículos oficiais, não abrangendo o fornecimento para os gabinetes, que continuam podendo utilizar a verba indenizatória para “encher o tanque”, gasto que mensalmente figura com os maiores ressarcidos pela verba indenizatória. Se todos abastecessem no mesmo local, mediante licitação, o custo poderia ser bem menor.

PEC dos “Mensaleiros”


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar, hoje, a chamada PEC dos “Mensaleiros”, de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), que visa alterar a Constituição para instituir a perda automática do mandato de parlamentares após condenação definitiva por improbidade administrativa ou por crimes contra a Administração Pública. A PEC determina que a Mesa da Casa Legislativa deve limitar-se a declarar a perda do mandato após a sentença transitada em julgado, acabando com as dúvidas envolvendo a interpretação dos efeitos de uma condenação criminal sobre o exercício de mandato no Congresso Nacional, caso dos deputados condenados no Mensalão, José Genuíno e João Paulo Cunha, ambos do PT/SP, que continuam deputados. Quem sabe agora vai!!!

Informações mais próximas


O Congresso Nacional agora tem um canal de comunicação que une Câmara e Senado num mesmo portal de notícias, o Portal do Congresso (www.congressonacional.leg.br), lançado ontem (16). As informações sobre os assuntos de competência conjunta, antes dispersas nos sites de ambas as Casas, agora estão reunidas no mesmo portal, que detalhará o Orçamento da União, medidas provisórias, vetos presidenciais e links específicos sobre a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), alem de abordar o Siga Brasil, sistema de informações sobre o Orçamento da União.

A medida aproxima o cidadão dos meios de acompanhamento da atividade legislativa e do próprio Executivo, única forma de agregar mais fiscalização do sistema político e gerar maior responsividade por parte dos representantes.

Quem são eles?

 

Após a ideia do Planalto de sugerir a realização do Plebiscito para decidir sobre a Reforma Política, depois enterrada pelo Congresso, o mesmo se apressa para encaminhar para votação uma proposta de reforma do Sistema Eleitoral. A comissão da Câmara que analisará as propostas gerou inúmeras divergências. Formada apenas por 14 parlamentares, concorrida, a indicação para a Comissão fez os parlamentares se engalfinharem, rachando o próprio PT, que mudou na última hora sua indicação. Havia escolhido o ex-líder Henrique Fontana, já relator da proposta antes da crise. O também ex-líder Cândido Vacarrezza correu por fora e foi indicado pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, para ser o coordenador do grupo. No fim, Fontana desistiu e o PT indicou Ricardo Berzoinni, ex-presidente nacional do partido. Pela manobra de Vacarrezza, o PT acabou tendo duas vagas no grupo. Quem são eles:

Coordenador: Cândido Vaccarezza (PT-SP)

Demais integrantes: Antônio Brito (PTB-BA) / Esperidião Amin (PP-SC) / Guilherme Campos (PSD-SP) / Júlio Delgado (PSB-MG) / Leonardo Gadelha (PSC-PB) / Luciano Castro (PR-RR) / Manuela D’Ávila (PC do B-RS) / Marcelo Castro (PMDB-PI) / Marcus Pestana (PSDB-MG) / Miro Teixeira (PDT-RJ) / Ricardo Berzoínni (PT-SP)/ Rodrigo Maia (DEM-RJ) / Sandro Alex (PPS-PR)

Os indicados possuem posições que podem gerar uma enorme mudança na proposta sugerida pela presidente Dilma. Segundo levantamento do colunista Ilimar Franco, dos 14 integrantes, oito defendem a manutenção do financiamento privado das eleições, nove são pela realização de um referendo, nove querem o fim da reeleição para cargos no Executivo e nove são pelo fim da coligação nas eleições para o Legislativo. O que pode sair deste grupo?

Biometria Rural


Negreiros quer serviço itinerante
Foto: CLDF

O distrital Robério Negreiros (PMDB) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um pedido para que o recadastramento biométrico chegue à população que reside na área rural do DF. Mediante reclamações da população da área rural, o distrital resolveu pedir ao TRE que realize o trabalho itinerante, indo até essas regiões para fazer o recadastramento, que é obrigatório para todo eleitor do DF. Calcula-se que haja cerca de 50 mil eleitores na zona rural, número expressivo de votos que ajudaria a eleger qualquer deputado distrital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário