quinta-feira, 18 de julho de 2013




Excelência em 2020

A Câmara Legislativa do DF definiu o que chamou de “Visão de Futuro”:

“Ser, em 2020, uma Casa Legislativa nacionalmente respeitada e reconhecida pela excelência no atendimento aos anseios da população”.

CLDF definiu meta utópica a ser alcançada em 2020
Foto: Roberval Eduão

A ideia é ótima, apesar de bem utópica! Se pensarmos bem, a preocupação em definir uma visão de futuro deveria ser pensada para ser respeitada pelo brasiliense, pela satisfação das demandas locais, automaticamente seria gerada uma “visão nacional”. Mérito dito, vamos a realidade: com a imagem da CLDF cada dia mais desgastada, onde atualmente 1/6 dos parlamentares correm sério risco de serem cassados, a utopia da visão fica ainda mais distante: 7 anos, apesar de longínquos para a população ser atendida ‘com excelência’, pode se tornar pouco tempo para conquistar a meta!

Tempo, o senhor da barganha

Nunca o recesso parlamentar foi tão bem recebido pelos distritais. Isso porque os três deputados envolvidos no processo da “Caixa de Pandora”, que estão com pedidos de cassação em ‘processo de análise’ pela Mesa Diretora, conseguiram se mobilizar para jogar o encaminhamento para depois do recesso. Enquanto isso, as conversas continuam rolando. Não será nada surpreendente se a reunião da Mesa, em agosto, definir que deve esperar uma decisão em segunda instância para, só então, encaminhar os pedidos de cassação à Corregedoria da Casa. Depois, se vencida essa ‘barreira’ e a Corregedoria recomendasse a abertura do processo formal na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, só então começaria o período de votações do caso. Por baixo, 90 dias seriam necessários para a apreciação do caso no Plenário. Em 2014, tudo ficaria mais propício. 

Perdeu o foco

  
Foto: Antonio Cruz/ABr Foto: Jose Cruz/ABr

O pastor da desunião, Marco Feliciano (PSC/SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, perdeu o foco após a polêmica envolvendo sua eleição para a presidência do colegiado  e o projeto da “cura gay”. Depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) se encontrou com lideranças evangélicas na segunda (15), Feliciano disparou críticas a Dilma e ao ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB/RJ), que organizou o encontro: “Pelos nomes que li, são mulheres abnegadas que receberam um convite do ministro Crivella, que se colocou como representante dos evangélicos. (…) Por que não convidou nomes como Valdemiro Santiago, Edir Macedo, Silas Malafaia, Estevam Hernandes”, perguntou Feliciano. Talvez porque não queria ser extorquida!

Briga de Titãs

A resposta de Crivella foi clássica, exaltou a passagem bíblica ‘orai por vossas autoridades’ e classificou a reunião como um dever cristão, espetando Feliciano e lançando uma briga de Titãs entre os evangélicos das igrejas Universal e Assembleia de Deus: “(...) também discordo que os africanos sejam amaldiçoados. Vivi lá por dez anos como missionário. É um povo sofrido, mas não amaldiçoado. É humilde e abençoado”.

Os 4 % da discórdia

A Lei 5.122/2013, publicada na terça (16) e de autoria do deputado Agaciel Maia (PTC), que obriga o fornecimento de auxílio alimentação equivalente a 4% do salário mínimo aos funcionários terceirizados por empresas contratadas pelo GDF, está gerando uma revolta no Setor Produtivo. Mesmo valendo apenas para os contrato futuros e ainda levando em consideração que os mesmos podem ser renovados por um ano, empresários afirmam que provocará um aumento de custos, que será repassado aos contratos e que vão aumentar o preço do serviço também para a inciativa privada.

Algumas entidades empresariais estão se movendo para entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei. A vinculação ao salário mínimo é o ponto mais polêmico. O Ministério Público também está atento e pode entrar com o pedido de inconstitucionalidade antes das entidades.

Os maus números de Dilma


Foto: Reprodução

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou nova pesquisa sobre a intenção de votos para presidente da República e de aprovação ao governo Dilma. O dado que mais chama atenção é o aumento na reprovação de Dilma. Quando a pergunta é “Em quem não votaria de jeito nenhum para presidente?”, Dilma lidera com 44,7%, Marina vem logo em seguida com 36%, Aécio, com 31,5% e Eduardo Campos, com 31,9% de rejeição. A relação entre ótimo e bom x ruim e péssimo, está quase empatada: 31,3% x 29,5%, respectivamente, praticamente ‘jogo de soma zero’. 

Voto para Presidente:

Dilma - 33,4% (39% no 2º turno)
Marina - 20,7 (30,5%)
Aécio - 15,2% (26,2%)
Eduardo Campos - 7,4% (17,7%)

Por fim, há relevância também quanto ao ‘efeito manifestações’: para 62,8%, os protestos continuarão. Já 84,3% aprovam as manifestações e 11,9% foram às ruas, sendo que 29,6% gostariam de ter participado. Exército e inteligência do governo acreditam em grandes manifestações durante a visita do Papa, ou seja, nada é tão ruim que não possa piorar!

Olho nas Emendas

Foto: Reprodução

O Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) lança, hoje, em Brasília, o ONE – Olho Nas Emendas, ferramenta digital com recursos de geolocalização que permite o acompanhamento das verbas públicas aplicadas através de emendas parlamentares em todo país. Segundo os responsáveis, o ONE pretende permitir e fortalecer o controle social sobre a aplicação dos recursos relacionados às emendas incluídas nos orçamentos da União e do DF. O instrumento permite fazer buscas em várias categorias, como por deputado ou senador, por partido e etc, além de postar comentários sobre a probidade de execução de cada emenda. Conheça os sites: ONE Brasil: http://olhonasemendas.com.br ONE DF: http://emendas.crowdmap.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário