quarta-feira, 31 de julho de 2013


Jovens mais amparados


  
Celina Leão acredita que projetos chegaram sem critério  

Professor Israel (PEN) comemorou a aprovação de projeto
Fotos: Roberval Eduão 

A CLDF publicou a redação final de dois projetos voltados aos jovens: a  Política Distrital de Atenção ao Jovem e a criação da Fundação Universidade Aberta do DF, ambos de iniciativa do GDF. Muita polêmica se formou durante a discussão dos critérios dos programas, que não foram pontuados no texto encaminhado à CLDF. A Política Distrital promoverá a integração de todos os projetos voltados aos jovens, além de criar centros de juventude e o Programa Renda Jovem de Cidadania.

Duas visões 


Conversamos com dois parlamentares que atuam focados nos jovens para conhecer a opinião sobre os projetos. O distrital Professor Israel (PEN) comemora a aprovação da Política Distrital, pois era o objeto de projeto dele (PL 526/11), a criação de uma poupança para alunos carentes da rede pública com o objetivo de combater a evasão escolar. Israel foi à luta para sensibilizar o governo e um dos componentes da política é, justamente, a poupança destinada aos estudantes. Quanto à  criação da Fundação Universidade Aberta – uma de suas bandeiras de campanha –, ele avalia:  “Éramos uma das poucas unidades da federação sem uma universidade própria. A juventude merece esse espaço”, pontuou. Para a deputada Celina Leão (PSD), apesar do mérito, os projetos chegaram sem nenhum critério de concessão das ‘bolsas’. “Não eram programas de inclusão, simplesmente era mais um programa assistencialista, que não educa e não cobra nenhuma contrapartida dos jovens, tão importantes para valorizá-los”, avalia. Para ela, os três projetos do governo careciam de critérios, que “nós trabalhamos junto aos colegas e definimos que os beneficiários devem ser todos de escolas públicas, estendendo aos bolsistas das particulares”, defendeu. 

Saúde na rede social


Secretário quer otimizar o uso das redes sociais na Saúde

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, já é adepto das redes sociais. Agora, quer intensificar o uso dessas ferramentas na Secretaria. Mesmo em férias, ele tem planejado ações que serão lançadas no segundo semestre. Com isso, espera-se encurtar a comunicação entre a secretaria e a população. As contas no Facebook e Twitter, por exemplo, serão mais interativas. O cidadão poderá esclarecer dúvidas sobre doenças e sobre o atendimento na rede pública. Também haverá espaço para reclamações, que serão acompanhadas pelo secretário. Outra novidade é a possibilidade de acompanhar, em tempo real, como está a espera nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). O projeto-piloto já está em funcionamento na UPA do Núcleo Bandeirante e a comunidade tem gostado. No Instagram, em projeto inédito no país, parentes, amigos e cidadãos comuns poderão enviar mensagens a pacientes internados na rede – começando pelo Hospital de Apoio.

Repartindo o Fundo Partidário

 

Em plena discussão do financiamento público de campanha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) repassou mais uma ‘fatia’ da verba do Fundo Partidário a 29 partidos políticos.  Somente o PTN deixou de receber sua parte, pois está impedido por problemas na prestação de contas.  Por lei, 95% dos valores do Fundo  devem ser distribuídos para as legendas na proporção dos votos obtidos na última eleição geral para a Câmara. Os 5% restantes são divididos em partes iguais a todos os partidos que tenham seus estatutos registrados no TSE. Ao todo, foram repassados R$ 24.514.010,33. O PT, que possui a maior bancada na Câmara, ficou com o maior montante, R$ 3.952.723,87, seguido do PMDB, que obteve R$ 2.950.108,25, e do PSDB, que recebeu R$ 2.688.825,56. As mais novas legendas também já receberam sua bolada. O PSD recebeu R$ 1.472.017,90, o PEN ficou com R$ 74.515,36 e o PPL com R$ 42.265,54, a legenda que menos recebeu recursos. É preciso cuidado com as falácias do financiamento exclusivamente público das campanhas, que podem fazer esses números se multiplicarem!

Fim dos confrontos


  
Foto: Roberval Eduão                                                    Foto: CLDF

O clima entre integrantes do PSD local parece ter começado a melhorar. Outro dia, em conversas na CLDF, a distrital Liliane Roriz chegou a mencionar que não existiria nenhum tipo de restrição a nomes do partido que possam assumir uma candidatura ao Buriti, em 2014. Segundo relatos de uma fonte da Coluna, a parlamentar, que é um dos nomes para uma possível chapa ao GDF, afirmou que, ao contrário do que se comenta, não há nenhuma restrição por algum quadro do PSD. “A quantidade de possibilidades só mostra que o PSD está preparado e tem trabalhado para enfrentar o PT nas próximas eleições. Qualquer nome, se for referendado e conseguir reunir apoio de outras legendas, terá o meu apoio irrestrito”, confidenciou. 

A disputa entre os parlamentares do PSD tem duas vertentes: a primeira é a escolha entre os nomes da deputada Eliana Pedrosa ou de Liliane Roriz, caso o partido dispute o Buriti. A segunda é a falta de espaço dos quadros nas decisões do partido. Tanto Eliana quanto Liliane são adeptas ao respeito pela decisão partidária, embasada na colocação de cada nome nas pesquisas. A questão é em qual legenda elas teriam melhor desempenho nas decisões da legenda.

De olho na validade


A 31ª Exposição e Encontro Supermercadista do DF (Expoecos-DF) abriu suas portas ontem (30), no ExpoBrasília, no Parque da Cidade e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro; dos secretários de Agricultura e Fazenda do DF, Lúcio Valadão e Adonias Santiago; dos distritais Eliana Pedrosa (PSD) e Joe Valle (PSB); e do presidente do Procon-DF, Todi Moreno. Para o anfitrião, presidente da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), José Fagundes Maia Neto, o setor tem sofrido com as fiscalizações, que carecem de uma abordagem mais educativa. Com este objetivo, a  Asbra e o Procon anunciaram parceria no programa “De olho na validade”, em que o consumidor, caso encontre na loja um produto com a validade vencida e comunique ao supermercado, terá imediatamente outro produto fornecido gratuitamente. A expectativa é de que a exposição, que vai até amanhã (1º), gere mais de R$ 200 milhões em negócios.

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