terça-feira, 11 de junho de 2013


Sala de cirurgia


Foto: Divulgação

O Administrador do Itapoã, Donizete do Santos, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial do DF, ontem (10). Donizete balançava no cargo pelo fraco desempenho junto à comunidade, que carece de estrutura urbana e serviços essenciais como hospital e creche, haja visto que a cidade de 170 mil habitantes não conta com nenhum. A gota d’água foi a realização do show do cantor Amado Batista, que custou R$ 400 mil aos cofres públicos. Só em 2013, a administração do Itapoã gastou R$ 1,8 milhão em festas. Indicado pelo deputado federal Ronaldo Fonseca (PR), Donizete agora está na “sala de cirurgia”, como na música de seu ídolo Amado Batista. O novo administrador deve permanecer ligado à Fonseca e ao distrital Aylton Gomes, mas ainda não é conhecido. 

Retomando os trabalhos


Após entregar sua defesa perante o relator de seu processo de cassação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da CLDF, o distrital Raad Massouh (PPL) voltou suas atenções para seu trabalho como parlamentar. Raad quer a instalação de uma Cidade do Automóvel em Sobradinho. Um dos idealizadores da Cidade do Automóvel no SIA em 2002, o deputado vê espaço para outra “cidade” na região norte. “Os consumidores, empresários e funcionários devem ter um espaço mais amplo, com conforto e segurança para realizar seus negócios. Sobradinho merece e vamos lutar para que isso aconteça”, disse Raad. Para tanto, a CLDF promoverá audiência pública na sexta-feira (14), às 19h, no Teatro de Sobradinho, quadra 12, Área Especial nº 4. 

Melhorias na Feira do Produtor


Foto: Antônio Cruz/ABr

O deputado federal Luiz Pitiman (saindo do PMDB) visitou a Feira do Produtor de Ceilândia neste final de semana. Pitiman foi conferir de perto os benefícios aos produtores conquistados por emenda de sua autoria ao orçamento da União. Os recursos permitiram a compra de máquinas, implementos e insumos agrícolas, como tratores, carreta de pequeno porte, grade aradora, arado reversível e outros. O deputado também ficou muito satisfeito em ver a melhoria na iluminação e a conclusão do beiral do galpão da feira que era essencial para a proteção e segurança dos feirantes e das mercadorias contra a chuva e o sol. Acompanhado do presidente da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais e Atacadistas da Feira e Entorno, Sr. Vilson de Oliveira, Pitiman conversou com os associados e funcionários da feira, prometendo empenho as demandas dos comerciantes.

Procura-se um rejeitado


O índice de rejeição de um candidato pode ser mais determinante na disputa eleitoral do que a própria intenção de voto do mesmo. No DF, os empresários estão de olho nesse número. Em pesquisa recente, de um Instituto conceituado, encomendada por alguns empresários, tem um candidato que causou surpresa aos próprios analistas responsáveis pela pesquisa. Motivo: ele bate os 70% de rejeição, quando a pergunta é: “em quem você não votaria de jeito nenhum para governador do DF”? Fica a pergunta: quem seria o rejeitado?

Promovido?


Uma fonte palaciana garantiu à Coluna que o próximo administrador a deixar o cargo é o de Planaltina, Nilvan Pereira de Vasconcellos. Indicado pelo deputado distrital Cláudio Abrantes, recém-chegado ao PT, Nilvan estaria de malas prontas para uma subsecretaria do GDF. Ao contrário de outros, o administrador estaria bem avaliado, mas seria alçado a um posto mais alto. Resta saber qual a subsecretaria poderia dar-lhe mais visibilidade do que a Administração? Será?

No quintal de casa

 

Foto: Divulgação

O desmembramento do processo, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), oriundo da operação Caixa de Pandora, traz para o quintal de casa o julgamento do caso, que passa a ser de responsabilidade do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). Na Corte, alguns dos 17 desembargadores do Conselho Especial acreditam que o Tribunal deverá seguir a decisão do STJ e julgar apenas o caso dos três deputados distritais citados no processo [Rôney Nemer (PMDB), Aylton Gomes (PR) e Benedito Domingos (PP)], os demais não possuem foro privilegiado. Com isso, juízes comuns da 1ª instância julgariam os outros réus. São três as principais implicações: primeiro a tendência é que demore mais para concluir o julgamento, segunda é que “no quintal de casa” fica mais fácil e menos onerosas as “conversas” com os magistrados e, por fim, grandes caciques como o ex-governador Arruda e o vice Paulo Octávio, mesmo condenados, não esbarrariam na Lei da Ficha Limpa, pois não seriam condenados por decisão colegiada. Há quem esteja distribuindo taças para o brinde final!

Reforçando o 2º Turno


O Instituto DataFolha publicou, no domingo (9), pesquisa de aprovação do governo Dilma Rousseff (PT), bem como uma outra sobre a intenção de voto para Presidência da República em 2014. São 57% os brasileiros que consideram o governo ótimo ou bom, redução de 8% desde março de 2013. Subiu para 9% os classificam o governo como ruim ou péssimo, ante 7% em março. A queda está ligada a inflação, onde 51% acham que ela vai subir. Nada menos que 80% sentiram alta nos alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza nos últimos 30 dias.

Quanto a intenção de voto para Presidente, Dilma tem 51%; Marina Silva 16%; Aécio Neves 14% e Eduardo Campos 6%. Com 36% dos demais candidatos o 2º Turno estaria praticamente certo, caso as eleições fossem hoje.

Igrejas em pauta

 

Desde que Brasília foi inaugurada procurou-se abrigar entidades religiosas para que a Capital nascesse com a cara e a doutrina de seu povo. À elas, foram distribuídos lotes e assegurado o seu funcionamento. Hoje, há tantas religiões como seus templos e igrejas construídas, cerca de 3 mil imóveis destinados a recebê-las, todas sem alvarás e escrituras. Depois de tentativas em vão, a CLDF, por empenho do presidente Wasny de Roure (PT), junto com o Ministério Público do DF, realizarão, na quinta-feira (13), um seminário para debater a questão e tentar solucionar definitivamente o problema. Ontem (10), o governador Agnelo assinou decreto que estabelece os parâmetros urbanísticos de 42 lotes ocupados por entidades religiosas e sociais em Taguatinga e Ceilândia e, assegurou: “Não podemos deixar na instabilidade e na ilegalidade essas instituições que prestam um serviço de grande importância para a população. Nossa cidade vai ser legal, totalmente regularizada”, afirmou Agnelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário