quinta-feira, 13 de junho de 2013


Ponto final


Foto: Roberval Eduão

Mesmo com as constantes especulações sobre mudanças em sua filiação partidária, a deputada distrital Liliane Roriz, hoje a principal herdeira do ex-governador Joaquim Roriz (sem partido), descarta deixar o PSD, partido que ajudou a fundar. “O que mais me incomodava era a possibilidade de meu partido ingressar na base de apoio do governo Agnelo, o que não ocorreu. Só esse aspecto me forçaria a deixar minha legenda”, garantiu ela.

Sem fechar portas


Apesar da decisão, Liliane não fecha as portas para conversar com nenhuma liderança do Distrito Federal. Apesar de afirmar que ainda é cedo para definir qualquer tipo de aliança, o melhor caminho para uma boa chapa no ano que vem é ouvir todos os nomes que estão insatisfeitos com a atua gestão. Para ela, o grande líder da oposição continua sendo Joaquim Roriz e nenhuma aliança surgirá sem o aval dele. “A hora é de trabalhar pela cidade. Não dá para caminhar com nosso mandato apenas com o foco em 2014”, pondera.

É dia dos Namorados


Não tem jeito! Basta uma data “romântica” para que os deputados distritais não compareçam ao Plenário da Casa para avançarem na apreciação de projetos de interesse da sociedade. Ontem (12), Dia dos Namorados, apenas dez distritais passaram para assinar o ponto no Plenário, são eles: Arlete Sampaio (PT); Chico Leite (PT); Cláudio Abrantes (PT); Dr. Michel (PEN); Eliana Pedrosa (PSD); Luzia de Paula (PEN); Joe Valle (PSB); Raad Massouh (PPL); Wellington Luiz (PMDB) e, surpreendentemente, Patrício (PT).

Quem se incumbiu de abrir e encerrar a sessão foi a líder do governo, Arlete Sampaio, que nessa hora estava sozinha em Plenário: “Como não temos quórum nem para abrir a sessão, desejo a todos um feliz Dia dos Namorados”, suspirou a parlamentar!

Escolhendo prioridades


Foto: Roberval Eduão

Parece clichê, mas não é! O deputado distrital Chico Leite (PT) escolheu como suas prioridades para destinar emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2014, as áreas de saúde, educação e segurança. Levantamento feito pelo parlamentar revela que, na saúde, após dois anos de sucessivos e significativos aumentos dos recursos públicos destinados pelo GDF para aquisição de remédios para a rede pública, a verba para 2013 diminuiu 37% em relação ao ano passado.  A prioridade do mandato na área vai girar em torno de ampliar a aquisição de remédios e na oferta de farmácias populares.

Já na educação, o foco será a construção de creches. Segundo informações da Secretaria de Educação (SE-DF) existe apenas uma creche pública no DF (CEI 01 de Brasília), que atende crianças de até 5 anos. Por fim, Chico Leite acredita que a  área de segurança também precisa de mais recursos para aquisição de equipamentos, viaturas, câmeras e também para a construção e reforma de unidades policiais.

De olho nos projetos


Sangue à domicílio

 

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF aprovou, ontem (12), o PL 891/12, da deputada Luzia de Paula (PEN), que pretende criar o serviço de coleta de sangue à domicílio. O serviço itinerante seria ofertado através de automóvel adaptado e previamente agendado, como o propósito de manter em bons níveis o banco de sangue do DF, essencial para salvar vidas de grande parte de doentes e acidentados.

Leitos garantidos


Também foi aprovado na terça-feira (11), na Comissão de Constituição e Justiça o PL 855/12, do distrital Evandro Garla (PRB), que assegura aos idosos internados em hospitais públicos e particulares o direito a um leito de UTI, garantindo sua permanência durante o tempo necessário. Em caso do não cumprimento, a multa seria de 10 salários mínimos a cada caso.

Velhas profissões


Há diversas profissões não regulamentadas no Brasil, assim como há muitas categorias que querem ser regulamentadas, há também as que não querem. O ministro do Trabalho, Manoel Dias, está empenhado em fazer um  mutirão para regulamentar várias profissões, para tanto, movimenta seu Ministério para se posicionar frente as diversas demandas. Certamente, haverá uma boa batalha em alguns casos. Há casos polêmicos como o dos flanelinhas e das prostitutas, outros mais usuais como técnicos de futebol e detetives particulares e, outros ainda mais polêmicos como a regulamentação do lobby. O principal critério para se regulamentar uma profissão é o risco que o exercício sem acompanhamento pode causar na sociedade. Os políticos deveriam figurar no topo da lista, a final, quantos riscos eles podem nos causar!!!

Trânsito de Taguatinga


As mudanças no trânsito de Taguatinga serão debatidas com a comunidade em audiência pública, proposta pelo deputado distrital Washington Mesquita (PSD). O parlamentar é autor de projeto que pretende implementar a abertura das vias de ligação entre a Comercial Norte e o Pistão Norte, na altura das quadras QND e QNA. Para tanto, convida a comunidade para participar do debate que contará com a presença de todos os órgãos de trânsito e a administra Regional. “A nossa intenção é ouvir a comunidade e empresários para saber se este projeto é pertinente para a realidade da cidade”, comentou o distrital. A audiência será no dia 18 de junho, às 19hs,  no auditório do colégio Conexão - Taguatinga Norte.

Festa grandiosa


Foto: Roberval Eduão

A esperada filiação do deputado distrital Wellington Luiz ao PMDB será hoje, às 19hs no Clube da Agepol. Wellington que hoje é o principal representante da categoria de policias civis do DF prepara uma grande festa, pensada nos mínimos detalhes, para receber as bençãos do vice-governador, Tadeu Filippelli, presidente do partido. Os principais nomes da legenda devem estar presentes à filiação, pois o parlamentar é a maior aposta do PMDB como “puxador de votos” para Câmara Legislativa em 2014. O colega Dr. Michel (PEN), que também representa a categoria, não poupa elogios a Wellington, destilando a ideia de formar a dupla Jiló e Jurubeba no partido. Disse até que se filiaria junto com o colega amanhã, mas, segundo apuramos, sua ida para o PMDB esbarra mesmo na posição do partido de dar legenda para candidatos com até 10 mil votos, marca que Dr. Michel já superou em 2010.

Um comentário:

  1. O Deputado Wellington Luiz e uma grande conquista pelo PMDB e assegura de vez sua Reelecao

    ResponderExcluir