sexta-feira, 28 de junho de 2013


CLDF agiliza votações prioritárias

 

Foto: Roberval Eduão

Os deputados distritais resolveram optar por um “esforço concentrado” no dia de ontem (27) para votar os projetos prioritários do GDF e dos próprios parlamentares. O acordo de votação foi construído na reunião dos líderes partidários no começo da tarde, onde ficou acertado a votação de 16 projetos do Executivo e mais dois de autoria de cada parlamentar. 

OS PRINCIPAIS projetos do governo aprovados foram: PL 1483/13, que autoriza a liquidação da Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB); PL 1500/13, que cria a Política de Atenção ao Jovem; PL 1475/13, que autoriza a participação de servidores em conselhos de representação; PL 1506/13, que cria a Colônia Agrícola Aguilhada, em São Sebastião; o PLDO2014 (PL 1494/13), com as diretrizes orçamentária para 2014. Até o fechamento desta edição, os distritais ainda apreciavam os projetos, sem que estivesse definido acordo para a aprovação da nova lei de licenciamento de atividades econômicas e o licenciamento de eventos no DF.

Férias garantidas


O presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure (PT), propôs aos colegas que abrissem mão do chamado recesso de julho, as férias de 30 dias do meio de ano. Wasny pediu que os colegas se esforçassem para que a Casa pudesse avançar em uma pauta mais voltada ao social e concomitantemente desse respostas ao clamor popular das ruas. Contudo, o presidente foi voto vencido entre os parlamentares. Na reunião de líderes, Wasny foi o único a defender a medida. A deputa Eliana Pedrosa (PSD) e Joe Valle (PSB) defenderam parcialmente a sugestão, mas acabaram avaliando que a medida foi deixada para última hora. Assim, as férias de todos estão garantidas, da mesma forma que a proposta da presidência de manter o horário normal de funcionamento da Casa foi também rejeitada. Com isso, a CLDF trabalhará em julho só meio expediente. 

Sorte é para quem a tem

 

Muitos agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) pressionaram literalmente a CLDF, ontem (27), para que os distritais aprovassem o projeto de carreira da categoria. Uma centena deles deram trabalho para a segurança da Casa, que mal conseguiam conter meia dúzia de baderneiros que promoviam um “empurra empurra” para entrarem na Câmara. Por segurança, não só da forte presença de diversas categorias, mas também em prevenção a onda de manifestações, o presidente Wasny decidiu cercar todo o prédio, pedindo até o recolhimento de pedras que estavam ao redor da Casa. Sorte é para quem a tem, e parece ser o caso da CLDF, pois, se os furiosos baderneiros que apedrejaram o Itamaraty aparecesse por lá, o prédio viria à baixo!

Cabo perdido

 

Foto: CLDF

Quem se irritou com o colega Rôney Nemer (PMDB) na sessão de ontem (27) foi o deputado Patrício (PT). Rôney falava do projetos dos agentes de trânsito do DER, quando citou o colega informando que havia uma emenda do parlamentar “Cabo Patrício”. O ex-cabo que entrou na político com o nome “Cabo Patrício” estava do outro lado do Plenário e resmungou a outros colegas: “Que p*$# é essa”! Quem escutou o complemento da frase garante que foi “Faz com o cabo o que quiser!”.
 

Tranquilidade institucional


Em meio à denúncias, paralisações e fortes pressões dos rodoviários para que não percam seus empregos na troca de empresas da nova licitação de transportes públicos, a tranquilidade institucional impera no DFTrans. Na quarta (26), durante o jogo Brasil e Uruguai, o diretor-geral do órgão, Marco Antônio Campanella, assistia ao jogo tranquilamente no quiosque “Jeito Carioca”, no Cruzeiro, acompanhado da esposa, do chefe jurídico e do diretor operacional do DFTrans. Detalhe: todos estavam no carro oficial.
 

É melhor ter férias

 

  
Fotos: Divulgação; Renato Araújo/ABr

“Se não dá quórum em dias de expediente normal, imagine no período de recesso”, deputado Chico Vigilante sobre a proposta do presidente da CLDF, Wasny de Roure, para que os distritais não tirassem o recesso e estabelecesse uma pauta social positiva no período. 
 

Cuidando do espaço alheio


“Por que o Sr. Eduardo Campos não cuida da Saúde de Pernambuco, uma das piores do país? Cuide da sua vida que do DF cuidamos nós!” Deputado Chico Vigilante esbravejando sobre as inserções na TV e no Rádio do PSB, pontuando a precariedade do sistema de Saúde do DF, colocados pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos.
 

OPINIÃO DO LEITOR

 

Nosso espaço reservado para os leitores da Coluna registrou grandes comentários sobre a nota publicada ontem (26), intitulada: “Preocupação”, que revela a preocupação dos deputados distritais com a condenação em 1ª instância dos deputados Rôney Nemer (PMDB) e Aylton Gomes (PR). Na nota, dissemos que muitos parlamentares acreditam que o atual momento de pressões da sociedade através das manifestações, o avanço no Congresso em transformar a corrupção em crime hediondo e a condenação dos distritais tendem a acelerar a análise dos casos de cassação do mandato de todos os parlamentares que estão com processos por quebra de decoro na Casa.

É UNANIME a opinião dos nossos leitores em dizer que a CLDF tem a obrigação em julgar todos os pedidos de cassação de distritais o quanto antes. Vários disseram que a Casa só se afasta da sociedade protegendo os deputados para que não sejam cassados. Devido a colocações em termos impublicáveis, optamos por pontuar apenas o conteúdo dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário