quinta-feira, 27 de junho de 2013


Sucesso total

Foto: Reprodução
A Escola de Gestão Comunitária da Administração de Brasília ultrapassou os mil síndicos, porteiros e zeladores formados. Criada pelo administrador Messias de Souza (PCdoB), a escola tem aulas teóricas e práticas com militares, psicólogos, profissionais de tecnologia e contabilidade mostrando todos os efeitos de administrar um condomínio, entre eles os conflitos entre moradores. No Buriti, já é considerado o melhor programa do GDF, ao lado do orçamento participativo. 

A Casa e a pauta são do POVO!!!

Foto: Wilson Dias/ABr
O Congresso Nacional respondeu bem ao clamor popular das ruas. A Câmara aprovou na terça (25),  com 430 votos, o arquivamento da PEC 37, que retirava o poder de investigação do Ministério Público (MP), além do projeto de destinação de 75% dos royalties do petróleo para Educação e 25% para a saúde e, de quebra, aprovou mudanças no Fundo de Participação dos Estados (FPE). Outros projetos passaram a fazer parte da pauta, como o que institui a corrupção como crime hediondo. Até o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), apresentou projeto para criar o Passe Livre Estudantil em todo país. Provas de que as Casas e a pauta são do POVO! Ontem (26), o Congresso viveu mais um dia de “Chutaço”, quando manifestantes chutaram 594 bolas em referência a CPI da Copa e os 513 deputados e 81 senadores. A criação da CPI da Copa deve coroar as conquistas dos manifestos pelo país!

Espaço para a Saúde

O deputado Chico Vigilante (PT) esteve no começo da semana na Terracap, foi tratar da destinação de 5 lotes em Santa Maria para implantação de quatro clínicas da família e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O parlamentar acredita que a ação pode ajudar a diminuir a demanda por saúde na cidade, principalmente, a demanda oriunda dos municípios do entorno do DF. 

Mãos à massa

Os deputados distritais resolveram colocar as mãos na massa e aprovaram diversos projetos de autoria dos parlamentares, além de manterem alguns vetos do governador a projetos já aprovados pela Casa. O acordo dos líderes definiu a apreciação dos vetos, dos projetos de parlamentares e da regularização da Vila Planalto, terça (25). Hoje, os distritais devem votar os projetos do Executivo, como LDO, Licenciamento de atividades econômicas e outros. 

Sem condições

Para conseguir levar os distritais ao Plenário da Casa o presidente, Wasny de Roure (PT), teve que endurecer a postura, ao abrir a sessão ordinária de terça-feira (25), com mais de 100 itens na pauta para serem apreciados em apenas dois dias: “Quero lembrar aos Srs. Parlamentares que estamos no pronunciamento de líderes. Depois, seguiremos como deve ser o encaminhamento regimental. Suspenderei por 5 minutos para que todos possam chegar ao Plenário. Depois, não atenderei a apelos para fazerem uso da palavra. Não há condições de mudarmos as normas para adequar o horário à agenda individual dos deputados”, exclamou. Por sorte, aos poucos foram aparecendo os nobres deputados e a votação foi possível, finalmente!

Preocupação

   
Fotos: CLDF; Divulgação
A condenação em 1ª instância dos deputados distritais Aylton Gomes (PR) e Rôney Nemer (PMDB), por envolvimento no processo da “Caixa de Pandora”, gerou preocupação entre os distritais. À Coluna, parlamentares relataram em off que a questão é delicada e alimenta ainda mais o desgaste da imagem da Casa e de seus membros junto à população. Alguns acreditam que o julgamento político pode se sobressair sobre os fatos, haja vista o momento atual de mobilizações e protestos por melhor gestão e emprego dos recursos públicos e a proposta que avança no Congresso para transformar a corrupção em crime hediondo. 

Rapidez e parecer do relator

Vários deputados disseram que o caso dos dois condenados pela Caixa de Pandora pode acelerar o processo de cassação de outro colega, Raad Massouh (PPL), acusado de desvio de emenda ao orçamento, além do caso de Benedito Domingos (PP), que também é citado no processo da Pandora. Para eles, não há outra forma dos colegas escaparem da cassação senão uma contundente defesa expressa no parecer dos relatores de cada caso, evidenciando a falta de provas que materialize a quebra de decoro. 

Fim de candidatura

Os distritais também acreditam que a condenação de Rôney Nemer encerra a ideia de que o colega disputasse uma vaga de deputado federal. Alguns pontuaram que mesmo que ele não fosse condenado em 2ª instância por decisão colegiada, fato que por sí só já o deixaria inelegível por esbarrar na “Ficha Limpa”, não teria condições de disputar a vaga postulada. 

O Boom do TSE

Quem está feliz da vida é a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Comemora os 95 % de processos julgados pala Corte relativos às eleições municipais de 2012, num total de mais de 7.800 processos, um recorde histórico. Cármen não esqueceu de agradecer aos colegas ministros e servidores do Tribunal pelo esforço e conquista. Agora é hora de pensar em trabalhado dobrado com o Plebiscito ou Referendo da Reforma Política!

Prestigiado navegador

Foi muito concorrida a posse do advogado Admar Gonzaga como ministro substituto do TSE. A estreia será hoje, quando Gonzaga julgará seis processos substituindo o ministro Henrique Neves, impedido de atuar em razão de ser irmão do advogado das partes. Admar é uma grande aposta dentre os advogados da nova geração e tem uma paixão: navegar no Lago Paranoá; ele até já participou de regatas internacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário