quarta-feira, 22 de maio de 2013


Vagabundo bom


Foto: Roberval Eduão

“Vinte anos são vinte anos. Precisamos acabar com o benefício de tirar esses vagabundos da cadeia antes da hora” […] “Vagabundo bom é vagabundo preso”, enfatizou o deputado Dr. Michel, ao falar para os agentes do Caje sobre a redução da maioridade penal e defender penas mais duras para os delinquentes. A galeria do Plenário quase foi abaixo com o alvoroço dos agentes após a fala. 

Audacioso


Não teve jeito! Ontem (21), mais uma vez um assessor de distrital,  audacioso e ambicioso, quebrou qualquer protocolo e se pautou com se deputado fosse. Já é rotina na Casa os poderosos assessores “multiuso” que se acham deputados. Andam sem identificação, respondem em nome dos deputados, puxam palavras de ordem, enfim, uma festa. Até que o presidente Wasny perdesse a calma: “Quero dizer aos assessores que se comportem dentro dos limites regimentais. A prerrogativa de parlamentar é tão somente dos deputados eleitos. Não admitirei qualquer ingerência, se comportem”, exclamou o presidente. 

Perspectiva econômica no DF


A consultoria em Network PWC fez sondagem recente intitulada “A Força do Distrito Federal”, através de entrevistas com o empresariado local. O estudo traz os resultados sobre as expectativas dos lideres empresariais em relação a economia da região para este ano. O levantamento aponta que os empresários do DF percebem a carga tributária como o maior entrave à economia, quando questionados sobre os fatores que têm mais impacto em seus negócios. O segundo problema mais citado – “contratação e retenção de capital humano”, revela uma peculiaridade regional: a concorrência com os cobiçados cargos do serviço público. Segundo a pesquisa, a maioria das empresas do DF devem enfrentar os desafios ampliando a sua atuação em novos mercados e com novos produtos, em outros Estados. 

De malas prontas


O presidente da CLDF, o deputado Wasny de Roure (PT) viaja hoje para Pernambuco, onde participa da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que se encerra na sexta-feira (24). O evento é o maior encontro de parlamentares da América do Sul e deve reunir mais de 1.200 parlamentares, que terão palestra exclusiva do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que falará do equilíbrio federativo e o desenvolvimento sustentável, na quinta (23). A pauta da conferência também prevê debates sobre sustentabilidade, geração de energia e biocombustíveis. 

No comando


Enquanto Wasny estiver fora, quem assume o comando da CLDF é o vice, Agaciel Maia (PTC), que terá a grande missão de conseguir levar os colegas ao Plenário. Ontem (21), nem mesmo o ultragovernista Chico Vigilante (PT) apareceu no local, apesar de estar na Casa. A expectativa é de que o veto do governador ao projeto que dá o direito ao porte de arma aos agentes do antigo Caje seja pautado hoje, com grande chances do mesmo ser derrubado. A categoria está em greve e lotou a galeria da Casa para pedir apoio dos distritais. Contudo, vai ser difícil ter quórum para votações nesta semana. 

De fininho


Foto: Roberval Eduão

Nunca antes na história da CLDF os distritais tiveram tanta falta de vontade em aprovar seus projetos. Ontem (21), que não havia projetos do Executivo em pauta, boa oportunidade para votar  projetos de autoria da Casa, os parlamentares presentes não atingiram o quórum para votações. O deputado Patrício (PT), ex-presidente, apareceu de fininho na entrada do Plenário, ficou escondido atrás da escada para que não fosse visto no local. Como mágica, o livro de ponto “levitou-se” e foi até aos mãos de Patrício para que ele o autografasse. Há algumas sessões que o distinto deputado não aparece nas reuniões. 

Enquanto isso...

 

Patrício corre atrás de recuperar o prestígio entre os policiais. Depois de pedir a cabeça do ex- comandante geral da PM em Plenário, coronel Suamy, antes do episódio das capas de chuva que acabou derrubando o mesmo, o ex-cabo se reuniu ontem com o novo comandante, coronel Jooziel de Melo Freire. A conversa foi sobre a reestruturação da categoria, tendo apresentado propostas  como a redução do interstício e a realização à distância dos cursos de Aperfeiçoamento de Praças (CAP) e de Altos Estudos para Praças (CAEP), entre outras melhorias para a categoria.

Pílula do ''dia seguinte'' não pode!


Foto: Reprodução

Não se trata do conselho de um pai a sua filha, mas sim de projeto de lei do deputado distrital Washington Mesquita (PSD). Ligado a igreja católica, Mesquita quer proibir o GDF de distribuir as chamadas “pílulas do dia seguinte” gratuitamente na rede pública de Saúde. A justificativa é a de proteção da vida humana desde sua concepção. A iniciativa foi um pedido dos organizadores da 6ª Marcha Nacional da Cidadania pela vida contra o aborto, que ocorrerá em Brasília no dia 4/6. Fica a pergunta: um eficaz método contraceptivo não é uma política de Estado? Até onde a ingerência religiosa deve interferir nestas questões?

Quase distrital

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de Valparaíso (GO), vereador Afrânio Pimentel (PR),  esteve visitando a CLDF na tarde de ontem (21). Chegou, sentou na cadeira de deputado no meio da sessão, acompanhado de assessor e ainda por cima sem gravata. Para não constranger o visitante, Wasny suspendeu a sessão por cinco minutos e deu a palavra ao vereador, que falou dos principais problemas enfrentados pelos moradores de Valparaíso, como a violência crescente, educação precária e transporte público ineficiente. Pimentel sugeriu uma parceria entre as duas Casas para a discussão e a busca de soluções dessas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário