terça-feira, 21 de maio de 2013


Aperfeiçoando a transparência


A Câmara dos Deputados está bem posicionada no quesito transparência. Desde que a lei de acesso à informação passou a vigorar (maio 2012), a Casa recebeu cerca de 28 mil pedidos de informação. Deste total, quase 99% foi respondido, em tempo médio de 3 dias. Lidera os pedidos de tramitação de projetos e sobre informações como reembolso médico de deputados e remuneração de servidores. Os pedidos mais complexos, como as notas fiscais apresentadas pelos parlamentares no uso da Cota Parlamentar, ficam em terceiro lugar nas solicitações. 

Para aperfeiçoar a transparência, a Câmara se prepara para, no segundo semestre, divulgar as despesas das cotas parlamentares, com imagem das notas fiscais encaminhadas pelos deputados. Para isso, há orientação aos gabinetes para colocar tarja em informações pessoais nas notas fiscais, como endereço completo de residência ou telefone particular do deputado, evitando maiores constrangimentos. Atualmente, as solicitações são atendidas demanda por demanda, enviando as notas fiscais a quem as solicita. 

Exemplo para a Câmara Legislativa

 

O esforço da Câmara dos Deputados serve de exemplo e inspiração à Câmara Legislativa do DF.  Todo mês publicamos aqui a nota: “Campeões em Economia”, que visa parabenizar os parlamentares que gastaram menos de 50% do valor máximo de reembolso com a verba de gabinete. Todo mês há diversos deputados que não apresentam os demonstrativos de utilização da verba, numa verdadeira falta de respeito aos contribuintes.

Mída alternativa


Foto: CLDF

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 51/2013, de autoria da deputada Luzia de Paula (PEN) (foto), que destina 10% de todo o orçamento para publicidade do Executivo e do Legislativo distrital exclusivamente para as mídias alternativas ou comunitárias, promete gerar polêmica nas próximas semanas. Apesar de muito elogiada pelos distritais durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na terça-feira (14), alguns setores preparam contra-ataque para tentar barrar a iniciativa ainda na CLDF. A chama mídia alternativa inclui blogs e páginas na internet independentes de veículos de comunicação, que atualmente pouco recebem publicidades governamentais.

Metas e prioridades da LDO de 2014


O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 já foi distribuído à relatoria do deputado Roney Nemer (PMDB), presidente da Comissão de Economia e Finanças da CLDF. O projeto foi encaminhado pelo governador Agnelo Queiroz na última quinta-feira (16) e prevê as metas e prioridades que devem constar do orçamento do DF para 2014. Entre as metas estão a expansão do metrô até o Setor Comercial Norte e mais alguns trechos em Ceilândia e Samambaia, além da construção do Túnel de Taguatinga e de um estacionamento subterrâneo no Centro de Convenções.

Por dentro do regimento


O Senado Federal está analisando projeto de resolução para alterar seu Regimento Interno. O texto em discussão na CCJ é do senador Lobão Filho (PMDB-MA) e altera consideravelmente o processo de tramitação dos projetos na Casa, ampliando o caráter terminativo de algumas votações e tornando mais célere o andamento de projetos em regime de urgência. A limitação de realização de sessões especiais de homenagem também está prevista, assim como a formalização do Colégio de Líderes e a instituição de procedimentos eletrônicos para a tramitação dos projetos. O Regimento do Senado é de 1970 e, atualmente, já sofre desvios para enquadrar o funcionamento da Casa à norma.

Telefonia móvel


Foto: Reprodução

A Comissão de Defesa do Consumidor da CLDF realizou ontem (20) audiência pública para debater os problemas da telefonia móvel no DF. Participaram da audiência representantes das empresas Oi, Claro, Vivo e Tim e da Anatel. “Hoje temos um serviço que deixa muito a desejar. As pessoas estão sendo maltratadas, por isso queremos saber quais são os planos de melhorias para o setor”, colocou o presidente da CDC, deputado Chico Vigilante (PT), autor da iniciativa. Washington Mesquita questionou o valor das tarifas cobradas.

No ritmo dos investimentos, não do crescimento


O argumento das empresas para os péssimos serviços prestados é de que a melhoria do sistema avança de acordo com os investimentos realizados, que dizem ser altos, mas que não acompanha o ritmo do crescimento. Por isso, as empresas não apresentaram soluções de melhoria a curto prazo para os serviços. As empresas ainda questionam a falta de normas claras e a burocracia para a instalação de antenas. Já que a qualidade não acompanha o crescimento, bastava o reembolso ao consumidor da diferença entre os valores pagos pelo serviço ofertado e o prestado, que já seria um grande avanço na defesa do consumidor. 

Vem aí o ''pipódromo''

 

Foto: Reprodução

Mas o que vem a ser um “Pipódromo”? A resposta é muito simples: um local para soltar pipas ou “papagaios” como também é conhecida a diversão “área” da molecada. O distrital Washington Mesquita (PSD) apresentou projeto para que o GDF crie espaços destinados à prática de lazer infantil com segurança e orientação sobre os perigos do uso do cerol, substância cortante passada nas linhas. O governo teria que destinar os espaços e promover, durante trinta dias, campanhas educativas para orientar as crianças a soltarem pipas somente nestes locais. O parlamentar argumenta que a brincadeira é saudável, mas gera riscos quando não orientada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário