sexta-feira, 17 de maio de 2013


Tribuna de honra


Foto: Roberval Eduão

O deputado Cristiano Araújo (PTB) proporcionou a alegria no Plenário da CLDF, ontem (16) . Em aparte ao colega Agaciel Maia (PTC), que falava do reconhecimento do Estádio Nacional Mané Garrincha como um dos mais belos do mundo, disse: “Quero saber se teremos uma “Tribuna de Honra” para os deputados no Estádio, pra gente ficar bem perto do povão”, perguntou Cristiano. Mediante a avalanche de gargalhadas de todos, impulsionada pela galeria cheia de professores, Araújo voltou atrás: “Quero dizer, em meio aos jovens”, despertando ainda mais risadas. Brincalhão, Olair Francisco completou “depois não quer apanhar da imprensa”. Que os distritais querem também destaque com o Estádio é evidente, mas, convenhamos, uma “Tribuna de Honra” não aproximaria ninguém do eleitorado.


Algo está errado


Foto: Wilson Dias/ABr

Fonte próxima ao governador Agnelo Queiroz (PT) garante que ele não está nada satisfeito com os resultados das ações de seu governo junto à população. Embora esteja atuando firme na melhoria da Saúde e Educação com diversas contratações de novos servidores, entrega de equipamentos e obras nos hospitais, distribuição de casas populares e regularização de terrenos, o chefe teria avaliado: “o povo não sabe, não vê. Algo está está errado na comunicação institucional”, pensou o governador.

Combate a homofobia


A líder do governo na CLDF, deputada Arlete Sampaio (PT), promove hoje, as 15h, no Plenário da Casa, audiência pública para debater o combate a homofobia no DF. Para a deputada, cerca de 20 milhões de pessoas não têm seus direitos civis respeitados, por terem uma opção sexual diferente. “É clara a importância e a oportunidade deste debate, afinal esta Câmara é o ambiente propício para a congregação de forças comprometidas com os direitos humanos e com o combate a todas as formas de preconceito”, afirmou. Entre os convidados estão os secretários de Governo e Casa Civil, Gustavo Ponce de Leon e Swedenberger Barbosa e representantes do Movimento LGBT no DF.

Lembranças de Natal


Funcionários e servidores do Palácio do Buriti e anexo tem convivido diariamente com as lembranças de Natal, deixadas nas árvores que circundam os jardins do Buriti. São os “pisca-pisca” natalinos que até agora não foram retirados dos troncos das árvores, coitadinhas, estão ressecando com as lâmpadas e fios que tiveram que abrigar “ad eternum”!


Habite-se antecipado


Foto: Elza Fiúza/ABr

Tudo certo com o habite-se do Estádio Nacional Mané Garrincha, a ser inaugurado amanhã (18). O administrador de Brasília, Messsias de Souza (PCdoB), determinou à sua equipe técnica uma ação conjunta para conceder o habite-se do Estádio antes de sua inauguração. Os técnicos analisaram todos os detalhes em conjunto com Bombeiros e Defesa Civil e atestaram as condições para a concessão do documento, que tira o sono de muitos moradores do DF.  

No balanço do mar


Depois de consumir uma semana de intensos debates na Câmara dos Deputados, a MP dos Portos segue fazendo o Planalto navegar no balanço do Mar, que neste caso, se resume na liberação das emendas parlamentares ao Orçamento. Mais de 1 Bilhão foram liberados aos parlamentares para agilizarem o processo de votação, que terminou às 6h da manhã de ontem (16), seguindo imediatamente ao Senado. Na Câmara, deputados dormiram encostados enquanto aguardavam as discussões, assistiram a noite do futebol na TV e até jantaram em clima de “bandejão”. Durante o dia de ontem, gabinetes fechados, serviços sem atendimento e clima de até que enfim acabou! Até o fechamento desta edição, os senadores ainda  não tinham começado o processo de votação da matéria, para que não perca a validade e gere transtornos muito piores a economia do país. 

Encerrando a discussão


O distrital Chico Vigilante (PT) subiu à tribuna da Câmara para criticar o que classificou como “antecipação de campanha”, em referência ao debate quanto a redução da maioridade penal, da qual é contrário e acusa a oposição de querer “atingir” a presidente Dilma. Pioneiro na defesa da imputabilidade penal aos dezesseis anos, o deputado Benedito Domingos (PP) pediu aparte para defender a redução. Bené falou com propriedade do tema, mas se alongou, provocando a ansiedade de Vigilante. Com uma expressão irônica acompanhada de risos, Chico olhou para o presidente Wasny e sinalizou retrucando: “Posso encerrar”? Um parlamentar comentou nos bastidores: “ele é o que mais ocupa o tempo falando e falando e agora quer cortar nosso mais velho deputado. Não pode!”

Gratificação a agentes penitenciários


A CLDF aprovou, em 1º turno, na quarta-feira (15), emenda do deputado Cláudio Abrantes (PT) ao PL  do  Executivo que concede gratificação por apreensão de armas aos policiais. Abrantes conseguiu estender a gratificação aos agentes penitenciários. Para o distrital, os agentes fazem fiscalização dos presos dos regimes semi-aberto e aberto, tanto na residência quanto no trabalho,  no entanto, hão havia previsão legal para que eles recebessem esse tipo de gratificação. “É bom ressaltar que o benefício não vale para armas apreendidas no interior dos estabelecimentos penais, já que nesses casos, o que estaria ocorrendo é uma falha da segurança, sendo absolutamente inoportuno o pagamento de gratificação nessas condições”, frisou Abrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário