quinta-feira, 16 de maio de 2013


Fora da pauta


Fotos: Divulgação; Roberval Eduão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou de pauta o caso do ex-governador Joaquim Roriz, que estava previsto para ser julgado hoje. A decisão é da ministra Carmem Lúcia, presidente do colegiado, que pautou 55 ações relativas a prefeitos eleitos ano passado e que precisam de rápida solução.  O recurso ordinário (2362/2009), impetrado pelo PCdoB contra a candidatura ao Senado em 2006 do ex-governador deve ser julgado somente no mês que vem. Roriz utilizou-se do número 156 como candidato, em alusão ao telefone de atendimento da Caesb, enquadrando o caso como conduta velada a agente público. Caso julgado procedente, o suplente de Roriz, senador Gim Argello (PTB), também deve perder o mandato.
 

De olho nos números


Faltando quase um ano para o prazo das convenções partidárias para a eleição de 2014, é chegada a hora de se atentar aos números das pesquisas de intenção de voto. Uma delas é do Instituto Dados, que circula nos bastidores. Para o governo, quem lidera é um velho conhecido, que talvez nem candidato seja, seguido por uma distinta senhora. Depois vem um novato, seguido por outro que atualmente é bem rejeitado. Para distrital, o panorama é mais tranquilo, pois os números são muito dispersos, fato que não tira a preocupação de alguns mandatários que estão em baixa. Depois dessa, o jeito é correr para encomendar sua própria pesquisa e comparar para tentar corrigir os erros enquanto é tempo!
 

Desprestígio em potencial


Foto: Reprodução

O sargento da PM Jânio Farias Marques, o conhecido Guarda Jânio (PSB), que atua no trânsito em Taguatinga e Ceilândia, anda desprestigiado entre as lideranças políticas. Ele, que na última eleição obteve 13.735 votos, mais que alguns dos distritais atualmente eleitos, não conseguiu nenhum cargo junto ao governo e, muito menos, mobilizar as autoridades para atender demandas de seus fiéis eleitores. Jânio luta pela construção de uma academia comunitária e pela melhora do trânsito no balão ao final da avenida Hélio Prates. Com medo de perder espaço na base eleitoral, os distritais e o governo não deixam que Jânio consiga levar nada para região. 

Acontece que um outro distrital que irá disputar uma vaga à federal, procurou o Guarda para fazer uma dobradinha em Ceilândia. Ele sabe do potencial eleitoral de Jânio e o convidou para mudar de partido, prometendo atender aos pedidos do Guarda, que está fechando a parceria. Depois das eleições, muitos poderão ver que o desprezo fez falta, principalmente aos soberbos que se preocupam em perder espaço ao invés de cultivar novos eleitores!
 

Esforço concentrado

 

A Câmara Legislativa fez um esforço concentrado ontem (15), votando 14 projetos de lei, tanto do Executivo, quanto de parlamentares. Entre os projetos aprovados estão: PL 1487/13, do Executivo, que reajusta os vencimentos da carreira de enfermeiros no DF; o PLC 62/13, do Executivo, que institui o Fundo dos Direitos do Idoso; o PL 1134/13, do deputado Robério Negreiros (PMDB), que cria a semana de saúde vascular; o PL 488/11, do deputado Agaciel Maia (PTC), que obriga a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e o PL 668/11, do distrital Oalir Francisco (PTdoB), que obriga a fixação de cartazes no interior de bancos e similares informando sobre o desconto no pagamento antecipado de parcelamentos. 
 

Pressão categórica


As carreiras de enfermeiros e de agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) fizeram muita pressão e barulho ontem (15) na CLDF. As categorias querem o reajuste na remuneração e a isonomia com relação a carreiras congêneres. Depois de muitos debates e da realização de sessões extraordinárias das comissões de Economia e Finanças (CEOF) e de Assuntos Sociais (CAS), que analisariam os projetos das categorias, tudo ficou para semana que vem. Os parlamentares querem mais tempo para discutir e emendar os projetos. Além dos servidores, outra classe também fazia pressão sobre os distritais, os quiosqueiros, que querem a votação do projeto de definição de prazos e modelos para regularização dos quiosques, que também acabou sem ser apreciado. Ultimamente a CLDF só recebe pressão de categorias de servidores públicos, que acabam quebrando o marasmo da Casa. 
 

Direito a ter Direito


Foto: Reprodução

Os defensores públicos do DF serão homenageados hoje na CLDF, por iniciativa do deputado Chico Leite (PT). O parlamentar é autor de diversas ações em defesa da Defensoria Pública, que trabalha em prol daqueles que não podem pagar um advogado. Este ano, leite destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para a concessão de bolsas de estágio no órgão. A audiência vai comemorar o dia do defensor público, chamado de “direito a ter Direito”. Em 2010, o órgão (CEAJUR) alcançou sua autonomia orçamentária, financeira e administrativa, abrindo caminho para sua transformação em Defensoria Pública, também por iniciativa de Chico. “A prestação jurisdicional é dever do Estado e direito de todos, por isso foi uma vitória da Defensoria e da sociedade”, enfatizou. 
 

Bate boca

Os bate bocas entre os distritais são corriqueiros, ainda mais quando conflitam posições de decisão individual. Ontem (15), os deputados Chico Vigilante (PT) e Chico Leite (PT) promoveram, discretamente, uma destas discussões. Vigilante pediu inversão de pauta para votar o projeto dos enfermeiros, relatado pelo colega Robério Negreiros (PMDB) na CCJ. Como o relator estava ausente no Plenário, o presidente Wasny de Roure (PT) pediu a Chico Leite, que preside a CCJ, que indicasse outro relator n o Plenário. Leite defendeu a espera do relator para que o próprio pudesse expor seu parecer. Vigilante foi contra, queria a votação dos enfermeiros naquele momento. Sorte que os petistas se entendem, mas Vigilante anda batendo boca com muita gente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário