terça-feira, 7 de maio de 2013


Presos pelo SINO


Foto: Montagem

Uma prática incômoda do Senado Federal é a solução que há alguns anos prendem os senadores no Plenário da Casa. Um estrondoso e infernal sinal sonoro soa quando falta quórum para iniciar as sessões ordinárias. Embora incômodo, o sinal é eficiente e acaba assegurando o quórum na Casa. Em meio as dificuldades em se conseguir quórum para deliberação plenária na CLDF, o jeito é adotar o mesmo sistema. Com um sinal infernal que tocasse nos corredores e gabinetes, talvez suas excelências descessem para votar os projetos pautados, mostrando uma maior eficiência da atividade parlamentar. Em entrevista a jornalista Jane Rocha, o presidente da CLDF disse: “Talvez o momento não seja um período de grandes deliberações de plenário, mas será um período de grande turbulência política”, explicou sobre o atual momento na Casa. 

Pauta extensa


A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da CLDF tem pauta cheia nesta terça-feira. Três projetos chamam mais a atenção: 

* PL 1458/13, do Executivo, que outorga o uso de espaços em prédios públicos para associações de servidores;
* PL 1447/13, do Executivo, que institui gratificação aos policiais que apreenderem armas de fogo;
* PL 857/12, do professor Israel Batista (PEN), que cria prêmio para os denunciantes de crimes contra a administração pública. Todos possuem parecer pela aprovação. O prêmio ao denunciante dos “maus feitos” contra a administração é de 10% do valor efetivamente recuperado, caso se recupere os recursos desviados.

Na CCJ a pauta também contempla os dois projetos do Executivo, que, uma vez aprovados, devem estar na pauta do Plenário à tarde, caso consigam quórum para votações. Além destes, outros dois também são interessantes. O PL 29/2011, de autoria do Dr. Michel (PEN) e Joe Valle (PSB), que cria o Batalhão Rural da PM-DF, cujo parecer é pela rejeição e o PL 634/2011, da deputada Luzia de Paula (PEN), que obriga os Poderes Executivo e Legislativo a publicarem, até o dia 30 de novembro, o calendário com as datas que serão declaradas ponto facultativo no ano seguinte.
 

Cura Gay


Foto: Reprodução

Promete muita polêmica e confusão a reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, na quarta-feira. A sessão vai apreciar o projeto de decreto legislativo 234/11, proposto pelo líder da bancada evangélica, João Campos (PSDB-GO), que acaba com proibição do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de fazerem tratamentos em homossexuais. O conselho determinou que psicólogos não podem tomar qualquer atitude “que favoreça a patologização (sic) de comportamentos ou práticas homoeróticas” ou adotar “ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”, a chamada “Cura Gay”. A proposta foi pautada pelo presidente do colegiado, o pastor da desunião, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que segue com sua pauta homofóbica.

Melhor não arriscar

 

A sessão solene em comemoração ao Dia do líder comunitário que ocorreu ontem (6), na Câmara dos Deputados, gerou preocupação no Clã Roriz. Proposta pela deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), o encontro prometia reunir as lideranças comunitárias que apoiam o ex-governador. A presença dele era muito aguardada, mas em função de uma avaliação de seu grupo político de que o encontro seria mal interpretado, como uma antecipação de campanha, Joaquim Roriz decidiu não ir ao evento, mas enviou mensagem lida pelo Dr. Jofran Frejat.

A mensagem aos correligionários, que lotaram o Plenário da Câmara, dizia que ele não carrega ódio, que foi o responsável por transferir as invasões do Plano Piloto, dando moradia digna e formando cidades que hoje possuem quase 1 milhão de habitantes. “Precisamos caminhar juntos para recuperar a alto estima e colocar Brasília novamente no caminho da Educação, da Saúde e da Segurança”, dizia a mensagem. Para encerrar, viola e sanfona para tocar: “As andorinhas voltaram..e eu também voltei”, levando a plateia ao delírio. 

Na política do ataque


Foto: Reprodução

Para suprir a ausência de Roriz, dois deputados e um ex-parlamentar fizeram as vezes de atacar a política do GDF. Os três discursos mais inflamados foram dos deputados Luiz Pitimam (PMDB-DF), Izalci Lucas (PSDB-DF) e de Alberto Fraga, ex-deputado e presidente do DEM-DF. Pitiman criticou a situação dos hospitais públicos do DF, apresentando várias fotos para comprovar a situação, e deixou sua mensagem: “Aquela sua frase que governar é definir prioridades depois de ouvir o povo não tem sido respeitada”, lembrou o peemedebista. Izalci exaltou os programas sociais  dos governos Roriz e disse que o PT os copiou em nível nacional. Os ataques mais duros vieram de Alberto Fraga, que voltou a afirmar que o governador “vive cercado de ladrões”.   

Atentos às redes

 

Reportagem da Revista Veja desta semana mostra a presteza com que três personagens políticos têm visto as redes sociais. A revista chama de “militância política falsa” a manifestação em comentários postados por assessores nas redes sociais. O alvo são: o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador e presidenciável, Aécio Neves (PSDB). Segundo a matéria, tanto o governador quanto o presidente do Senado, vem procurando melhorar a imagem pessoal, agindo para neutralizar críticas, disparando propagandas em perfis falsos. Já Aécio Neves utiliza destes perfis para aumentar sua capilaridade política e criticar o governo Dilma. Em todos os casos, a falsa militância cibernética apresenta resultados e já é a principal atividade de vários jornalistas que prestam assessoria à políticos.

Papel em baixa


Uma conferência anual da Consultoria PwC Growing the Future – Global strategies for sustainable success, que acontecerá em Vancouver, no Canadá, na quinta-feira (9), debaterá o  futuro do setor de papel e celulose, discutindo os desafios da indústria nos próximos anos. O Brasil terá destaque com um painel Spotlight on Brazil que terá entre os debatedores Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA). O mercado de papel e celulose vive um período de mudanças. De acordo com a pesquisa da PwC 16th Global CEO, 92% dos CEOs da área de papel e celulose reduziram custos em 2012 e 89% planejam cortar gastos neste ano. Mesmo assim, o empresário brasileiro é o menos pessimista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário