segunda-feira, 6 de maio de 2013


O retorno


Foto: Thayse Lopes

Como adiantamos em primeira mão no dia 18/04, hoje acontece sessão solene proposta pela deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), a ser realizada na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia do Líder Comunitário. Na ocasião, chamamos a atenção para o destaque no convite para a presença do ex-governador Joaquim Roriz, como sendo este o evento que reorganiza sua mobilização comunitária, sua mais sólida base eleitoral. Roriz, que sabe como ninguém o porque de chamar os líderes comunitários de “Vossa Excelência”, como está no convite da homenagem, quer reorganizar as lideranças para iniciar mais uma empreitada rumo ao Buriti em 2014. A sessão acontece às 10hs no Plenário da Câmara dos Deputados. 

Atrasando a vida


A Fundação Universa parece mesmo querer atrasar a vida do GDF e dos cidadãos do DF. Primeiro foi o problemão do concurso de agentes de trânsito do DETRAN, que prolonga há 14 meses, devido a uma série de problemas. Há pouco mais de um mês para a Copa das Confederações, o Detran-DF não pode nomear os futuros agentes de trânsito que irão compor a equipe de Segurança Pública para o evento. Agora, aparecem vultuosas denúncias de irregularidade no concurso de praças da PMDF, realizado no domingo (28/4). A credibilidade escoa “ralo a baixo”! Quem sabe o governo contrate outra instituição da próxima vez.

Arma não é brinquedo


A Subsecretaria de Proteção às Vítimas (Pró-vítima), da Secretaria de Justiça, entra em campo hoje com a Campanha Arma não é brinquedo, dê livros, com apoio do Grupo Alô de Comunicações. O projeto infantil pelo desarmamento conta ainda com a parceria da Rede Gasol (que já instalou mais de 100 bibliotecas no DF), o Comitê Nacional de Vítimas da Violência (Convive) e diversas associações, organizações sociais e escolas da rede pública de ensino de Ceilândia. Um amplo caderno de atividades didáticas será impresso pelo ALÔ Brasília e distribuído pelo projeto nas escolas da cidade. Outra ação que resultou disso é o encaminhamento de projeto de lei à CLDF, pelo governador Agnelo, que proíbe a fabricação e a comercialização de armas de brinquedo no DF. Cada um fazendo sua parte por um DF menos violento.

O problema da transparência


A Lei Complementar 131/2009 é sem dúvida uma das iniciativas mais democráticas dos últimos tempos. A lei da transparência é a forma mais próxima e eficiente de acompanhamento e participação popular junto ao Estado. Sem ela, absurdos como o episódio recente das “capas de chuva” não seriam evitados. Pois bem, agora, a lei será um grande problema para os municípios com menos de 50 mil habitantes. Termina dia 27 de maio o prazo para que esses municípios publiquem, em meio eletrônico, informações sobre sua execução orçamentária e financeira. Muitos sequer têm portal na internet. 

Caso não cumpram as determinações legais, as prefeituras podem ser punidas com a suspensão das transferências voluntárias de recursos, como as emendas parlamentares e o dinheiro de programas dos ministérios. Seria o verdadeiro caos burocrático a pouco mais de um ano da eleição presidencial, outra bomba prestes a estourar no colo da presidente Dilma.

Oportunidade de especialização


Foto: Roberval Eduão

A Escola de Gestão Comunitária da Administração Regional de Brasília está com inscrições abertas para o curso de formação para síndicos, zeladores e porteiros. Os cursos incluem temas como legislação de condomínios, noções de contabilidade, mediação de conflitos, relações interpessoais, tombamento e regras para intervenção e a relação estado/sociedade civil. As aulas iniciam em maio para zeladores, junho para síndicos e julho para porteiros. Inscrições até sexta-feira (10), no site: www.brasilia.df.gov.br

O administrador Messias de Souza (foto) afirma que a iniciativa é uma antiga reivindicação das lideranças, “a Escola de Gestão Comunitária é uma conquista de todos, pois sabemos o quanto é difícil e estressante o papel da liderança comunitária  numa sociedade cada vez mais individualista com conflitos permanentes”, avalia.

A volta dos milicos


Militares da Escola Superior de Guerra, ligada as Forças Armadas, se reuniram no sábado (4), em Brasília, em convenção nacional para organização de mais um partido político. Com o nome de Partido do Brasil Forte (PBF), os milicos querem reorganizar a fundação do partido que padece de formalização desde 1989. A convenção serviu para escolher a direção do partido, mas não é oficial, pois a legenda ainda não tem o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda precisa se mobilizar em nove Estados para cumprir os requisitos necessários. A Escola é reduto do pensamento de “direita” e de estudos de excelência, tendo sido à base do regime militar. O novo partido defende o imposto único e o voto facultativo, como também o viés nacionalista e de cunho cívico e patriótico. A presidente é a Dra. Lívia Maria.

Trabalhando pelo entorno


Foto: Silvio Abdon/CLDF

O presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), se reuniu na quinta-feira (2) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Wasny (foto), foi pedir a ampliação dos benefícios do programa PAC Equipamentos, do governo Federal, aos agricultores da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). “A Ride é considerada área metropolitana, no entanto, existe na região agricultura de subsistência e há diversos agricultores em situação precária, necessitando da ajuda do Estado”, lembrou o parlamentar. Além disso, o presidente também apresentou proposta de realizar eventos para aproximar os legisladores da Ride, estimulando uma maior interação entre os deputados e os vereadores da região. “Queremos fazer um encontro ainda este semestre e dois no próximo”, informou. A aproximação é estratégica para o desenvolvimento da região, assim como a aproximação eleitoral junto ao público que acaba votando no DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário