sexta-feira, 24 de maio de 2013


O destino de Mesquita


Foto: Divulgação

Visado como “puxador de votos” pelos partidos políticos, o distrital Washington Mesquita, atualmente no PSD, um dos líderes da festa de Pentecostes, abençoado do padre Moacir, deve mesmo mudar de partido para as eleições de 2014, sendo novamente candidato a deputado distrital. Mesquita é o único deputado do PSD que apóia o governo Agnelo na CLDF. 

Segundo fonte próxima a Mesquita, o destino do parlamentar é certo. Depois que o padre Moacir anunciou que o senador Gim Argello é o “senador de Pentecostes”, o próximo passo será a ida de Mesquita para o PTB, com a possibilidade, ainda que remota, de assumir a presidência da legenda no DF. A filiação é esperada apenas para o segundo semestre.

''Com unhas e dentes''


A expressão “agarrar com unhas e dentes” traduz a mobilização dos administradores regionais para ficar “bem na fita”, na enquete: “Qual o melhor administrador Regional?”, promovida pelo Blog Do Cafezinho. Depois que alguns administradores ficaram desconfiados com o resultado da pesquisa encomendada pelo Buriti, com o excelente posicionamento de alguns partidários e “queridinhos” do governo, muitos espalharam faixas em suas cidades e visitaram “Lan Houses” para pedir que os moradores votassem na enquete. O resultado foi expresso por 17.610 internautas, onde lideraram: Ebenezer – Vicente Pires (16%, 2.749 Votos), Cezar Lopes – Paranoá (13%, 2.309 Votos), Hermeto – Candangolândia (9%, 1.527 Votos). A mobilização agora fica por conta da escolha do “melhor” Secretário, no site: www.docafezinho.com.br . 

Subindo o tom


Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), subiu o tom da ameaça de desertar do “barco petista” para reeleição da presidente Dilma Rousseff, caso o PT insista na candidatura do senador Lindberg Farias (PT-RJ) ao Governo do Estado. Em jantar dos governadores do PMDB com o vice-presidente Michel Temer, na terça-feira (21), Cabral foi enfático: “não aceito que ela (Dilma) vá a um palanque de manhã e a outro à tarde”, esbravejou sendo ecoado por colegas governadores. Estes, aproveitaram a ausência de Dilma, que apesar de convidada não compareceu, para cobrarem mais apoio em troca de palanque nos Estados. Sérgio Cabral ainda sugeriu que Lula intervisse no processo para “salvar” a aliança, mas o ex-presidente disse que Dilma já sabe “como lidar com a política”, descartando a intervenção. O difícil é acreditar nas palavras do Lulinha. 

11ª Agenda Legislativa da Indústria do DF

 

Este ano a Agenda Legislativa da Indústria do DF, elaborada pela Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), chega a sua 11ª edição. Tradicional no meio político e empresarial da Capital, a agenda de 2013 pontua a posição da indústria sobre 29 projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa, que auxilia os parlamentares sobre os impactos dos projetos no setor industrial e no desenvolvimento econômico do DF. A novidade deste ano fica por conta da publicação de estudo inédito, chamado “Valores Políticos e Econômicos do cidadão brasiliense”, com importantes indicadores econômicos e políticos da população de Brasília.  O lançamento da Agenda ocorrerá no dia 5/6, às 10hs na sede da Fibra, no SIA. Muitos deputados distritais e federais, além de senadores e o governador costumam participar do prestigiado lançamento. 

Grande encontro


A Câmara Legislativa e a Câmara Municipal de Luziânia estão organizando o “Grande encontro dos Legisladores da RIDE”, Região Integrada de Desenvolvimento, que abrange as 23 cidades do entorno. O evento ocorrerá nos dias 20 e 21/6, em Luziânia. Os organizadores pretendem debater os temas que atrapalham o desenvolvimento da região, propondo medidas conjuntas em busca de avanços em diversos setores, como o de transporte. 
O encontro deve reunir mais de 300 vereadores e prefeitos e deve contar com a presença dos governadores Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, e Agnelo Queiroz, do DF, com a possibilidade da participação do governador de Minas, Antônio Anastásia (PSDB). O potencial do evento, que promete movimentar Luziânia, pode até vir a ser o cenário de encontro de presidenciáveis, pois ninguém vai querer deixar “vácuo” para adversários.

Articulando


Quem ontem (23) visitou Luziânia foi o presidente em exercício da CLDF, deputado Agaciel Maia (PTC). Ele foi articular questões do encontro dos legisladores e debater obras prioritárias que devem ser feitas com recursos de emendas ao Orçamento da União, advindas da bancada federal do DF e destinadas ao entorno. Vice comportado, Agaciel optou por despachar do gabinete da vice-presidência e também não utilizou o Fusion da placa preta 001 na semana em que o presidente Wasny está no encontro de parlamentares da Unale, em Pernambuco. 

Desastre nas exportações


Foto: Reprodução

O perfil das exportações brasileiras evoluiu de 22,79% de produtos básicos e 59,07% de produtos manufaturados, no ano 2000, para 46,77% de produtos básicos e 37,39% de produtos manufaturados, em 2012. Claramente uma involução desastrosa. A balança comercial segue desagradando os empresários e investidores. Fica a pergunta: para que serve a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), criada com o objetivo de alavancar as exportações brasileiras, agregando valor aos nossos produtos? Cabide de emprego?

Nenhum comentário:

Postar um comentário