quinta-feira, 4 de abril de 2013


Faz sucesso


Foto: Reprodução

Faz sucesso na internet uma foto da chanceler da Alemanha, Angela Merkel (E), poderosa líder europeia, conhecida por ser durona e governar com mãos de ferro. Tudo normal, não fosse a foto uma relíquia de quando a chanceler tinha 21 anos e era praticante de nudismo. No retrato, em preto e branco, Merkel aparece toda nua ao lado de duas amigas, com o oceano ao fundo. Agora, imaginem fotos de uma outra poderosa chefe de Estado durante o período de rebeldia revolucionária contra a ditadura. Certamente são coisas dos vinte e poucos anos que depois cobram um preço mais alto.

Promessa é dívida


Foto: Roberval Eduão


O deputado petista Chico Vigilante prometeu, da tribuna da CLDF, ontem (3), que vai apresentar na semana que vem um balanço completo de todas as ações do Governo Agnelo, para mostrar seu compromisso com a população e os avanços conquistados. Como promessa é dívida, aguardaremos o tal balanço para conhecer as tais ações do governo. Nos corredores, algumas lamentações: ‘Ah, não, a gente passa uma hora ouvido esse cara falar todo dia. Semana que vem a Casa tem que fechar”.

O acordo


Fonte próxima a um distrital revelou à Coluna que a articulação para o acordo com os professores vinha sendo trabalhada a mais de três meses. Até então, nada de novo. A evolução do acordo teria sido acelerado somente depois que o governador resolveu seguir os conselhos de três de seus principais aliados na CLDF e passou a assumir pessoalmente a negociação com o Sindicato da categoria (Sinpro-DF). Mais próximo do problema, Agnelo teria costurado diretamente o reajuste de  23,7%, selando a paz com os professores.

Dinheiro!!!


“O que vocês querem pra hoje?” Perguntou o distrital Cristiano Araújo aos servidores da educação que lotavam a galeria da CLDF, numa tentativa de aproximação enquanto esperava o resto dos colegas para iniciar os trabalhos. A resposta veio rápido: queremos dinheiro deputado!

Longa espera


Moradores de Santa Maria e Paranoá cobraram do deputo Agaciel Maia (PTC) as duas passarelas prometidas, uma entre Santa Maria e Novo Gama e, outra, entre o Paranoá e Itapoã. Agaciel foi à tribuna para cobrar do governo a execução das travessias, uma vez que já apresentou indicação ao governador e teria o compromisso da execução. Na outra ponta, os moradores reclamam que levam meia hora para conseguir atravessar a pista, totalmente lotada de veículos.

Falta diálogo


Os acordos de votações na CLDF parecem estar a passos lentos. Ontem (3), passava das 17h quando houve quórum no Plenário para apreciação de apenas quatro projetos, todos de autoria do Poder Executivo. Passado mais de uma hora do começo da sessão, às 15hs, o deputado Rôney Nemer (PMDB) reclamou com a líder do governo, Arlete Sampaio (PT): “Como vamos fazer? Eu tenho compromisso às 18hs”. Nos bastidores, outros parlamentares disseram que falta diálogo aberto e empenho de articular as votações e, assim, conseguir trazer os parlamentares ao Plenário.


Pressão da galera


Com a galeria cheia de servidores da educação reivindicando a aprovação de projeto que reajusta em até 30% o salário da carreira de assistência à educação, aos poucos, os parlamentares foram chegando até que o quórum se completasse e o projeto fosse aprovado, assim como os projetos do Recupera-DF, que parcela dívidas tributárias e retira multas, bem como o projeto que inclui na LDO as despesas decorrentes do mesmo e os chamado benefício social da Política de Assistência Social.  Antes disso, o presidente Wasny de Roure (PT) e a líder Arlete imploravam a presença dos parlamentares para que a votação começasse.

NÃO FOSSEM os servidores, que eram puxados pelo secretário-geral do Sindicato, Denival Nascimento, que os comandavam de dentro do Plenário, atendendo aos pedidos da líder Arlete Sampaio, para que a galeria batesse palmas e se manifestasse a cada pronunciamento, provavelmente o governo teria de esperar mais para ver seus projetos aprovados.

Soneca da alegria


Foto: Reprodução


Flagramos um distrital tirando uma boa soneca a bordo de seu carro na garagem da CLDF. O parlamentar ficou por mais de meia hora com o veículo ligado, curtindo a brisa do ar-condicionado e dormindo. Depois, foi ao Plenário, desta vez vestindo terno, assinou a presença e ficou a espera dos colegas. Em tempo menor ao de sua soneca, se retirou para atender a outros compromissos. Assim como ele, outro parlamentar de pouca frequência, inaugurou ontem os trabalhos no Plenário, bem descontraído, mas depois também se ausentou. Já dizia o ditado: cochilou, cachimbo cai!

A histeria do machista


Foto: Marcello Casal Jr/ABr


A reunião da comissão de Constituição e Justiça do Senado pegou fogo ontem (3). Na pauta, o projeto da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que prevê a reintegração de posse pelos governadores em no máximo 15 dias, sob pena de responderem por crime de responsabilidade, tentativa de defender os ruralistas de invasões em suas terras. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), ex-governador do Paraná, reagiu, chamando a senadora de histérica, além de acusá-la de apresentar falsos números das reintegrações de posse feitas por ele quando governador. Em resposta, Kátia disse que não admite que a mulher seja tratada assim, completando: “Histeria, dê o nome que o senhor quiser, porque o senhor não me atinge, a grande maioria desta Casa não aguenta mais suas gracinhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário