quarta-feira, 3 de abril de 2013


Batendo ponto


A Coluna apurou com exclusividade o relatório de frequência dos deputados distritais no Plenário da CLDF em 2013. O documento, da 3ª Secretaria da Casa, compreende o período entre os dias 5/02 e 27/3, onde ocorreram 21 sessões ordinárias deliberativas.  Os parlamentares com ausência justificada mediante licença médica tiveram suas faltas abatidas dos cálculos. Sabemos que alguns assinam o ponto e não ficam na sessão, mas são os dados oficiais.

Mandando bem


Foram três os parlamentares que estiveram presentes a todas as 21 sessões, sem nenhuma falta ou justificativa. São eles: Chico Vigilante (PT), Dr. Michel (PEN) e Joe Valle (PSB). A líder do governo, Arlete Sampaio (PT), teve uma falta justificada, o que também a deixa com nenhuma, segundo o critério utilizado no relatório.

Mandando mal


Os dois parlamentares mais faltosos são: Patrício (PT), ex-presidente da CLDF, e Raad Massouh (PPL), com nove faltas cada um. Apesar de não haver justificativa no relatório, entramos em contato com a assessoria dos parlamentares, as quais nos informaram o seguinte: no caso de Raad, ele esteve em viagem particular por 12 dias, tendo sido publicada a licença sem remuneração no Diário da Câmara, além de uma licença médica. Já quanto as ausências do deputado Patrício, elas seriam justificadas, oriundas de reuniões com servidores e sindicatos para a discussão de pautas relativas à articulação de reivindicações de diversas categorias junto ao GDF. Depois, vem Celina Leão, com 8 faltas. Tentamos entrar em contato no gabinete de Celina, mas não timos sucesso.

Enquanto isso...


Ontem (02), não houve quórum para a apreciação de projetos pelo Plenário. Alguns projetos do poder Executivo seriam votados, o principal é o PL 1399/2013, que reduz juros de mora, multas e moratória que variam entre 99%, para pagamento à vista e 40% para os pagamentos em parcelas, que podem ir de 13 a 60 vezes. A CCJ aprovou na manhã de ontem o projeto, a proposta recebeu emendas após calcular a previsão de renúncia na lei de diretrizes orçamentárias (LDO), criticadas pela deputada Eliana Pedrosa (PSD) na semana passada.
 

Viabilizando a REDE


Foto: Elza Fiúza/ABr

O distrital Joe Valle (PSB) está empenhado em ajudar na viabilização da Rede Sustentabilidade, nova legenda partidária que Marina Silva pretende lançar. Joe explicou à Coluna que, por enquanto, está apenas ajudando na coleta de assinaturas e na arrecadação de fundos para assegurar o processo de lançamento da Rede. O parlamentar disse que está alinhado a seu partido e ao senador Rodrigo Rollemberg (PSB), que, segundo ele, também ajuda Marina na coleta de assinaturas.

Anfritrião, Joe assina conjuntamente com Marina o convite para o jantar de promoção da Rede Sustentabilidade, que acontece na sexta-feira (5), em Brasília. O evento, no valor de R$ 100 por adesão, é aberto ao público e servirá para arrecadar fundos para o lançamento da legenda. Valle não esconde sua paixão pela sustentabilidade e afirma que, apesar de não estar pensando em sair do PSB, possui grande vínculo com a causa e a nova forma de fazer política prometida pela Rede, onde movimentos sociais poderiam lançar candidaturas independentes.

Almoço da paz


O governador Agnelo Queiroz (PT) almoçou, ontem (2), com os líderes da CLDF de sua base de sustentação. No encontro, ficou acertada reunião no início da noite, no palácio do Buriti, entre os líderes da bancada, Agnelo e representantes dos professores. Na ocasião, será apresentada uma proposta para imediata negociação com a categoria. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre a proposta oferecida aos professores. O sinal de alarme está ligado na Secretaria de Educação. Por lá, o clima não é bom, o secretário deve ser substituído ainda esta semana e os projetos para área estão devagar quase parando. Há quem diga que a educação agora vai ser prioridade!

Fiel escudeiro


Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

Primeiro a chegar para sessão ordinária de ontem (2) na CLDF, o deputado Evandro Garla (PRB) se viu praticamente sozinho dentro do Plenário, quando o ponteiro do relógio marcava 15hs. Para passar o tempo, Garla subiu à Mesa Diretora e leu o expediente, depois, foi ler a grande Bíblia Sagrada que sempre está aberta na lateral direita da Mesa. O deputado é evangélico e pertence a Frente Parlamentar em defesa de sua religião, que conta com o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), o deputado Benedito Domingos (PP) e a presidente da Frente, Celina Leão (PSD). Toda segunda-feira é promovido um culto no Plenário das comissões, às 12 hs, além da reunião mensal que a Frente promove.

O dia dos ministros

 

A Câmara dos Deputados vai receber hoje vários ministros em suas comissões temáticas. O ministro da Educação, Aloísio Mercadante (PT), estará na Comissão de Educação e Cultura, que também receberá a ministra Marta Suplicy (PT), da Cultura, na parte da tarde. O poderoso ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), estará em audiência conjunta nas comissões de Seguridade Social e Família; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Defesa do Consumidor. Além destes, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, vai falar dos programas de sua pasta na comissão de mesmo tema. Com tanta visita ilustre, o dia de hoje passa a ser o Dia dos Ministros na Câmara, que podia ter a presença de ministros toda semana, debatendo projetos e ouvindo diretamente os representantes do povo!

Ministro dos Transportes


Foto: Ariel Costa

O ex-governador da Bahia, César Borges (PR-BA), toma posse hoje como ministro dos Transportes. Borges foi recebido pelo Bloco União e Força (PTB, PR, PSC e PPL) ontem (2), no Senado. Liderado por Gim Argello (PTB), o bloco subscreve a indicação de Borges pelo PR para assumir o ministério. Com tantos homens de peso indicando Borges, o cuidado é para o asfalto não rachar!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário