segunda-feira, 1 de abril de 2013


Dividindo o poder


A distribuição de cargos de confiança e a realocação de servidores na estrutura administrativa da CLDF domina as atenções da Casa esta semana. A nova composição da Mesa Diretora e, agora, a estruturação das comissões exigem a revisão do quadro de pessoal que assessora os parlamentares em cada comissão ou secretaria. Os cargos são diversos e incluem servidores concursados e comissionados. À Coluna, um integrante da Mesa Diretora afirma que não serão criados novos cargos e que não haverá reajuste na remuneração dos servidores.

Espaço alheio


A reestruturação é necessária para que os parlamentares possam ter pessoas de suas equipes diretamente colocadas em cada posto de comando dos deputados. Até mesmo para trocar as equipes de um lugar para outro há disputa entre os distritais. Dizem que alguns estão cheios de vontade de remanejar postos estratégicos ligados a outros pares.

“Intriga da oposição”


Foto: Valter Campanato/ABr
 

Fogo amigo


A novela da regularização das expansões comerciais, popularizadas como “puxadinhos”, na Asa Sul, está chegando próxima ao capítulo mais dramático: o fim do prazo (30/4) dado para os comerciantes se adequarem ao novo padrão arquitetônico. Na tentativa de resolver definitivamente o problema, especialistas se desdobram para entender o real motivo da difícil solução do conflito e afirmam: a falta de adequação é motivada por alguns comerciantes que, em nenhuma hipótese, conseguirão adaptar seu imóvel, desqualificando e tumultuando o processo. Assim, a solução seria a reorganização das lideranças. Resta saber quem será o salvador da pátria aos 47 do segundo tempo!

No quintal  de casa


Foto: Wilson Dias/ABr

É hora de pensar e repensar os cenários político e partidário para iniciar a disputa eleitoral do ano que vem. Grupos ligados ao ex-governador José Roberto Arruda estariam sendo pressionados a manter suas candidaturas apenas em âmbito local, ou seja, apenas para deputados distritais ou governador/vice. Candidaturas à Câmara dos Deputados ou ao Senado por aqueles que tiveram seus nomes citados na Caixa de Pandora não são bem vistas, isso porque o processo que repousa no Superior Tribunal de Justiça (STJ) subiria para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde o temido Joaquim Barbosa teria grande peso ao ver a ‘sessão de filmes’ que culminou no escândalo. Caso um dos citados passe a ser mandatário federal, o inquérito sobe para o STF e o desfecho pode ser pior do que o do Mensalão.

ASSIM, nomes como o do ex-governador Paulo Octávio e do distrital Roney Nemer (PMDB), forte candidato a deputado federal, estariam fadados a disputar um mandato como distrital, mesma situação de Arruda. Neste caso, o processo desceria para o Tribunal de Justiça do DF e Territórios. No quintal de casa, a tal ‘sessão de cinema’ não teria o mesmo recorde de bilheteria. Com puxadores de votos deste quilate, a CLDF será toda Arruda!

Foto: Marcelo Casal Jr/ABr
 

Segurando pela simpatia


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) está colecionando adesões através da simpatia de empresários e políticos em seu Estado. Campos tem aproximado lideranças empresariais que estão felizes com sua atuação e, com isso, atraindo políticos que sabem que a boa relação pode definir posições estratégicas. A última conquista de simpatia de Campos é o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, que tem se aproximado do governador e feito uma ponte direta junto à cúpula do PSDB. A boa relação prevê a estratégia que pode unir os dois projetos na corrida ao Planalto.
 

ADM em Ação


Ouvir de perto as demandas e necessidades da população é a iniciativa que mais agrada aos eleitores, pois pode representar a solução mais viável dos problemas sociais a que estão expostos. Um dos mais bem sucedidos programas de trabalho da Administração Regional do Guará está de volta: nos dias 01, 02 e 03 de abril acontece mais um ADM em Ação. Por meio do projeto, os moradores podem apresentar sugestões e reclamações de forma prática e direta.

ATÉ QUARTA-FEIRA (03), de 08h às 18h, diversos órgãos do GDF, como Procon, Vigilância Sanitária, Sejus, entre outros, estarão na QE 38/42, com ampla estrutura para receber os moradores da região. Dentre os serviços estão: caminhões para recolher materiais sem uso, como móveis e eletrodomésticos velhos, equipe da vigilância sanitária para verificar nas residências possíveis focos do mosquito da dengue e recolhimento de eletro-eletrônicos para reciclagem. Segundo o administrador Carlos Nogueira, a ação permite um contato mais próximo com a comunidade, o que facilita o diagnóstico do problema e ajuda no planejamento e elaboração das ações para o Guará.
 

Do tamanho do mundo


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou levantamento sobre a estrutura burocrática dos Estados, ou seja, o tamanho da máquina pública dividida entre os entes federados. O número final é espantoso e alarmante: são 105 mil servidores comissionados, nomeados sem concurso público, sendo 74 mil na administração direta. O Estado recordista é o Goiás, com cerca de 10 mil funcionários, seguido da Bahia, com pouco mais de 9 mil. Na relação população/servidor, Rondônia lidera com 900 servidores por 100 mil habitantes. Entre os partidos, PSDB tem a maior parte dos nomeados, 37,6 mil cargos em oito Estados. O PT tem a maior relação entre cargos e população, são 75 para cada 100 mil. Quem vê os números imagina que se trata de esfera global, principalmente, se pensarmos que o presidente americano nomeia menos cargos que alguns governadores no Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário