quinta-feira, 28 de março de 2013


Vitória completa


Policiais civis e militares tiveram na terça-feira (26) a vitória completa do aumento de salários e efetivos no DF. O senador Gim Argello (PTB-DF) conseguiu aprovar no Senado, em menos de 24 h, os dois projetos que concedem o aumento a categoria. Depois da articulação da bancada federal na Câmara, encabeçada pelo coordenador da bancada, Luiz Pitiman (PMDB-DF), Gim assumiu a articulação no Senado consumando o aumento de 15,8% aos policiais. Feriadão da semana santa de felicidade nas entidades de representação da categoria.

Bolsa Anti-Drogas



A grande quantidade de bolsas de auxílio distribuídas pelo governo foi lembrada de forma coerente pelo deputado Benedito Domingos (PP). O parlamentar lembrou que várias ajudas são dadas de forma infundada e aproveitou para protocolar indicação ao governador Agnelo Queiroz (PT) para que o Executivo implemente uma ajuda de custo para financiar o tratamento de dependentes químicos em clinicas ou instituições de reabilitação.

Ligação santa


Uma ligação a cada um dos deputados distritais mudou o acordo do feriadão na CLDF. Iniciativa de um integrante da Mesa Diretora, clamava aos parlamentares a estarem presentes na sessão ordinária de ontem (27) com o objetivo era aprovar alguns projetos do Poder Executivo. O argumento é de que seria uma demonstração de que mesmo na semana santa a Casa está com vontade de trabalhar, deixando todos com a consciência tranquila com os santos. Mesmo com uma hora e meia de atraso, quatorze parlamentares estiveram presentes e aprovaram dois projetos.

Transparência e qualificação


O PL 1.175/2009, do deputado Chico Leite (PT), institui transparência na matrícula das escolas da rede pública, exigindo a divulgação do número de vagas disponíveis em cada unidade educacional e a relação nominal dos alunos matriculados. Já o PL nº 1.292/2012, do Poder Executivo, trata da capacitação profissional dentro do programa DF Sem Miséria, que prevê a criação de “fábricas sociais” destinadas à qualificação profissional, sendo as atividades custeadas pela Secretaria Especial da Copa de 2014 e por convênios com instituições públicas e privadas.

Despojado


O deputado Wellington Luiz (PPL) foi um dos que aderiram ao argumento da demonstração de trabalho. Chegou ao Plenário vestindo calça jeans, camiseta polo, gravata e tênis. Foi a sensação da tarde palaciana, rendendo até foto com o estilo despojado de véspera de feriadão.

Na cola da Copa


Foto: Wilson Dias/ABr

A Comissão Especial da Copa do Mundo da CLDF ouviu, ontem (27), o secretário de Estado extraordinário da Copa do Mundo, Cláudio Monteiro (E), chefão do comando do evento no DF. Foram mais de uma hora de fala do secretário, destacando várias colocações, como a expectativa de impacto da Copa na economia do DF na ordem de R$ 4 bilhões, segundo estimativa da FGV, além da visita de 12 mil turistas na Copa das Confederações e 600 mil na do Mundo, ano que vem.

Passageira


As colocações do secretário foram ótimas, parecia que estava respondendo à críticas. Quado o deputado Professor Israel (PEN) chegou na reunião, atrasado, cumprimentou Cláudio e disse que estava na reunião da comissão de Educação, justificando o atraso. O secretário respondeu: “Faz bem! A Copa é passageira, mas a educação é permanente”! Pouco antes, disse: “Um assessor meu falou para que eu passasse o zíper na boca, antes de chegar aqui”.

Na real?


Questionado pela deputada Eliana Pedrosa (PSD) se os números de impacto na economia eram em reais (R$), Monteiro, não compreendendo corretamente,  respondeu: “Sim, tudo é real, comprovado!”, levando todos a descontração de uma longa gargalhada.

“Cidade enjoada”



O presidente da comissão, deputado Olair Francisco (PTdoB), ajudou para que o clima ficasse ainda mais descontraído. Quando o secretário falou das estruturas complementares e reforma do Serejão como campo de apoio, Olair questionou que a situação do Estádio era caótica, apesar de Monteiro afirmar que lá a reforma é coisa pequena, quando completou: ‘Sabe como é Taguatinga, o povo lá é enjoado”! Risos à parte, Cláudio disse que queria ver a cidade toda enjoada, já que isso se trata da participação nos eventos.

Estratégia furada


O PSDB/DF faz hoje uma reunião de sua executiva para definir os nomes das disputas de suas zonais. A reunião promete ser quente, uma vez que o partido sempre elegeu sua direção com o consenso de suas lideranças e apoio de seus militantes. No momento, algumas destas lideranças que vieram compor o partido tentam atropelar lideranças já enraizadas e ganhar espaço à força. Esta via de embate sempre foi coibida na sigla, levando os dissidentes à derrota. Agora, o cenário se desenha novamente, gerando a especulação de quem estaria por trás da estratégia e se a articulação passa por membros da Câmara dos Deputados, que estariam tentando facilitar o ingresso no partido. Qualquer uma das alternativas promete ser amplamente combatida.

Blitz do consumidor


Na primeira reunião da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da CLDF, na manhã de ontem (27), o colegiado firmou parceria com a comissão de defesa do consumidor da OAB-DF. O objetivo é fazer uma parceria efetiva na análise de projetos de leis, realização de seminários e de bltiz nas ruas e em todas as atividades necessárias, como esclarecimentos de legislações que, na sua maioria, não são do conhecimento do consumidor e na preparação de novas legislações pela Câmara. Os primeiros alvos são as operadoras de telefonia e os postos de combustíveis, bandeira do presidente da CDC, deputado Chico Vigilante (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário