quarta-feira, 24 de abril de 2013


Desempacando o Jegue


Foto: Roberval Eduão

“Deputado entende tanto de bactéria quanto jegue de religião [sic]”, governador Agnelo Queiroz (PT) sobre a vistoria da comissão de Saúde da CLDF no Hospital de Ceilândia, após mortes de recém nascidos por bactérias. Na sessão de ontem (23), na CLDF, a deputada Celina Leão (PSD) pediu questão de ordem para esbravejar em cima das declarações do governador. Contudo, com mãos de ferro, o presidente Wasny de Roure (PT) interrompeu a parlamentar, após Liliane Roriz (PSD) pedir um aparte à Celina e  disse que não concederia a palavra a ninguém, pois viraria bagunça. Seguiu com o encaminhamento da votação e ficou por isso mesmo.Dizem que Wasny quer desempacar o jegue!

A duras penas


Os distritais aprovaram, ontem (23), alguns projetos de interesse do Poder Executivo no Plenário da CLDF. Após reunião dos líderes, foi acordado a apreciação de vetos do governador e a votação de outros oito projetos de lei prioritários para o governo. Iniciada a sessão e a apreciação dos vetos, logo apareceu uma quebra de acordo. Segundo a líder do governo, Arlete Sampaio (PT), seis deputados votaram de forma diferente do acordo, levando-a a pedir que se deixasse a votação dos vetos para outro dia, seguindo com a dos projetos do governo, e foi atendida. Entre eles, foram aprovados o PLC 65/2013, que prorroga para 30 de abril de 2015 o prazo de adequação dos puxadinhos da Asa Sul; o PL 1416/13, que unifica a alíquota do ICMS em 4% para importação; e o PL 1449/13, que institui o Simples Candango.

Prendendo pela barriga


Foto: Reprodução

O líder do bloco união e força (PTB/PR/PSC), no Senado, Gim Argello (PTB), segue com a estratégia de aproximação com autoridades importantes. Promove almoços às terças-feiras e conduz o debate entre os 12 senadores do bloco e o convidado. Ontem (23), foi a vez do vice-presidente Michel Temer (PMDB), que aproveitou para dizer que é favorável à reforma política que reduza o número de partidos políticos no Brasil. Para Temer, esta é uma posição antiga sua que contribui para a democracia. Gim, que a cada dia deixa mais evidente os rumores que pretende ir para o Tribunal de Contas da União (TCU), faz como namorada do interior, que cozinha para prender o namorado pela barriga! Parece que tem dado certo.

Azeitando justificativa


Foto: CLDF

O deputado distrital Wellington Luiz (PPL) está preparando a justificativa para deixar o PPL. A razão é o convite direto que recebeu do vice-governador, Tadeu Filippelli, para ingressar no PMDB. À Coluna, o parlamentar disse que se sentiu lisonjeado com o convite de Filippelli, considerando irrecusável. Wellington se preocupa com relação à justificativa para deixar o PPL. Ele teme que o TRE possa questionar a troca de legenda. Segundo ele, o vice-governador e sua assessoria auxiliam na argumentação necessária para isso. Quanto a relação do presidente do seu partido, Marco Antônio Campanella e Filippelli,  é umbilical, não devendo ser questionada a desfiliação do parlamentar pelo partido. A expectativa é de que a filiação ao PMDB aconteça na semana que vem.

Eleitorando crescente


Por trás do convite ao deputado Wellington está a questão da Polícia Civil. O parlamentar foi presidente do sindicato da categoria e se elegeu pelo PSC para seu primeiro mandato. Após as divergências salariais da categoria, Wellington é hoje o distrital que está mais próximo dos policiais. Pensando no eleitorado crescente, Filippelli sai na frente da corrida para ajudar a puxar cadeiras para o PMDB na CLDF.

Agenda legislativa da indústria


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou, ontem (23), a 18ª edição da Agenda Legislativa da Indústria. Na solenidade, que reuniu grande público, receberam a agenda com os principais projetos de lei do Congresso Nacional que impactam o setor os presidentes da Câmara, Henrique Alves (PMDB), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O presidente da CNI, Robson Andrade, pontuou os principais projetos da agenda, como o Código de Defesa do Contribuinte, a extinção do recolhimento do adicional de 10% sob o FGTS nas demissões sem justa causa e a MP dos portos, que deve ser votada hoje na Câmara.

Sou deputado?


A reunião da Comissão de Assunto Fundiários da CLDF, ontem (23), teve um protagonista diferente, um assessor da deputada Celina Leão (PSD). O homem respondia a questionamentos como se fosse a sua deputada, ou melhor, como se deputado fosse! A líder do governo, Arlete Sampaio, que fala enquanto o novo deputado tagarelava, se irritou: “Isso é uma palhaçada”, que saiu antes do término da sessão. Não restou alternativa ao presidente do colegiado, Cristiano Araújo (PTB), a não ser encerrar a reunião.

Eleição curiosa


A eleição de domingo (21), no Paraguai,  entrará para a história dos pleitos curiosos que serão estudados por analistas políticos. O vencedor foi Horácio Cartes, que obteve 45,91% dos votos válidos. Depois que o ex-presidente Fernando Lugo foi destituído pelo Congresso, os bolivarianos se sentiam golpeados. Lugo conseguiu ser candidato ao Senado, onde os candidatos recebem votos em todo o país. Na quarta-feira (17), a aliança liberal ligada ao ex-presidente começou a veicular o empate na disputa, imaginando que conseguiriam deslocar votos para o grupo. A artimanha não deu certo, pois os chamados eleitores úteis migraram para o candidato colorado (Cartes) como forma de não deixar os liberais chegarem ao poder. Enfim, a estratégia do empate minou forças dos ascendentes, deixando inclusive Fernando Lugo sem uma vaga no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário