segunda-feira, 29 de abril de 2013


Bandeira certa


Foto: CLDF

O distrital professor Israel Batista (PDT) está determinado a defender uma antiga demanda dos comerciários e funcionários da noite na Capital. O setor de comércio e serviços briga por atendimento noturno do serviço de transporte público para seus funcionários e colaboradores. Embalado pela lei seca e seus efeitos práticos no lucro de bares e restaurantes, que viu o faturamento despencar 25%, Israel já se mostrou a via de acesso entre o setor e a CLDF, aumentando representatividade na interlocução da demanda junto ao GDF.

O transporte público 24hs que atenda a chamada “Rota Cultural” coloca o parlamentar em situação ímpar, resolve o antigo problema da falta de transporte noturno aos trabalhadores e amplia as alternativas para que a Lei Seca não deteriore as opções de diversão em Brasília. Hoje, às 15h, Israel fará Audiência Pública na CLDF para discutir a proposta, apoiada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). Assim, o deputado começa a se aproximar do eleitorado que elegeu o deputado Reguffe (PDT), consolidando-o como seu sucessor na esfera local.

Pensando bem...

Diante da fragilidade nas relações institucionais entre os Poderes Legislativo e Judiciário, quem precisa mesmo de um bom articulador político que faça essa ponte é o Supremo Tribunal Federal (STF). No Tribunal de Contas da União (TCU) o clima é mais ameno. Cuidar da aplicação dos recursos públicos ou julgar a constitucionalidade de leis parece não fugir muito do mérito, já que para chegar ao STF é preciso ter apenas “notório saber jurídico”. Quem sabe Dilma não mude de ideia e indique o senador do bilhão para o cargo.

180 anos dos VICENTINOS

Prestar serviços aos que estiverem em dificuldades e levá-los a Deus sempre que possível é uma missão que faz parte do dia a dia da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), os Vicentinos. Os 180 anos da fundação, que ajuda milhares de idosos e crianças no Brasil, serão comemorados hoje na Câmara dos Deputados. A Sessão Solene, proposta pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), acontecerá no Plenário da Câmara, às 10hs, com a presença da presidente do Conselho Nacional do Brasil, Ada Ferreira, e o Vice-presidente, Renato Lima, que levarão um grupo de 40 crianças para cantar o Hino nacional. Elas fazem parte da Creche Frederico Ozanam, mantida pela SSVP no Distrito Federal, em Ceilândia.

Aproximando da mídia

O presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), iniciou um ciclo de reuniões com jornalistas, colunistas e blogueiros do DF. A intenção é ouvir sugestões sobre os serviços ofertados pala Casa, aumentar a transparência das ações institucionais e concomitantemente aproximar a Câmara da população. Para tanto, Wasny recebeu os profissionais de veículos impressos e TV’s na sexta-feira (26), para um café da manhã. Nas próximas semanas ele receberá blogueiros e jornalistas de veículos pequenos.

Durante o café, o presidente falou da necessidade de interlocução plena com Judiciário e Executivo, principalmente, no tocante a regularização fundiária, além de anunciar o cadastramento de jornalistas e melhoras nas condições de trabalho dos mesmos na Casa. Este colunista apresentou sugestões para o sistema de acompanhamento de proposições, com modelo “push”, onde o cidadão recebe no e-mail notícias da tramitação de projetos, divulgação de todos os projetos apreciados no Plenário, no final de cada sessão, padronização e divulgação da pauta das Comissões permanentes, que dariam mais visibilidade e transparência nas ações do Legislativo local.

União à esquerda

Foto: Antonio Cruz/ABr

O congresso do PSB que aconteceu sábado (27) reuniu uma grande parcela da militância de esquerda na Capital Federal. O presidente do partido, Marcos Dantas, ligado ao senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), foi reconduzido ao cargo. Lideranças do PDT, PSOL, MD (PMN+PPS) e Rede Sustentabilidade prestigiaram o encontro, que serviu para pautar o discurso ideológico mais à esquerda no DF. Embora as alianças partidárias ainda não tenham definido uma coligação, ficou evidente o esforço mútuo em unir esses discursos numa aliança capaz de chegar ao Buriti em 2014, sob o comando de Rollemberg, com um possível Toninho do PSOL de vice. Será?

Em casa

O PSDB de Minas Gerais realizou sua convenção estadual, no sábado (27), em Belo Horizonte. Cerca de 2.500 tucanos participaram do encontro, que reelegeu a Comissão Executiva do partido, presidida pelo deputado federal Marcus Pestana. O diretório terá cinco metas até o ano que vem: difundir os avanços sociais promovidos no governo de Antônio Anastasia; contribuir para a construção de um projeto para o futuro de Minas e do Brasil; patrocinar a unidade das forças aliadas em Minas; fortalecer a chapa de deputados estaduais e federais e ser a principal alavanca para o projeto nacional que vai eleger o futuro presidente da República em 2014.

Foto: Reprodução

O Presidenciável Aécio Neves foi o grande destaque. “Minas e o PSDB são a minha casa e a minha causa. Em Minas, aprendemos muito cedo que política, na dimensão maior, significa generosidade, desprendimento e coragem para transformar de verdade a vida das pessoas”, afirmou o senador. Aécio tem avançado na articulação para união da oposição. A PEC de sua autoria que altera para 5 anos o mandato de Presidente da República, sem reeleição, pode atrair o PSB e seu pré-candidato, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aglutinando forças para por fim ao projeto petista de 20 anos no Poder.

Quem quer?

A expectativa da semana na CLDF gira entorno da escolha do relator do caso Raad Massouh (PPL), pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A reunião que definirá o relator do caso será na quinta-feira (2/05). No momento, o único pré-disposto a encarar a relatoria é o deputado Patrício, mas, neste caso, outros devem se dispor, pois o caso já passou por ele quando presidente da Casa e corregedor do processo. A dificuldade em pedir a cassação de um colega, por conta do desgaste institucional, afasta todos do problema, que gera visibilidade. Contudo, os rumos da votação aberta em Plenário podem qualificar ou não seu relator, em momento decisivo da filiação partidária para 2014.

Rumo á Câmara dos Deputados

O PRB realizou na semana passada reunião com seu diretório distrital. O presidente nacional Marcos Pereira, se reuniu com lideranças do partido para definir estratégias para a eleição de parlamentares na Câmara dos Deputados e na CLDF. A legenda entende que os escândalos na política local tornaram o eleitor brasiliense muito mais criterioso na hora de escolher um representante. O distrital Evandro Garla deve concorrer a uma vaga de deputado federal, abrindo caminho para o pastor e atual secretário do Idoso, Ricardo Quirino e o secretário de Esportes, Júlio Ribeiro, para a CLDF. A novidade pode ser a candidatura própria para o Senado, onde um nome forte seria o do secretário do Conselho de Governo, Roberto Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário