sexta-feira, 26 de abril de 2013


Agilizando


O deputado Chico Vigilante (PT) procurou a Coluna para dizer que a situação das escadas rolantes da rodoviária está sendo agilizada. Ontem (25), publicamos nota dizendo da ira do governador Agnelo com a situação. Chico afirma que a paralisia do equipamento se deu por uma sabotagem em peça que custa R$ 5 mil, daí o problema no serviço. Para ele, o administrador da rodoviária, Severiano Rodrigues (Viana), vem fazendo um excelente trabalho, de colocação de papel higiênico nos banheiros à identificação de superfaturamento nos cerca de 25 litros de cera que a empresa de serviços diz usar no chão, que, nas palavras do mesmo, nunca viu “uma gota do líquido”. Com o puxão de orelhas, agora as escadas devem funcionar!

Tocando o terror


Um diretor de comunicação está tocando o terror nos órgãos do GDF. O sujeito dá broncas e persegue jornalistas das assessorias ligadas às Secretarias de Estado. O “espertão” passa por cima de todo mundo, inclusive de seu superior, recém-chegado. Quer que a comunicação das Secretarias sejam centralizadas nele, dificultando a vida dos jornalistas nas redações. Tem muita gente com saudade da antiga chefe, que era exigente, mas não tratorava ninguém. Com a comunicação falha, fica difícil falar a mesma língua, quem dirá mobilizar alguma coisa!

Indicação certa


Foto: ABr
 
A indicação do senador Gim Argello (PTB) para a vaga de Valmir Campello no Tribunal de Contas da União (TCU) está definida, garante um amigo próximo a Renan Calheiros (PMDB), que subscreve a indicação à Presidente Dilma. Gim estaria indo para o TCU porque avalia uma complicada corrida eleitoral ao Senado. No TCU, ele mantém sua esfera de articulador político e pode viabilizar negociações relevantes ao Executivo e Legislativo. 

O caso do pedido do PCdoB contra a candidatura ao Senado em 2006 do ex-governador Joaquim Roriz pode ser uma das razões da ida de Gim para o TCU. O recurso alegando que Roriz utilizou-se do número 156 como candidato, em alusão ao telefone de atendimento do GDF,  deve ser analisado na semana que vem.  Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acate o pedido, Gim perderia o mandato, assumindo o segundo colocado (Agnelo) ou seu suplente, Messias de Souza (PCdoB), administrador de Brasília. Um empate pode ocorrer no TSE, pois o ministro Henrique Neves é irmão do advogado de Gim, Fernando Neves. Com o impedimento de Henrique, a ministra Carmem Lúcia pode votar duas vezes, complicando o meio de campo. O TCU seria o prêmio de Gim pelos seis anos de Senado.

Guerra perigosa


Foto: Divulgação
 
A disputa de poder entre Legislativo e Judiciário vive capítulos conflituosos. Na quarta-feira (24), o ministro do STF, Gilmar Mendes, concedeu liminar ao senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) suspendendo a tramitação do projeto que dificulta a criação de novos partidos, gerando alvoroço no Congresso. 

Em outro caso, uma proposta de emenda constitucional (PEC 33/13) pretende diminuir os poderes do STF.  Pela proposta, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma. Hoje são apenas seis. A inconstitucionalidade ainda teria que ser validada pelo Congresso, que também teria poderes sob as súmulas vinculantes.  A PEC seria uma retaliação ao julgamento do Mensalão. Essa guerra entre poderes é extremamente perigosa e pode acabar com os pilares da jovem democracia brasileira, em nome de pecuinhas e ressentimentos. Lastimável!

Preparando o terreno


Foto: ABr
 
O PSB-DF realiza amanhã (27) um congresso para a definição de seu novo diretório e executiva regional, além de discutir  a conjuntura política local. A plenária do partido contará com a presença dos líderes do Psol, do PDT, do novo Mobilização Democrática (MD- PPS+PMN) e da Rede Sustentabilidade. No encontro, as siglas farão um ato em defesa do pluralismo político e da livre criação e organização partidária. O evento será no auditório da LBV, a partir das 9h. 

A grande questão é definir a posição do partido para a corrida eleitoral de 2014. A definição da executiva regional decidirá a condução da candidatura do senador Rodrigo Rollemberg ao GDF, dando suporte a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. O atual presidente do PSB-DF, Marcos Dantas, deve ser reconduzido ao cargo. Ele explica que o partido se prepara para qualquer cenário, com ou sem candidatura própria, e que o congresso é uma mobilização contra o projeto que dificulta a criação de partidos.
 

Retomando espaço


Nos bastidores da política há rumores de que o distrital Cristiano Araújo (PTB) pode estar retomando seu espaço no Buriti. Passado o calor do momento na disputa da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF),  em que o GDF amargou uma derrota para Araújo, ele pode ganhar uma Secretaria para si ou indicar um administrador regional. O parlamentar nega que houve convite ou que esteja em negociação, mas uma fonte assegura que está tudo certo. Seria o recomeço da relação com o Buriti para a nova apresentação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que tem que passar pela CAF. Resta esperar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário