quarta-feira, 17 de abril de 2013


Acendendo a velinha


Foto: Thayse Lopes

Quem comemorou aniversário ontem (16), em grande estilo, foi a distrital Liliane Roriz (PSD), que reuniu uma multidão na missa oferecida por seus pais, o ex-governador Joaquim Roriz e a esposa, Dona Weslian, na paróquia do Perpétuo Socorro, no Lago Sul. Vários políticos estiveram presentes e metade da Câmara Legislativa foi cumprimentar a família, que promete voltar a comandar o ‘quadradinho’. Mas quem roubou mesmo a cena foi o ex-senador Luiz Estevão que, cheio de simpatia, desfilou entre os convidados VIP. A aniversariante estava emocionada, aproveitando para fortalecer-se como a representante do clã Roriz, que deve estar na chapa majoritária em 2014. Amanhã, teremos mais, com o tricô de pé de ouvido entre os distritais.

As promessas...


A distrital Celina Leão (PSD) protocolou ontem (16), na CLDF, representação por descumprimento de responsabilidades por parte do governador Agnelo Queiroz (PT). O pedido, feito à parlamentar pela Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do DF (Aspra), pleiteia abertura de processo por crime de responsabilidade. A justificativa são 13 promessas de campanha feitas aos policiais e bombeiros que não teriam sido cumpridas, como: reestruturação do plano de carreira, oferta de cursos de graduação e pós, terceirização das guardas dos quartéis, código de conduta ética e etc. Nos corredores, fala-se até onde tem influência de um outro parlamentar que já presidiu a Aspra, as possibilidades: impulsionado por este distrital ou  a inércia do mesmo junto a categoria, que teria acelerado ainda mais o pedido.

Resíduos Sólidos da Saúde


O perigo dos resíduos sólidos da saúde ao meio ambiente será abordado pelo Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio-DF). O tema será objeto da palestra: “Resíduos Sólidos de Saúde – A importância do RSS na Saúde e na Sustentabilidade Ambiental”. O encontro acontecerá no dia 26 de abril, às 9h, no auditório do Senac (703/903 Sul), onde o Dr Luiz Carlos da Fonseca e Silva, diretor de Condomínios de Consultórios e Clínicas, e médico da Anvisa, esclarecerá dúvidas sobre a importância do manejo dos resíduos sólidos de saúde e seus reflexos expressivos no Meio Ambiente. Com entrada franca, a palestra é fonte certa para aperfeiçoar os geradores destes resíduos no seu descarte e para os gestores de condomínios.

De pesquisa em pesquisa


Diversos partidos estão realizando suas pesquisas para avaliarem o cenário político da eleição de 2014. No DF, uma destas pesquisas deixou muitos alegres e outros muito preocupados, nesta semana. Os números são impressionantes e acendem as luzes de alerta em várias cores e, principalmente, revelam que alguns precisam mesmo mudar de assessoria e equipe, senão, não chegarão sequer no segundo turno, pois conhecidos já são, mas estes ainda não sabem se são conhecidos pelo bem ou pelo mal!

Conselho de Transparência


Foto: Antonio Cruz/ABr

Foi instalado ontem (16) o Conselho de Transparência e Controle Social do Senado Federal. A grande missão do órgão é tornar mais transparente as ações e gastos efetuados na Casa, que possui fama de ser ‘fechada”. O novo colegiado vai reunir diretores das secretarias de Transparência, de Informação e Documentação, de Comunicação Social e de Pesquisa e Opinião do Senado e pode contar com representantes da sociedade. Outra atribuição será atender as demandas da lei de acesso à informação e pleitos da sociedade. A medida é mais uma iniciativa do presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tentar reverter a visão pessimista que a sociedade possui da Casa e de sua pessoa. “Que os brasileiros vejam no Senado o trato austero da coisa pública. Fizemos um compromisso com a transparência. Se o ovo da serpente é escamoteado, oculto, vamos aplicar uma overdose de transparência”, inflamou Renan.

Preparando o terreno


O Instituto Fecomércio-DF irá realizar uma ampla palestra sobre a qualificação e a motivação dos trabalhadores para as atividades comerciais voltadas para a Copa do Mundo de 2014. O objetivo é fornecer conhecimento às micro empresas do comércio varejista de qualificação e ampliação dos produtos e serviços ofertados e buscar novas oportunidades de negócio. O evento é denominado de Seleção Brasiliense de Empreendedores, que ocorrerá na terça-feira (23), no auditório do Parlamundi, na Legião da Boa Vontade. É a oportunidade que faltava aos pequenos comerciantes para acharem um bom nicho comercial durante os eventos internacionais que a cidade irá receber.

Pela vida


A morte de mais um pedestre no Eixão na segunda-feira (15) levou o deputado Evandro Garla (PRB), ontem (16), à tribuna da CLDF. O parlamentar cobra uma solução para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), pedida pelo TJDFT, a lei nº 4.655/2011, de sua autoria, que cria o Programa Adote uma Passagem Subterrânea. A norma permite que empresas privadas e artistas firmem convênio com o GDF para recuperação e manutenção das passagens nos Eixos Sul e Norte, onde as empresas, em contrapartida, podem fazer propagandas. Segundo o deputado, as passagens, limpas e conservadas, são essenciais para que a população não perca a vida na travessia da via.

Cheio, mas sem deliberação


A CLDF teve mais um dia de Plenário lotado na tarde de ontem (16), mas sem que os presentes permanecessem à espera da deliberação dos projetos em pauta, que, nesta hora, estava sem quórum para apreciar as iniciativas legais. Quem mobilizou a sessão foram os servidores da carreira de gestão fazendária, que reivindicam a reestruturação da carreira. Quem intercede pela categoria junto ao GDF é o deputado Agaciel Maia (PTC), que apresentou moção ao secretário de Administração, Wilmar Lacerda (PT), para que o governo apresente o esperado projeto que corrige a defasagem no salário destes servidores. Agaciel espera a realização de estudo orçamentário para viabilizar uma das áreas essenciais para a arrecadação do Estado.

A história do voto


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Fundação Armando Álvares Penteado abrem hoje a exposição “Voto no Brasil: uma história de exclusões e inclusões”. A mostra deverá ficar aberta ao público durante o ano de 2013. Nela, a história das eleições no Brasil é contada em detalhes, desde 1532 até os dias de hoje, destacando as pessoas excluídas e incluídas no processo eleitoral. A solenidade acontece hoje, às 18h30, mas será aberta ao público somente na quinta-feira (18). Quem quiser conhecer esta história que revela os passos da democracia no Brasil é só ir ao Museu do TSE, no subsolo do Tribunal. Na ocasião, também será lançado o Anuário da Justiça – Brasil 2013, pela fundação e a revista Consultor Jurídico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário