segunda-feira, 15 de abril de 2013


A hora e a vez do nordestino

 
O presidenciável Aécio Neves será o protagonista do PSDB em suas propagandas na TV e no Rádio deste mês. A estratégia do momento é dividi-las em três comerciais de 30 segundos. Um, especialmente dirigido aos nordestinos, onde Aécio fala da pior seca dos últimos 40 anos e invoca uma ousada decisão para assegurar água, evidenciando a falta de vontade do governo em fazer isso. Outro, no Rio, destinado ao segundo grupo de inserções, onde o tucano se dirige ao eleitor chamando-o de “amigo”. E, por último, o pré-candidato fala em um contexto nacional, criticando a economia.

A ESTRATÉGIA segue a linha de colocar Aécio como uma figura nacional. Depois destas propagandas partidárias, as próximas já mostrarão para o Nordeste quem é o candidato, onde diz: "Sou Aécio Neves, fui governador de Minas. E se você também acredita que é possível, vamos conversar." Eleitor majoritariamente petista nas últimas eleições, o nordestino precisa mesmo é ser chamado pra comer uma buchada, que se come mesmo sem água!

No tempo do relógio

 
O correr do tempo no relógio é conhecido por todos, mas poucos sabem como é longo um minuto de discurso bem centrado, empolgante e que, principalmente, prenda o espectador em suas ideias centrais. Em tempos em que o tempo de cada partido na propaganda eleitoral vale mais que dinheiro, todos correm para adequar os discursos na casa dos segundos. Dilma, ao contrário, busca ampliar os seus pronunciamentos oficiais. Passou de pouco mais de 5hs discursando em cada um dos dois primeiros anos de governo. Agora, com 100 dias do terceiro ano de mandato, já falou mais de 15hs. Busca conquistar palanques antecipados e falar mais com o eleitor e não com o cidadão, como fazia no começo. Receita exata para manter uma boa presença e conquistar a reeleição, só não pode é descuidar da economia, pois o preço do pão faz o ponteiro deste relógio acelerar!

Presentes de aniversário

 

Foto: CLDF
 
A assessoria do presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), prepara um grande pacote de ações para presentear o parlamentar, que comemorará 62 anos em 10 de maio. Sua página na internet vai receber um vídeo com todas as ações do mandato, além de uma repaginada geral e de depoimentos sobre o deputado. Uma ampla agenda de atividades de consolidação do papel da CLDF também reforça o trabalho de Wasny à frente do Legislativo local. Para parabenizá-lo e movimentar as bases de apoio entre os amigos e simpatizantes do distrital, um grande jantar está sendo organizado em uma famosa churrascaria de Águas Claras, que ocorrerá na véspera do aniversário, cuja adesão é de R$ 50. A equipe trabalha em perfeita sintonia para que o chefe possa fazer a melhor gestão da história da CLDF e tem pressa, pois o chefe pode ir antes do final do mandato para o Tribunal de Contas do DF.

No comando

 
Foto: Sedhab
 
A saída de Geraldo Magela (PT) da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano provocou uma grande revolta no PPS. Isso porque a volta de Magela a Câmara dos Deputados tira do mandado o suplente, Augusto Carvalho (PPS). A razão para volta de Magela à Câmara é a campanha contra a saúde pública promovida pelo deputado suplente. Com isso, uma das principais apostas do governo para aumentar sua popularidade, a regularização fundiária com entrega de escrituras em regiões de baixa renda, fica sob o comando interino do secretário-adjunto, Rafael Carlos de Oliveira (foto). O novo secretário tem trabalhado muito e, agora, deve mostrar ainda mais esforços para que seja mantido como titular de uma das principais secretarias do GDF.

O problema das cadeiras

 
A mudança aprovada na semana passada pelo TSE sobre a distribuição do número de representantes por Estado, para a composição da Câmara dos Deputados, gera mudanças significativas nas Assembleias Legislativas dos treze Estados afetados pela medida. Isso porque além de aumentar ou diminuir as vagas de cada Estado na Câmara, a decisão também implica em mudanças na composição das Assembleias Legislativas. O cálculo para definir quantos deputados terá cada assembleia estadual é constitucional, sendo o triplo da representação do Estado na Câmara e, atingido o número de 36, acrescido um deputado para cada uma das vagas para deputado federal acima de doze. Assim, o efeito direto na política regional gera mudanças estruturais para a eleição de 2014. Em Minas Gerias, por exemplo, a Assembleia passaria a ter 79 membros, ao invés de 77, no Rio, passaria a 69 deputados estaduais, frente aos atuais 70. Com isso, tem muito índio preocupado em deixar de ser cacique!

A maioria se interessa

 
Para defesa de sua tese de doutorado, defendida na quinta-feira (11), o cientista político Leonardo Barreto fez uma pesquisa no dia da eleição em 2010, em todo DF. O resultado mostra que 53% dos entrevistados dizem ter bastante interesse na política. Destes, 72% sabem de que partido é o candidato que estão votando. O levantamento revela também que 83% dos eleitores brasilienses votam no candidato e não no partido. As entidades representativas também exercem grande influência para conquistar uma cadeira na CLDF, sendo o Sinpol, Sindicato dos Policiais Civis, a entidade mais vitoriosa em emplacar distritais.

Em nome de quem?

 
Em tempos de redes sociais, cria-se facilmente um perfil como sendo de um órgão público e divulga-se o que é conveniente. Na semana passada, uma postagem no perfil intitulado “Itapoã Itapoã” (www.facebook.com/itapoa.itapoa), alusivo a Administração Regional da cidade, chamou a atenção. O ‘post’ fazia referência ao comentário do pastor Marco Feliciano, o qual afirmou que renunciaria a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias se os deputados mensaleiros João Paulo Cunha (PT) e José Genoíno (PT) renunciassem de suas vagas na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, seguido da frase: “E agora PT?”. Ao olhar o perfil, nota-se a grande quantidade de veiculações em defesa de Feliciano e de cunho conservador, contra o casamento gay, por exemplo. Será que o administrador, um dos mais mal avaliados na pesquisa do GDF sobre o desempenho dos mesmos, onde 67% desaprovam sua gestão, esqueceu que o governo é petista? Ou será que o perfil é falso e não representa a Administração? Enfim, em nome de quem são feitas estas postagens? Uma dica: pode ser interesse de um deputado federal.

Por mais leite

 
Foto: Silvio Abdon/CLDF
 
O deputado distrital Washington Mesquita (PSD) trabalha para aprovar o PL nº 779/2012, de sua autoria, que institui a Semana Distrital de Doação de Leite Materno a ser realizada, anualmente, na semana do dia 19 de maio. A iniciativa pretende conscientizar e divulgar o tema “doação de leite materno” por meio de campanhas, debates, palestras e seminários. O baixo estoque nos bancos de leite é preocupante, atribuído à falta de informações sobre a doação. Para o parlamentar, esse alimento salva vidas, por isso a importância de se fazer campanhas para alertar as doadoras. As que desejarem doar o leite materno devem entrar em contato pelo número 160, opção 4. Nesse telefone, além de fazer o cadastro como doadora, a mãe também recebe informações sobre como recolher e armazenar o leite. Os potes com o alimento são coletados por uma equipe do Programa de Ação Social do Corpo de Bombeiros, que marca dia e horário para o recolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário