quarta-feira, 10 de abril de 2013


A hora do vamos ver


O corregedor da CLDF, deputado Patrício (PT), marcou para 10hs de hoje uma coletiva de imprensa para apresentar seu relatório do processo de cassação do mandato do colega Raad Massouh (PPL). Uma fonte informou à Coluna que Patrício se debruçou sobre os relatórios e gravações, analisando pessoalmente cada parte do processo. Especulações à parte, o conteúdo do relatório é mantido sob sigilo absoluto.

MUITOS ESPERAM
pela absolvição de Raad, mas certo mesmo é que há muita pressão, podendo mudar o destino do caso. O relatório do corregedor será encaminhado à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que analisará os argumentos apresentados. Caso o parecer de Patrício seja pela cassação do deputado, o mesmo deverá ser seguido pelos membros da comissão, onde seria o caminho mais árduo para Raad. Dificilmente o colegiado se posicionará diferentemente do parecer a ser apresentado por Patrício. Caso o encaminhamento da corregedoria seja pela cassação, o caso segue para o Plenário depois de votado na comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Seguindo a pauta


O Plenário da CLDF analisou cinco, dos 59 vetos do Poder Executivo a projetos de lei de iniciativa dos parlamentares, mantendo os vetos nos cinco casos. Entre os vetos, o projeto de lei que cria a carona solidária, de autoria do deputado Patrício (PT), onde o GDF argumentou que a norma cria despesas para o governo, ao obrigar a criação e manutenção de um site para promover o encontro dos caroneiros. O projeto que torna mais rígida as regras para fumantes em locais públicos, da deputada Luzia de Paula (PEN) e outros três projetos do Executivo que remanejam recursos e foram emendados pelos distritais também tiveram seus vetos confirmados.

Mau cheiro


Foto: Reprodução


“É melhor viver fedendo do que morrer cheiroso”, frase do deputado Aylton Gomes (PR), ao comentar matéria do Fantástico sobre a situação dos Bombeiros no país. Na reportagem, um caso de incêndio onde um caminhão limpa fossa foi utilizado para tentar apagar o fogo em um estabelecimento, levou a pérola crítica do distrital, que é Bombeiro Militar.

Bambolê da Dona Sarah


Foto: Reprodução


A deputada Liliane Roriz (PSD) conseguiu atenção total de seus pares, calando todo o Plenário, ao fazer um duro e emocionado depoimento sobre a derrubada de árvores do balão do Aeroporto, conhecido pelos pioneiros como “Bambolê da Dona Sarah”. O nome se deu pelo cuidado e carinho que a mulher de JK se dedicava, pessoalmente, para cultivar o canteiro de flores mais belo da Capital em seus primórdios. O balão era considerado pelos fundadores da cidade como a porta de entrada de Brasília.

MUTILANDO A CIDADE – Segundo Liliane, o governador está mutilando a cidade, promovendo uma cena fortíssima que acaba com a preservação do simbólico canteiro, cortando um Jequitibá histórico. A deputada indagou diversos parlamentares: “Cadê o Chico Vigilante para defender a natureza, cadê Arlete Sampaio, Joe Valle para protestar contra a derruba das árvores, cadê Chico Leite, integrante do Ministério Público, Roney Nemer (...)”, e seguiu citando nomes de outros pares, com total silêncio dos presentes.

Foto: Roberval Eduão
 

A defesa


A defesa do governo veio com Arlete Sampaio, Chico Vigilante e Roney Nemer. Arlete disse que também sentiu muito, ligando para receber esclarecimentos do GDF, informando que o local será base do Expresso BRT, fato que não a consolava, mas que trata-se de obra de maior necessidade. Vigilante disse para Liliane ficar tranquila, que a obra teve licença ambiental e que o balão será refeito, ficando tudo igualzinho. Já Roney Nemer foi mais eloquente, concordou com Liliane para dizer que esta não é uma conta do governador, sendo muito pesado colocar nele a culpa do equívoco, que conta com preocupação em defesa do meio ambiente.

Apressando a volta


A distrital Luzia de Paula (PEN) retornou ontem (9) à CLDF. Luzia fez uma cirurgia e recebeu orientação para se afastar do trabalho por 30 dias. Contudo, a deputada se apressou em voltar em menos de uma semana para não deixar a Casa com um membro a menos. Seu retorno foi homenageado e louvado pelo presidente Wasny, que prestou solidariedade com a recuperação da colega.

Comissão LODF


O presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), anunciou a criação da comissão temporária para análise das emendas à Lei Orgânica do DF em tramitação na Casa. A eleição do presidente e vice será na sexta-feira (12). Para Wasny, é primordial a boa análise dos projetos que pretendem mudar a lei maior do DF. A eleição na sexta mostra a vontade do presidente em manter os distritais trabalhando.

Propriedade bem avaliada


Um terreno localizado ao lado da ponte JK, de propriedade do GDF, está à venda pela bagatela de R$ 106 milhões. No local, há previsão para a construção de um Shopping Center beira Lago. Polêmica, a venda da propriedade com esta finalidade levou o distrital Robério Negreiro (PMDB) a solicitar uma Audiência Pública, que ocorreu na CLDF na noite de ontem (9). Assim, moradores da região puderam expor sua indignação com a oferta imobiliária do Lago Paranoá.

Correndo atrás


Uma multidão de indicações de obras e serviços foi protocolada ontem na CLDF. Os campeões são os deputados Olair Francisco (PTdoB), que apresentou nada menos que 65 indicações, seguido por Evandro Garla (PRB), com 48. Garla sugere pavimentação asfáltica na via de acesso do Itapoã ao balão do Colorado, no Núcleo Rural Sobradinho dos Melos, na travessia do condomínio Buriti para Sobradinho II, além de pedir iluminação e coleta de lixo, tudo em Sobradinho. Já Olair quer mais atenção ao trabalhador com mais de 40 anos e cuidado com enfermos obesos.

Cadê o Benedito???


Foto: Reprodução


Para iniciar a sessão ordinária de ontem (9), o presidente Wasny de Roure fez novamente um apelo aos seus pares para que atingisse o quórum mínimo de abertura da sessão. Para tanto, disse ao microfone: “Cadê o deputado Benedito? E o Agaciel? chamem eles aí para eu abrir a sessão e os outros parlamentares chegarem. Bené (foto), como é carinhosamente chamado o deputado Benedito Domingos (PP), assim como o vice-presidente da Casa, Agaciel Maia (PTC), costumam ser um dos primeiros a chegarem ao Plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário