quarta-feira, 27 de março de 2013


No gelo em inglês



Foto: Reprodução



Após retornar de sua viagem oficial a Suécia, onde participou do intercâmbio parlamentar promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT) (D), que foi acompanhado do  3º secretário da Casa, Aylton Gomes (PR) (E), fez um pequeno relatório da viagem, na tribuna. Destacou a iniciativa de total aproveitamento do lixo gerado e de ações desenvolvidas pelo parlamento sueco. Ao final, agradeceu a companhia de Aylton, que esteve presente em todos os momentos, além de frisar que os dois decidiram caminhar pelas ruas entre o hotel e o parlamento para sentirem o que chamou de verdadeiro frio. Wasny negou aparte ao deputado Agaciel Maia (PTC), que falou na sequência da oportunidade que o presidente teve de esbanjar seu inglês com classe, já que o mesmo tem formação em Oxford, Inglaterra.
 

A espera de projetos


A Câmara Legislativa do DF está a espera de projetos de autoria dos parlamentares para dar prosseguimento às votações no Plenário da Casa. Ontem (26), estiveram presentes 12 parlamentares, mas nem todos permaneceram até a abertura da votação. Após a reunião de líderes no início da tarde, ficou acordado que só haverá votação na próxima quarta-feira (03/04). Isso porque há poucos projetos em pauta, assim, espera-se que na semana que vem os projetos estejam prontos para irem a votação. Cada parlamentar deve indicar 2 projetos de sua autoria. Na quinta-feira (28) será ponto facultativo, fato que também deve diminuir o quórum de hoje.
 

Banho de povo



Foto: Reprodução



Em discurso durante o congresso do PSDB, em São Paulo, na segunda-feira (25), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o partido precisa de um “banho de povo” para ganhar a eleição. “É preciso ter o sentimento da rua. Nós dissemos logo do início, quando fizemos o governo do PSDB, que era preciso escutar o eco surdo das ruas. Outra vez, agora, o Brasil precisa tomar decisões importantes”, lembrou. E continuou, afirmando que “nós sabemos governar melhor do que eles”. Realmente, o ex-presidente parece estar mais próximo daquilo que o partido carece, ou seja,  militância, simpatia e projetos alternativos, tudo, claro, com a presença popular, senão o caldo não engrossa!
 

Minha Casa, Minha Vida


Por problemas no fornecimento de água em habitações já entregues, ou em construção, nos municípios goianos de Valparaíso, Novo Gama, Luziânia, Águas Lindas e Cidade Ocidental, foram suspensas novas contratações de financiamentos imobiliários dentro do programa nas 22 cidades que compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE). A suspensão será revista pelo Ministério das Cidades até amanhã (28), assegurou Gustavo Frayha e Rui Pires, das secretarias nacionais de Saneamento e Habitação do Ministério das Cidades. A reunião ocorreu na segunda-feira (25) e foi promovida pelo senador Gim Argello (PTB-DF), responsável pela captação de recursos do programa junto ao Governo Federal. Este será o grande palanque de Gim para garantir mais 8 anos no Senado Federal, daí a rápida solução
 

Carentes de liderança


Foto: Roberval Eduão



Lideranças comunitárias  de Vicente Pires, Samambaia, Vila São José e Setor Jóquei encaminharam, ontem (26), ao gabinete do deputado Dr. Michel (PEN), carta aberta pedindo socorro ao parlamentar. O documento demanda solução de problemas de ocupação irregular, preservação de área verde, regularização fundiária, mobilidade e escoamento do tráfego, integração com a Administração, obras de esgoto, captação de águas pluviais, construção de escolas públicas, creches, postos de saúde, órgãos de segurança e melhorias no serviço de transporte público. A iniciativa foi assinada pelas associações de moradores das regiões citadas acima. Alô deputados com base na região: sem liderança não há votos!

Conteúdos mínimos



Assegurar formação básica e comum a todos os estudantes do Distrito Federal. Isso é o que prevê a lei nº 5.088/2013, de autoria do deputado Professor Israel (PEN), sancionada ontem (26). O objetivo é que todos os alunos da rede pública e privada de ensino da capital federal tenham acesso aos mesmos conteúdos mínimos. “A criança que nasce em uma família pobre não pode estar fadada ao fracasso. Não queremos uma escola que perpetue essa desigualdade. Ao contrário, penso em nivelamento de oportunidades”, considerou.

Novo banqueiro


A reunião dos países emergentes, chamados de BRICS, definirá a criação de banco comum para o grupo, afim promover o desenvolvimento e financiar projetos sustentáveis e de infraestrutura. O perigo é que agora temos um “misto-místico” de político, lobista e empresário que, certamente, também vai querer ser banqueiro, presidindo o banco dos emergentes: chama-se Luís ‘Bancarrota’ da Silva, o Lula!

Recupera DF



O setor produtivo do DF espera há um bom tempo pelo projeto que parcela dívidas tributárias. Chamado de Recupera-DF, o PL 1399/2013, do Executivo, começou a tramitar na CLDF na quinta-feira (21) e já foi analisado na Comissão de Orçamento e Finanças, ontem. Na prática, o projeto reduz juros de mora, multas e moratória que variam entre 99%, para pagamento à vista e 40% para os pagamentos em parcelas, que podem ir de 13 a 60 vezes. A medida abrange: ICM, ICMS, ISS, IPTU, IPVA, ITBI, ITCD, TLP e simples candango. Durante a reunião, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) criticou a falta de previsão na Lei Orçamentária Anual de 2013, razão pela qual o projeto foi retirado de pauta e deve ser revisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário