terça-feira, 19 de março de 2013

 

Tucanos planejam voos para 2014


Foto: Reprodução


O PSDB-DF está definindo a composição de suas zonais no Distrito Federal, visando o pleito eleitoral de 2014. Hoje, é o último dia para que as sete lideranças regionais do partido definam suas indicações para compor cada uma das 21 zonais em que se divide o DF. As lideranças com peso de indicação são: Márcio Machado, presidente do PSDB-DF; Izalci Lucas, deputado federal; Raimundo Ribeiro, ex-deputado distrital; Milton Barbosa, ex-deputado distrital; Maria de Lourdes Abadia, ex-governadora; Geraldo Campos, ex-deputado federal e presidente de honra do partido no DF; e Dr. Gustavo Ribeiro, fundador do partido e ex-secretário de Des. Social. Cada uma das sete lideranças ficará com três zonais, completando as 21. Importante ressaltar que há consenso entre a divisão de cada região.
 

O PAI de todos


Foto: Reprodução

Parece inacreditável, mas não é! Não bastasse os 30 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem contar com a futura Rede, de Marina Silva, ainda no forno, surge rumores de que mais um partido está prestes a conquistar as 500 mil assinaturas e ganhar chancela do TSE. Trata-se do Partido dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Brasil (PAI). Com amplo celeiro de votos, os mais de 60 milhões de aposentados e pensionistas do país, o PAI quer estabelecer-se no parlamento e, quem sabe, disputar a vaga de Dilma Rousseff. As Federações dos Aposentados e Pensionistas em cada Estado estão diretamente envolvidas na criação da nova legenda partidária, que já teria coletadas mais de 200 mil assinaturas e se estabelecido em 19 Estados. Em fase de fundar partido para “abrir janela” ao troca-troca partidário, só mesmo se tornando o Pai de Todos os partidos para conquistar bons postos de comando, além da identidade com o eleitor.

Acabando com a mamata


Foto: Roberval Eduão

Em reunião, ontem (18), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu analisar a possibilidade de reduzir pela metade o número de horas extras pagas a funcionários e servidores. No ano passado, a Casa pagou R$ 44 milhões pelo excedente, que são computados eletronicamente, diferente da folha normal. Amanhã (20), os parlamentares deverão ratificar a decisão. Pela proposta, nos dias em que houver sessão noturna, só receberá acréscimo no salário quem tiver cumprido a carga horária mínima semanal, no limite de duas horas extras por sessão, como já é hoje. Contudo, a medida não vai valer para os 6,5 mil secretários parlamentares que atuam nos Estados de origem dos deputados. Além disso, as horas extras irão para um banco de horas para que possam ser compensadas em folga, sem remuneração direta ao servidor.

Mostrando serviço


A Secretaria de Estado de Cultura do DF publicou ontem, no Diário Oficial do DF (DODF), a Portaria nº 9, de 15 de março de 2013. Nela, a Secretaria disciplina que a subsecretaria de administração geral, diversões culturais e promoção cultural esteja em funcionamento normal nos dias 16, 23, 29 e 30/03. Objetivo: executar a programação cultural da semana santa. Deve ser precaução quanto aos rumores de mudança no comando da Cultura. Imaginem se o Papa fosse brasileiro, a Semana Santa seria o mês inteiro.

Gafe institucional


O Diário da Câmara Legislativa (DCL) nº 50, de sexta-feira (15), trouxe publicação designando relatores para projetos em tramitação na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), a comissão que gerou todo o mal estar entre GDF e CLDF, em que o governo perdeu a disputa pela presidência para o distrital Cristiano Araújo (PTB). Na publicação, que gerou uma errata no DCL de ontem (18), consta: “O Senhor Presidente da CAF, Deputado Cláudio Abrantes...” O deputado Cláudio Abrantes (sem partido) foi o candidato do Buriti que perdeu a eleição para Cristiano e também era o presidente da comissão no ano passado. A publicação causou grande alvoroço na Casa, houve gente perguntando se tinha algum interessado em aumentar o clima de insegurança, citado pelo governador Agnelo Queiroz (PT), ao retirar projetos em tramitação na CAF. Huumm... e não é que tem mesmo!!!

Agenda


Dois eventos de interesse da sociedade foram agendados pelo GDF, que publicou ontem (18), no Diário Oficial do DF (DODF), a realização da 1ª Conferência da Sociedade Civil do Conselho de Juventude, a ser realizada na Câmara Legislativa, e a Audiência Pública que visa a construção de ciclovias no Plano Piloto, na Administração Regional de Brasília. Ambos eventos ocorrerão dia 27 de abril. O agendamento é importante para que a população possa se programar e conferir com antecedência as regras e propostas para cada situação. Tanto o trânsito quanto os jovens carecem de políticas públicas e planejamento, vamos participar!

Difícil passar

 

A lista com cem projetos de interesse dos líderes partidários para serem votados pela Câmara dos Deputados possui metas ousadas do ponto de vista de suas aprovações pela Casa, pois há fortes divergências em cada matéria. Entregue à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a listagem conta com os projetos: jornada de tempo integral no ensino médio (PEC 134/07, indicada pelo Democratas); Redução do ICMS para o comércio eletrônico (PEC 197/12, indicada pelo Governo); licença maternidade de 180 dias (PEC 515/2010, indicada pela bancada feminina) e a extinção da multa de 10% do FGTS (PEC 200/12, indicada pelos líderes do PR/PSDB/DEM).

Conversas acirradas


Fala-se nos bastidores da política brasiliense que a oposição está em uma agenda acirrada de conversas para 2014. Uma chapa totalmente “fora da casinha”, onde pequenos são grandes e grandes são pequenos, está sendo articulada. Se vingar, a chapa teria grandes, muito grandes puxadores de votos como deputados distrital e federal, no senado em menor grau e no Buriti. Ah, lá seriam colocados dois nomes com poucos votos, mas puxados por quem sabe conduzir eleitores. Que chapa seria esta? Uma dica: surpreenderia a todos, apesar dos nomes serem conhecidos, mas a ordenação de cargos é que seria realmente diferente. Tem gente que sairia do Buriti para a CLDF!

Somente um ano


Foto: Valter Campanato/ABr

A reforma ministerial feita pela presidente Dilma Rousseff, sábado (16), já começa com tempo determinado para o novo ministro da Agricultura, o mineiro e deputado federal Antônio Andrade (PMDB). Ele deve fortalecer as relações políticas em solo mineiro e tem a missão de recrutar forças ligadas ao presidenciável Aécio Neves (PSDB). Além de Andrade (foto), outros 13 ministros deverão disputar as eleições no ano que vem, devendo deixar o cargo até o começo de abril de 2014. Haja gestão para tocar projetos com este tempinho de serviço! Parece que a ordem da “chefa” de não indicarem nomes com prazo de validade não valeu no caso de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário