quinta-feira, 14 de março de 2013

 

O Plenário rugiu


Foto: Roberval Eduão

O Plenário da CLDF parou ante os rugidos dos leoninos ferozes: Chico Vigilante (PT) e Celina Leão (PSD). Os dois parlamentares vem trocando farpas há algum tempo. Ontem (13), a situação quebrou qualquer protocolo. Vigilante ocupou a tribuna para dizer que foi “brindado” com dois pedidos de cassação de seu mandato. Esbravejou quanto ao pedido movido pela Unitrailers e deu o grito do rei da floresta quanto ao pedido vindo de Celina Leão. “Só Deus pode cassar meu mandato. Não tem nenhum mal feito na minha vida.” Em seguida, voltou a dizer que a deputada (Celina) é desqualificada para o debate, razão que a motivou a entrar com seu pedido de cassação contra Vigilante.
 

No eco

 
Foto: Roberval Eduão

Ainda no eco do discurso de Vigilante, Celina Leão subiu à tribuna para dizer que não tem medo, muito menos de cara feia. Reforçou que nunca utilizou-se da mídia de forma descarada para atacar colegas e que, se o deputado Vigilante acha que ela é desqualificada, mesmo para o debate como ele afirmou ontem (13), que o parlamentar deveria então apresentar por escrito suas colocações, como fez ela quanto ao pedido de cassação.
 

Filhotinho


Onde há um casal de leões sempre tem um filhotinho. Neste caso, a voz de Celina foi ecoada pelo distrital Cristiano Araújo (PTB), que disse: “Minha paciência está se esgotando com esta Casa. Estou cansado de perseguição e intriguinhas. É bom que alguns parlamentares tenham mais zelo ao falarem qualquer coisa. Me solidarizo com Vossa excelência (Celina)”.
 

Promessa Cumprida


Um panfleto produzido pelo deputado Chico Vigilante (PT), com dinheiro da verba indenizatória (proc. 001.000294/2012), ao custo de R$ 2.056,50, motivou o pedido de cassação de seu mandato pela União dos Proprietários de Quiosques e Traillers (Unitraillers). Nele, o parlamentar aparece em foto, ao lado do governador Agnelo, dizendo que cumpriu a promessa de regularização dos quiosques. Acontece que a lei é de 2008, bem antes da volta dos petistas ao poder.
 

O caso

 

Além disso, dois outros tópicos do panfleto provocaram indignação por parte da diretoria da entidade. O primeiro, afirma que o presidente da Unitraillers, Luiz Ribeiro, está “na contramão” dos interesses da categoria, pois teria pedido, em audiência pública, que o governador vetasse a lei 4.972/2012, que apenas prorrogou o prazo de adequação dos quiosques. No segundo ponto polêmico do panfleto, o deputado afirma que “não adiantou”, dizendo que, movido apenas pelo interesse em resolver os problemas do DF, o governador ignorou o pedido e sancionou a lei. Onde está o problema? A questão é que Ribeiro tinha pedido na audiência apenas que o governo não sancionasse a lei por que daria vício de iniciativa, pois o projeto é de autoria de Vigilante e não do Executivo, o que implicaria na inconstitucionalidade da lei, gerando problema aos quiosqueiros. No pedido de cassação protocolado ontem (13), a Unitraillers afirma que a inconstitucionalidade da lei foi declarada no mesmo dia pelo TJDFT, justificando o pedido de seu líder, e que Vigilante usou a categoria para se promover politicamente, disparando calúnia contra a entidade e seu representante legal, patrocinado com dinheiro público, caracterizando quebra de decoro parlamentar e calúnia. No documento, cópia do panfleto, cópia das notas taquigráficas da audiência pública com a fala de Ribeiro e cópia da ação direta de inconstitucionalidade reforçam o pedido.
 

O dia a dia do Mensalão


Foto: Roberval Eduão

 
O livro ‘Mensalão - O dia a dia do maior julgamento da história política do Brasil’, do jornalista e colunista político Merval Pereira, foi lançado ontem à noite no Shopping Pátio Brasil, em Brasília. O renomado jornalista, que também é membro da Academia Brasileira de Letras, autografou os primeiros exemplares lançado em solo brasiliense, prestigiado por bom público, além do presidenciável Aécio Neves, que fez questão de garantir seu exemplar. O livro aborda o dia a dia do julgamento do mensalão a partir dos textos publicados nas colunas de Merval durante o julgamento da ação penal 470, sendo leitura fundamental para quem deseja conhecer melhor o andamento do julgamento que ficou conhecido com o ‘julgamento do século’ pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 

Especulação


Nos bastidores da política local toma forma mais uma especulação: o curricular secretário de Desenvolvimento Econômico, Gutenberg Uchoa, seria apenas um secretário tampão. A pasta seria entregue a um parlamentar da base governista que, provavelmente, indicaria o nome de um terceiro para assumir o cargo. Será mesmo?
 

Prioridades dos líderes


Uma reunião na semana passada encaminhou a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República uma lista com 100 projetos de interesse dos líderes partidários para serem votados pela Câmara dos Deputados. Dentre as prioridades, está a PEC 405/2009, que pretende abolir o voto secreto, indicado pelos partidos: PSDB; DEM; PV; PPS e PSOL. O piso salarial de policiais e bombeiros, PEC 446/2009, também está na listagem, indicada por: PR; DEM; PPS e PSOL. A polêmica redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, oitava prioridade, indicação do PCdoB; PPS e PSOL. Nos próximos dias a Coluna vai trazer outros projetos de interesse indicados pelas lideranças.
 

Francisco I

 

Para surpresa geral dos fieis de todo o planeta, a fumaça branca subiu ontem (13) para anunciar ao mundo a escolha de Francisco I, o papa argentino. O ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, é fã de futebol e chegou a opinar também sobre política, possuindo relações ruins com o governo argentino e sua líder Cristina Kirchner. No começo da noite de ontem a presidente argentina divulgou nota desejando ao novo papa “uma frutífera tarefa pastoral”. Deve se o medo de ganhar um grande opositor, afinal, o franciscano tem história de embates políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário