quinta-feira, 7 de março de 2013

Militares e policiais civis perto do reajuste


Foto: Antonio Cruz/ABr
A bancada do DF no Congresso acordou em adiar para a próxima terça (12), a apreciação dos projetos de reajuste salarial e aumento do efetivo dos militares e policiais civis do DF. Marcada para ontem (6), a votação estava certa desde que não fossem apresentadas emendas. O problema é que a bancada já havia prometido às entidades representantes das categorias o atendimento das solicitações de alterações ao projeto que, agora, terão de ser negociadas com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o Ministério do Planejamento. “A democracia só existe com diálogo. O GDF não ouviu a categoria na elaboração do projeto de reajuste, que concede 15,8% de aumento aos militares, pagos em três anos. A bancada do DF, ao contrário, quer dar voz àqueles que defendem o cidadão todos os dias mesmo com total desmotivação”, defendeu o coordenador da bancada, deputado Luiz Pitiman (PMDB) (foto).

Quebrando o silêncio


A oposição à Hugo Chávez não fez um minuto de silêncio em ocasião da morte do caudilho populista. Também, pudera: ficaram quatorze anos em silêncio, vendo a Venezuela ser transformada em “Hugoela”, empurrando “goela abaixo” as mazelas ‘chavezianas’. E no Brasil? Ta na hora de botar a boca no trombone!!!

Fundo Republicano


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou na terça-feira (5) a criação do Fundo Republicano de Campanha (PLS 140/2012) e a alteração nas regras sobre doações de pessoas físicas e jurídicas aos candidatos. Pelo projeto aprovado, o candidato que receber uma contribuição financeira terá de repassar 45% para esse fundo, que custeará a campanha de todos os demais registrados no pleito. A iniciativa é do senador Cristovam Buarque (PDT/DF). O projeto original obrigava a divisão em três partes iguais, em favor do candidato, do partido e do Fundo, mas foi modificado na comissão. O problema é a fiscalização, senão o “Caixa 2” vai se fortalecer ainda mais.

Intransigente


Este era o adjetivo na boca de distritais e servidores da CLDF ontem (6). O disse me disse atribuía a derrota sofrida pelo Buriti a certo parlamentar que havia dito que a eleição da CAF era uma questão pessoal. Não aceitava que Cristiano Araújo (PTB) fosse o presidente da comissão, por ser intransigente e se achar “O Deputado”. Os colegas riam e diziam que “O Deputado” tinha perdido e levado o governo junto.

Investindo


Eleito deputado distrital com votos em Planaltina, São Sebastião, Gama e Santa Maria, o jovem empresário Robério Negreiros (PMDB) foi eleito, na terça-feira (5), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da CLDF. Robério tem se aproximado do governo e investido em atuações junto a comunidade de Planaltina, reduto bem disputado. Esta semana, o parlamentar visitou dois centros de recuperação de jovens e adultos e a associação de deficientes da cidade. Doou roupas de cama e banho e prometeu ajuda para as necessárias obras de infraestrutura das entidades.

Apagão do Silêncio


José Cruz/ABr
O bicheiro Carlinhos Cachoeira havia pedido para ser ouvido nas investigações da operação Jackpot, comandada pela Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deco) da Polícia Civil do DF. Marcado para tarde de ontem (6), o depoimento teve que ser cancelado. Motivo: faltou luz na delegacia, bem no momento em que o contraventor sentou-se na sala do delegado-chefe, Henry Lopes. Mesmo esperando cerca de duas horas, não foi possível ouvi-lo.  Cachoeira queria dar sua versão sobre a exploração de jogos de azar no DF e entorno. Outra data foi agendada, mas não divulgada. Quando o homem quer falar, acaba a luz!

Mês das mulheres


Foto: Valter Campanato/ABr
O mês de março é o mais feminino de todos, por celebrar data marcante de valorização da mulher. Ontem (6), a CLDF fez sessão solene em homenagem às mulheres, dando início ao mês de comemorações. Na sexta-feira (8), às 19h, a Casa realizará audiência pública para debater as demandas deste importante segmento social. O intuito é avaliar as políticas públicas que vem sendo executadas pelo governo e dar visibilidade às iniciativas da sociedade civil que promovem a equidade de gênero. A iniciativa do debate é da líder de governo, deputada Arlete Sampaio (PT) (foto), em parceria com o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT).

Mandou bem


O deputado Agaciel Maia (PTC) usou a tribuna da CLDF para pedir que o presidente Wasny de Roure (PT) destine vagas exclusivas à imprensa externa no estacionamento da CLDF. “Os jornalistas ficam até 40 minutos procurando vaga, o que atrapalha muito o trabalho desses profissionais”, destacou.

Prostituição em Belo Monte


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas aprovou a convocação do presidente do consórcio que está construindo a usina hidrelétrica de Belo Monte, que terá que explicar sobre o funcionamento de uma boate que funcionava dentro do canteiro de obras, onde 18 mulheres, uma delas menor, eram mantidas em quartos sem janelas e com travas externas, sendo obrigadas a se prostituir. Após audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ontem (6), o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), disse que é improvável que o consórcio não soubesse de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário