quarta-feira, 6 de março de 2013

Adeus, Chávez


Morreu ontem (5) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O caudilho que pretendia instituir a “República Bolivariana” na América Latina foi vencido por um câncer. Sem Chávez, a Venezuela deve passar por novo processo eleitoral. Afinal, o vice, Nicolás Maduro, foi empossado sem a presença do presidente eleito. A transição tende a ser complicada, pois o governo se fundava na pessoa de Hugo Chávez, levando o país a uma situação de instabilidade.

Articulação bem trabalhada

Foto: Reprodução


A definição do comando das comissões foi uma das mais longas e disputadas da história da CLDF. Apesar das divergências serem pontuais, principalmente na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), gerou uma derrota ao GDF. Isso porque o Executivo apoiou Cláudio Abrantes (s/ partido). Cristiano Araújo (PTB) conseguiu manter a articulação que o conduziu à presidência, assegurando o voto do fiel da balança, deputado Wellington Luiz (PPL). Depois de eleito, Cristiano disse que não há vencedores ou vencidos. Há quem diga que a articulação passou pela Secretaria de Justiça e pelo Senado, explicando a força que a mesma teve. Seria o aviso do que pode ser mais um voto contra?

Pressão


Mais uma vez o presidente regional do PPL, Marco Antônio Campanella, diretor-geral do Dftrans, esteve presente na CLDF durante a votação do comando das comissões. Campanella foi fazer pressão sobre o deputado Wellington Luiz (PPL), tentando convencê-lo a votar em Cláudio Abrantes para presidência da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF).

Dificuldade


Perguntei a Campanella, antes da votação, se caso o deputado Wellington votasse em Cristiano, como ficaria para o partido a derrota sofrida pelo Executivo, já que o parlamentar é do PPL. Campanella disse que a situação fica difícil, pois a mesma seria atribuída ao partido. Argumentou que tentou negociar com Wellington, mas que não esperava ser atendido.

Sem propostas


Fonte próxima ao deputado Wellington afirmou que o Buriti e Campanella não levaram propostas ao parlamentar. Alguns cargos no Executivo estavam sendo negociados, mas em decorrência de situações passadas. Sem novas propostas, o parlamentar decidiu não negociar seu voto de desempate na CAF.

Encontros parlamentares


Após a visita do secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, na terça (26/02), para conhecer as metas do Buriti, o presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Antônio Rocha, inicia  hoje a série Encontros Parlamentares, em que eles vão à Fibra para proporcionar um ambiente de debates e propostas sobre projetos de lei de interesse do setor. Para iniciar os encontros de 2013, o presidente da CLDF, Wasny de Roure, estará hoje pela manhã no SAI, para falar de suas prioridades à frente do Poder Legislativo local e conhecer as demandas dos industriais.

Alvoroço vermelho

Foto: Reprodução


O distrital Patrício está mesmo dedicado em medir forças. Pediu a cabeça do secretário de Segurança, Sandro Avelar, além de dizer que o comandante da PM não detém o respeito da tropa, pois não tem hombridade. Antes do aparte no discurso de Joe Valle (PSB), Patrício chegou ao Plenário dizendo que ficaria sentado do lado dos dissidentes, entre eles Liliane Roriz (PSD), Luzia de Paula (PEN), Celina Leão (PSD) e Benedito Domingos (PP).

Comando das Comissões Permanentes - CLDF  2013

Constituição e Justiça
Pres. Chico Leite (PT)

Economia, Orçamento e Finanças
Pres. Rôney Nemer (PMDB)

Assuntos Sociais
Pres. Celina Leão (PSD)

Defesa do Consumidor
Pres. Chico Vigilante (PT)

Direitos Humanos e Dec. Parlamentar
Pres. Dr. Michel (PEN)

Segurança
Pres. Raad Massouh (PPL)

Desenvol. Econ. e Meio Ambiente
Pres. Robério Negreiros (PMDB)

Transparência
Pres. Joe Valle (PSB)

Assuntos Fundiários
Pres. Cristiano Araújo (PTB)

Educação, Saúde e Cultura
Pres. Liliane Roriz (PSD)

Novos secretários


O governador Agnelo Queiroz (PT) deu início a algumas mudanças no secretariado, confiram:

Comunicação Social

A titular Samanta Sallum foi para a Subsecretaria de Comunicação da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa 2014. Assume o cargo o ex-porta-voz do governador, Ugo Braga.

Instituto de Previdência

Para o Instituto de Previdência dos Servidores , Agnelo deve nomear Gustavo Falcão da Silva, que presidiu o mesmo instituto na cidade de Nova Iguaçu (RJ), na gestão do senador Lindberg Farias (PT). Falcão foi condenado pelo TCE do Rio, por má-gestão quando comandou o instituto de Nova Iguaçu.

Desenvolvimento Econômico
Foto: Divulgação


Assumiu Gutemberg Uchoa de Araújo Júnior (foto),  que tem extensa experiência internacional, tendo sido General Manager of Investiment da APEX-Brasil, responsável pela divulgação do país no exterior. A capacidade técnica é a aposta para atrair investimentos, como na cidade digital, por exemplo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do DF, na segunda-feira (4).

Currículo
 

Bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Planejamento Estratégico e Atração de Investimentos. Especializações: Investimentos Diretos Estrangeiros e promoção do comércio, Global Assuntos Corporativos e de Governo, Relações Institucionais, Relações Internacionais, Joint Ventures, desenvolvimento de negócios internacionais, aconselhamento estratégico, fusões e aquisições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário