sexta-feira, 8 de março de 2013

 

8 de março - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Comemora-se no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher, data em que o planeta presta homenagem à coragem e ao heroísmo presentes em todas as mulheres.
No Brasil, Carlota Pereira de Queiroz, médica, pedagoga e política, foi a primeira a eleger-se deputada federal, em 1934, abrindo caminho para que diversas outras mulheres de coragem  pudessem ascender à política. Prova de que elas conquistaram seu espaço nos postos de comando, é a chegada de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Guará prepara festa para as mulheres


A Administração do Guará, por meio da Casa da Cultura, vai comemorar o Dia Internacional da Mulher com ampla programação, toda gratuita. O administrador regional, Carlos Nogueira, convida todas as guaraenses para as comemorações. Confiram:

Dia 8/3


16h30: Teatro do Guará – espetáculo “As Idades da Loba” (comédia da essência feminina);
17h: Estação do Metrô – as cantoras Tayhana Nogueira, Helen Aquino e Rosana Brown (MPB em versões contemporâneas). No mesmo local, exposição da artista plástica Edna Melo (mosaico de trabalhos consagrados), além de receber as campanhas pela saúde e conquistas sociais da mulher, da Casa da Amizade e do Rotary Club do Guará.
19h30: Estação do Metrô – A Mulher do Século 21 – mensagens, música gospel e palestras, com distribuição de brindes;

Dia 9/3 


10h: Arco da Cultura (Feira do Guará) - grupo feminino “Avacalhando o Vocal”, além da cantora e compositora Simone Guimarães e a companhia lírico circense Mambembrincantes;
14h: Praça da QE 17 - Sarau da Casa da Cultura do Guará, com apresentação da Escola de Samba Gigante da Colina, a bateria da Casa Azul e a banda Stilo Capital, Orquestra Popular Marafreboi e as cantoras Márcia Tauil e Célia Rabelo. Dando sequência às apresentações, lançamento oficial do projeto Guará: Cidade Leitora, com a participação dos poetas guaraenses e o cantor Leonel Laterza. Para a criançada, brinquedos: cama elástica e infláveis, pipoca, algodão doce e atividades lúdicas e artísticas durante toda a tarde.

Acesso gratuito à Justiça


Foto: Elza Fiúza/ABr

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), Eleonora Menicucci (foto), assina hoje, juntamente à Defensoria Pública da União e o Ministério da Justiça, acordo de cooperação que possibilitará o acesso à Justiça gratuito e integral às mulheres vítimas de violência no exterior e que, ao tentarem regressar ao Brasil, enfrentam processo por retorno ilícito de menores, contrariando a Convenção de Haia. A maioria não dispõe de acesso à Justiça e pode perder a guarda dos filhos e ser penalizada criminalmente. O acordo também se estende aos casos de migrantes em fronteiras secas, estrangeiros em situação de prisão e vítimas de tráfico internacional de mulheres.

Disque 180


Entre as conquistas recentes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) está a expansão do disque denúncia contra as mulheres, o chamado Disque 180. Por intermédio dele é possível fazer qualquer denúncia de casos de violência contra o sexo feminino. Desde 2011, o serviço funciona também em três países no exterior: Portugal, Espanha e Itália. Agora, o Disque 180 será expandido para mais dez, ampliando o direito de defesa das mulheres. Segundo informações, a procura de nações estrangeiras para aderir ao sistema de denúncias é crescente.

Esvaziamento


O governador Agnelo Queiroz (PT) optou por retirar de tramitação os projetos do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e da Leio de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). Por nota, o GDF informou que diante da formatação política das comissões da CLDF, optou pela retida dos projetos neste momento de insegurança na Casa. Agnelo tomou a decisão depois que viu o distrital Cristiano Araújo (PTB) vencer seu indicado (Cláudio Abrantes) no comando na Comissão de Assuntos Fundiários. Agora, novos ajustes serão feitos nos projetos e só mais adiante serão reapresentados. O esvaziamento da pauta da comissão tira o brilho da mesma, deixando Araújo sem o destaque esperado.

Pacotão


O governador também anunciou ontem (7) um pacotão com 184 obras, chamado  Acelera DF. Ciclovias, praças, creches, saneamento urbano, pavimentação, quadras esportivas e ampliação de penitenciárias fazem parte. Em um total de R$ 1,9 bilhão em investimentos, as obras visam acelerar os chamados benefícios diretos à população, na tentativa de deslanchar a popularidade de Agnelo.

Notificado


O deputado distrital Raad Massouh foi notificado, na quarta-feira (6), para apresentar sua defesa perante a Corregedoria da CLDF. O parlamentar é acuso de desvios em emendas orçamentárias de sua autoria e deve apresentar defesa dentro de dez dias úteis, após retornar de uma viagem à Itália, motivo pelo qual tirou licença não remunerada até quinta-feira (14).

Baixinho no comando


Foto: Reprodução

O ex-jogador e deputado federal Romário (PSB/RJ) tomou posse na quarta-feira (6) como presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, para o biênio 2013/2015. O baixinho vai fiscalizar o desenvolvimento do esporte e do turismo no país durante as copas das Confederações e do Mundo. Ele acredita que, em  momento de crise financeira, o turismo pode ser uma boa aposta.

“Nana, nina, não”


Foto: Wilson Dias/ABr

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou, ontem (7), pedido do mensaleiro e líder petista José Dirceu para viajar com os companheiros Lula e Dilma para o enterro de Hugo Chávez. Condenado a dez anos e dez meses de prisão, Dirceu alegou uma relação de amizade com o populista vizinho para tentar sair do país. O temor era de que ele pedisse asilo político na Venezuela, pois seu argumento central é que a condenação tem motivação política. Era bem capaz do espertalhão se refugiar em Caracas e tentar tomar o lugar do caudilho populista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário