terça-feira, 12 de março de 2013

 
 

Chances remotas


Foto: EBC
Apesar da popularidade de Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, estar em alta, suas chances de se tornar Papa são pequenas, segundo especialistas. Sua maior virtude no momento é a fama de bom administrador, fundamental no atual momento de crise no Banco do Vaticano.  Por ser o maior país católico, o Brasil teria uma missão clara de resgatar e ampliar o número de fieis na Igreja Católica, servindo de exemplo para o mundo cristão. Acontece que teólogos avaliam que o fato de um papa brasileiro não seria, por si só, alavancador desta necessidade de expansão dos fieis. 

Verba indenizatória


Ontem (11), o Diário da CLDF publicou o gasto dos gabinetes dos deputados distritais com verbas indenizatórias no mês de janeiro de 2013. Seis parlamentares, correspondente a um quarto dos parlamentares da Casa, ainda não tinham apresentado seus gastos até o fechamento do demonstrativo, na quinta-feira (7). Dos que apresentaram, nove gastaram menos da metade dos R$ 20.042,35 disponíveis mensalmente.

Campeões em economia


Os que gastaram menos em janeiro e já informaram os gastos foram: Arlete Sampaio (PT), Chico Leite (PT), Chico Vigilante (PT), Cláudio Abrantes (s/partido), Israel Batista (PEN), Joe Valle (PSB), Luzia de Paula (PEN), Patrício (PT) e Wasny de Roure (PT).  


Funcionamento regular


Começa hoje, efetivamente, o funcionamento regular da Câmara Legislativa do DF. Dando início aos trabalhos das comissões da Casa, a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e a de Constituição e Justiça (CCJ), fazem as 9h e 10h, respectivamente, suas primeiras reuniões ordinárias do ano. Na pauta da CEOF há 174 indicações dos parlamentares. Na CCJ, há 12 projetos em pauta, entre eles: o PL 251/2001, que proíbe a exposição das embalagens de cigarros por estabelecimentos comerciais; o PL 715/2012, que cria cadastro de empresas inidôneas e suas proibições para participarem de licitações; e o PL 960/2012, que obriga a disponibilização de dados do transporte público na internet.  

Iniciada a reforma


Foto: EBC
A reforma nas Administrações Regionais começou a ser posta em prática pelo governador Agnelo Queiroz (PT). Ontem (11), o Diário Oficial do DF publicou a exoneração da administradora de São Sebastião, Janine Barbosa que, agora, assume o cargo de assessora especial na Secretaria de Estado de Regularização de Condomínios. Indicada pelo distrital Agaciel Maia (PTC), a ex-administradora vai deixar saudade na cidade. O deputado deve indicar um novo nome para a Administração, que será comandada interinamente por Antônio Jucélio Gomes Moreno.

PPS pensando no futuro


Foto: EBC
O Partido Popular Socialista (PPS) realizará no dia 11 de abril, em Brasília, uma conferência política que reunirá os maiores nomes da oposição ao governo Dilma. Entre os convidados pelo presidente do partido, Roberto Freire (foto), estão: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Marina Silva, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Serra (PSDB). A legenda se articula para difundir o que chama de esquerda democrática, estratégia mais próxima ao programa do PT e que pode ser a grande arma para enfrentar o partido governista. Assim, não seria preciso se afastar de plataformas do governo que vem assegurando popularidade aos petistas. Freire acredita que o PPS pode ser a via alternativa para Marina, caso não consiga viabilizar sua Rede pró-partido. Além disso, o encontro servirá de debate para uma possível fusão do PPS com o PMN. Caso aconteça, abre nova janela para mudanças de partidos, pois seria considerado como tal pela Justiça Eleitoral.

MP dos portos


Foi prorrogado ontem (11), por sessenta dias, o prazo de vigência da MP 595, a MP dos portos. A privatização do sistema portuário é essencial para dar mais dinamismo na entrada e saída de produtos comercializados via portos. Impasses dos dois lados, tanto dos trabalhadores e suas centrais sindicais, quanto dos empresários, adiam a decisão sobre a votação. Audiências para ouvir os trabalhadores já foram realizadas. Hoje, a comissão mista que analisa a matéria reunirá em audiência os representantes das empresas portuárias. No dia 3 de abril, a comissão deve apresentar seu relatório final. Os sindicatos dão prazo até sexta-feira (15) para que o governo atenda as demandas da categoria, caso contrário, paralisarão as atividades portuárias na segunda-feira (18), por 24 horas. Na última paralisação no porto de Santos, por 6 horas, o prejuízo estimado chegou a R$ 60 milhões.

Parque do Guará


O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) promoverá na quarta-feira (13), às 9h, no auditório da Administração do Guará, uma consulta pública para discutir a poligonal do Parque Ezechias Heringer, também conhecido como Parque do Guará, que possui uma área de aproximadamente 306 hectares, abriga centenas de tipos de plantas, entre árvores, arbustos, flores, trepadeiras e cerca de 100 espécies de orquídeas. A consulta pública será importante para definir os limites e abrangências da área de lazer e proteção ambiental. Mais informações podem ser consultadas no sítio do IBRAM na internet.

Demora na prisão de mensaleiros

Foto: EBC
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto), disse ontem (11) que a demora em executar as prisões no caso da Ação Penal 470, o Mensalão, abala a credibilidade do julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Gurgel também pediu rapidez na execução de outros efeitos das condenações, como a perda do mandato parlamentar. “Achávamos que os encastelados no poder não poderiam ser alcançados. (O julgamento) deixou essa grande esperança, mas é preciso que essa esperança se concretize. E vai se concretizar apenas com a execução das penas pelo STF”, explicou Gurgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário