terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coluna de Hoje. Publicada no Jornal Alô Brasília

Renato Russo in memorian


A CLDF concedeu ontem (25) o título de Cidadã Honorária de Brasília a Maria do Carmo Manfredini, mãe do lendário filho de Brasília, Renato Russo. Ídolo dos brasilienses, Renato imortalizou a Capital no coração dos jovens brasileiros, que passaram a ver Brasília com outros olhos depois da banda Legião Urbana, da qual Renato era vocalista. Carlinha Manfredini tem se destacado na área social, ajudando pessoas portadoras de HIV, por isso foi agraciada com o título. A iniciativa é do distrital Robério Negreiros (PMDB). Também compareceram à cerimônia a distrital Liliane Roriz (PSD) e a deputada federal Érika Kokay (PT).
Um...depois outro...
A repercussão da festa milionária do ex-senador Luiz Estevão, quer dizer de sua filha Luiza, na última sexta (22), que contou com o DJ sueco Avicii (cachê de  US$ 300 mil), foi um sucesso. Hoje, depois da intervenção no Grupo Amaral, já circulava uma piadinha: Em 2004 Valmir Amaral deu uma festa com Ivete Sangalo, Bruno e Marrone e outros, hoje está com o bolso curto, sem maiores festanças. Hoje, Luiz Estevão ainda continua esbanjando, amanhã...
Assessores experientes
Corre a informação que o Instituto Lula já abriu a temporada de contratações para a eleição de 2014. A entidade está contratando jornalistas para a reeleição de Dilma (que só foi informada da intenção de Lula de não se candidatar no dia 25 de janeiro, durante o aniversário de São Paulo). Algumas das contratações são indicadas pelo marqueteiro João Santana e correspondem a profissionais experientes: alguns trabalharam na recondução de Hugo Chávez na Venezuela. Fica a pergunta: que sucesso tem tido a imagem de Chávez ou da Venezuela mesmo?
Nunca ofusque o brilho do mestre
Está é lei nº1 do poder, presente no livro “As 48 Leis do Poder”, de Joost Elffers e Robert Greene. Pela teoria, faça sempre com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente superiores. Não é o que tem acontecido na CLDF. Parlamentares da base do governo têm reclamado da postura individualista do seu líder, deputado Chico Vigilante (PT). O presidente, Wasny de Roure, do mesmo partido, deixou escapar um recado a Vigilante na última quinta (21), em Pelnário. Quando o líder foi falar da necessidade de se ausentar da cidade no final de semana, Wasny respondeu: “Deputado, somos 24 deputados nesta Casa. O senhor saindo restam 23. Com 13 é possível votar. Faça boa viagem”! Ofuscando o brilho de seus pares, Vigilante infringe mais uma lei do poder: Oculte as suas intenções!
O poste tem luz própria!
Parece óbvia a afirmação, mas é a definição de Lula se referindo a Dilma Rousseff. Em conversa com o presidente da Câmara, Henrique Alves, Lula teorizou a armadilha atribuída ao que chama de “direita”. Para ele, a escolha do poste fez a “direita” tentar minar sua relação com Dilma, mostrando distanciamento dos dois e enfraquecimento de Lula, no começo do mandato de Dilma. Acontece que isso teria feito Dilma avançar sobre parte do eleitorado que, historicamente, não é do PT: aqueles da classe média mais conservadora. Assim, Lula define seu poste de luz, avaliando que ela “tem os votos dela e os nossos”, ou seja, do resto do PT.  Da primeira vez ele não errou, será que erra da segunda?
Cochilou o cachimbo cai
O transporte público é sempre uma meta de governo, no DF ou fora dele. Isso porque a necessidade não é só daqueles que não dispõem de automóvel, mas passa também pela extrema necessidade de desestimular o transporte individual. No DF a situação do transporte dispensa comentários. O governo tem feito esforço para mudar as coisas. Ontem (25), o Diário Oficial (DODF) trouxe Decreto nº 34.163, que promove uma intervenção nas empresas do Grupo Amaral, pertencente ao ex-senador, Valmir Amaral (Viva Brasília, Rápido Veneza e Rápido Brasília).  O GDF vai assumir a administração das três empresas, bem como a utilização da frota que será operada pelo DFTrans. A “assunção”, como é denominada a ação (LODF), visa manter os serviços que deveriam ser ofertados pelas empresas. A ação envolve diretamente o staff político do Governo, onde se envolvem pessoalmente o governador e o vice. Agnelo disse que outras empresas também podem sofrer intervenção.
Ciclos de aprendizagem e semestralidade em debate
A CLDF realizará hoje (26), às 19h, no Plenário, audiência pública para debater a questão dos ciclos de aprendizagem e semestralidade nas escolas públicas do DF. Depois de gerar grande polêmica e ser suspenso no começo do ano letivo, a população poderá debater o tema na Câmara. A iniciativa é do distrital Israel Batista (PEN), que acredita que o modelo precisa ser melhor debatido e implementado para dar certo. É a oportunidade da população, estudantes, entidades escolares, professores e demais interessados firarem sua posição.
Retomando a Juventude
O PSDB-DF renovará hoje sua diretoria executiva para a juventude. Conhecida como JPSDB, a executiva dos jovens tucanos marcou pontos importantes no cenário nacional. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) saiu da juventude do partido, que aposta na renovação de suas bases.
Preocupação eleitoral
Uma liderança política de Brasília, com quem conversei ontem (25), me revelou uma preocupação eleitoral, que ele chama de “Chapa Moralista”. A tal chapa senhora da moral seria encabeçada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB), como governador, teria Celina Leão como vice (no PPS e não no PSD) e o deputado federal Reguffe como candidato ao Senado. A dúvida seria por qual partido Reguffe seria o candidato. Segundo a liderança, a simples possibilidade desta chapa prosperar preocupa mais que a própria candidatura governista de Agnelo Queiroz (PT). Contaria ainda com o apio do senador Cristovam Buarque (PDT). E olha que é uma liderança bem “múltipla” no cenário político, assim como a própria chapa. Será que vinga???
Haja confiança!
Qual o risco do PT afirmar que acabou com a extrema pobreza? Tem um ditado que diz: “O relógio dá meio dia, mas também dá meia noite, no mesmo lugar”. A presidente Dilma Rousseff e o partido estão por demais confiantes na meta (já alcançada, segundo eles) da superação da extrema pobreza. Se até uma família com renda bem superior aos R$ 70 por pessoa, renda característica da linha da miséria, sofre problemas e têm sua renda diminuída, imagine aqueles que só recebem o Bolsa Família? Das duas uma: ou o governo promove logo a inclusão profissional desse pessoal (2,5 milhões de famílias), ou dependerá dos ponteiros do relógio da economia, que parecem bater destoantes no momento...
Quem falta?
Hoje deve ser discutido pelo Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados o acordo para votação do fim dos 14º e 15º salários dos parlamentares. Sete partidos já concordaram em votar com urgência a matéria: PSDB, DEM, PPS, PCdoB, PSB, PSOL e PV. Os partidos que faltam tomar uma posição são: PT, PMDB, PSD, PTB e PP, alegam que ainda não conversaram com a bancada. Para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), a questão não tem volta. Será votada de um jeito ou outro. Alves sabe que a Casa precisa disso e deve conseguir pautar logo a matéria, mesmo contrariando uns e outros deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário