terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governador Agnelo viaja à China: os porquês da viagem

Por Tiago Monteiro Tavares:

O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, viaja hoje para China em busca de trazer para Brasília os Jogos “Universíade”, que reúne esportistas de mais de 100 países.

A maratona política servirá para fortalecer a posição de Brasília como a cidade-sede da Copa de 2014 com as obras mais adiantadas do país. Assim, espera a comitiva do Governador, pretende fortalecer a ideia de trazer para a Capital da República a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Copa América (2015), Jogos de Futebol das Olimpíadas Rio (2016) e finalmente os Jogos “Universíade” (2017).

Certamente a pretensão merece um “esforço” político para assegurar uma boa visão de Brasil/Brasília e consolidar a participação da Capital nos grandes eventos esportivos que brindará o Brasil nesta década.

Além de prospecção para a nobre causa, Agnelo aproveita a viagem para resolver algumas questões: leva consigo uma comitiva que, apesar de não ajudar na pretensão inicial, ajudará a aproximar o Governador de causas que andam “atrapalhando” as articulações junto à Câmara Legislativa. Com ele vão os deputados Patrício, Presidente da CLDF e o distrital Cristiano Araújo. Patrício desfruta da amizade e carinho do Governador, já Cristiano vem galgando espaços junto ao “chefe”, precisa afinar o discurso com o “01”, receber apoio para assumir uma Secretaria (queria a de Desenvolvimento Econômico, mais tá difícil) e, ainda, buscar resolver o impasse dos contratos das empresas de sua família junto ao GDF.

Com a viagem de Agnelo o Vice-Governador, Tadeu Filippelli, assume o GDF por 1 semana, tempo suficiente para afagar o ego do “02” e ajudar a acalmar os ânimos do PMDB, além de fortalecer a imagem de que Filippelli é, hierarquicamente, superior ao Secretário de Governo Paulo Tadeu.

O momento do Governo é de reajustar a casa, trocar nomes da gestão, aprimorar as relações com a Câmara e os partidos e, enfim, viabilizar o “Novo Caminho”. Para isso Agnelo tirou o Deputado Federal e ex- Secretário de Obras, Luiz Pitiman, que voltando para Câmara incomoda um aliado, o PRB, partido da base de apoio a Agnelo. É simples, com a volta de Pitiman para Câmara o suplente, Ricardo Quirino, deixa a Câmara. Assim, o Governador decidiu criar a Secretaria Especial do Idoso para abrigar Quirino e, dessa forma, agradar ao PRB e a Igreja Universal do Reino de Deus, da qual Quirino é pastor.

O último objetivo da viagem servirá para relaxar antes das mudanças que vêm pela frente, inclusive os desgastes que elas irão provocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário