quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Chega a 4 os casos de corupção no Governo Dilma

Por Tiago Monteiro Tavares, informações Agência Câmara e Portal G1:

Os casos de corrupção não param de crescer no Governo Dilma Rousseff. Na prática, a questão tem afetado pouco o Governo, embora a oposição tenha tentado veementemente sabatinar os Ministros das pastas que sofreram denúncias durante suas convocações no Congresso Nacional.

Ontem foi a vez do Ministério do Turismo provar que há muitos contratos e repasses irregulares de dinheiro público na Esplanada dos Ministérios. As denúncias de irregularidades levaram 38 pessoas à prisão, entre elas o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa, o segundo homem mais importante do Ministério.

Os indícios de irregularidades provocaram uma investigação, que resultou na operação Voucher da Polícia Federal, realizada na manhã de ontem. Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha,peculato, e fraudes em licitação – cujas penas podem chegar a 12 anos de detenção.

A repercussão no Congresso foi instantânea. O PPS protocolou requerimento de convocação do ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), para que ele venha à Câmara se explicar sobre as denúncias O partido também vai apresentar na Comissão de Turismo e Desporto uma proposta de fiscalização de controle (PFC) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize todos os contratos do ministério.

Os deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Reguffe (PDT-DF) também protocolaram requerimento de convocação do Ministro. O pedido foi apresentado na Comissão de Defesa do Consumidor e deve ser votado na reunião de hoje. Para eles, a comissão é apropriada para ouvir o ministro pois atua na defesa do contribuinte, do cidadão e do consumidor.

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que o partido vai propor convite para que o Ministro explique as denúncias na Câmara na semana que vem. O requerimento, segundo a assessoria do deputado, será apresentado nesta quarta-feira na Comissão de Turismo da Casa e foi acertada com o Ministro Pedro Novaes do PMDB.

Com esse escândalo chegamos a quatro os casos de corrupção no Governo Dilma Rousseff. O enriquecimento super suspeito do ex-Chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, que o levou a deixar o cargo, o caso de desvios de dinheiro do Ministério dos Transportes e no Dnit (culminou com a queda do Ministro Alfredo Nascimento), o Caso de suborno no Ministério da Agricultura (do qual o Ministro Wagner Rossi está conseguindo se manter no cargo) e, agora, no Ministério do Turismo.

A tendência é de que os partidos aliados ao Governo cobrem uma postura igualitária para os Ministros envolvidos no caso. A Presidente tem adotado posturas diferentes como o apoio irrestrito ao Ministro da Agricultura, enquanto não apoiou os demais casos. O fato deve gerar desgaste na base e deverá ser mas um desafio para as Relações Institucionais.

O que falta, agora, é a mobilização social para que se ponha freio na roubalheira dos apadrinhados de Lula e Dilma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário