quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Queda na popularidade de Dilma ainda é acentuada. Reflexos devem surgir mais à frente

Por Tiago Monteiro Tavares:

A avaliação do Governo feita pela opinião pública foi divulgada ontem. Em momento bem oportuno, a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (10) mostra que 48% da população considera o Governo Dilma ótimo e bom, outros 36% dos entrevistados, dizem que a gestão de Dilma é regular. Ruim ou péssimo foi a resposta de 12% dos brasileiros consultados. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em todo o Brasil.

A pesquisa mostra, também, que 67% dos brasileiros avaliam como ótimo e bom o desempenho pessoal da Presidente Dilma no comando do país.

Em comparação com os números da última pesquisa, divulgada em março, Dilma perdeu a aprovação que tinha de 56% dos brasileiros. Na época, 27% avaliavam como regular e 5% como ruim ou péssimo o Governo.

Essa queda não reflete, ainda, o impacto dos últimos escândalos de corrupção no Governo. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho. O levantamento foi feito após as demissões dos ex-ministros Antonio Palocci (Casa Civil), em 7 de junho, e Alfredo Nascimento (Transportes), em 6 de julho.

Depois, ainda tiveram mais de 20 demissões no Departamento de Infra Estrutura de Transportes (DNIT), as irregularidades nos ministérios das Cidades, Agricultura e do Turismo. Nos dois últimos, os respectivos secretários-executivos foram demitidos e um preso.

Para oposição, a população demonstrou sua insatisfação com o governo na pesquisa divulgada ontem, porém, os efeitos que os recorrentes escândalos vão causar irão se refletir mais adiante, quando os desdobramentos dos casos forem sendo esclarecidos.

De qualquer forma, Dilma enfrentou bem a avaliação. O problema agora está no Congresso, onde terá que lidar com muita insatisfação, pois vem adotando a prática do ditado: “2 pesos, 2 medidas” ao tratar do apoio aos dirigentes envolvidos nos escândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário