domingo, 5 de junho de 2011

Entrevista exclusiva de Palocci na Globo. Caso entra na 3ª fase e caminha para 4ª, sua saída do Governo




O Caso Palocci entra no que podemos chamar de 3ª fase. Na 1ª tivemos a divulgação da denúncia e sua repercussão primária. Na 2ª tivemos os desdobramentos de esforços para o Ministro esplicasse os fatos e, agora, entramos na 3ª fase, onde as explicações públicas do Ministro começam a ser dadas. A entrevista exclusiva para Rede Globo, na última sexta feira (03/06), abriu espaço para uma 4ª fase, que pode ser a saída de Palocci do Governo. Isso porque suas explicações não foram suficiente para esclarecer a “opinião pública” sobre a sua evolução patrimonial.


O ministro insiste em não revelar quais são seus clientes, não revela qual é o valor exato dos faturamentos de sua empresa, apresenta argumentos esvaziados e justifica a evolução patrimonial a “experiência” adquirina como Ministro da Fazenda do Governo Lula. Quanto ao faturamento de 10 milhões nos últimos dois mêses de 2010, quando já era membro da equipe de transição de Governo e indicado como Ministro Chefe das Casa Civil do Governo Dilma, diz que são provenientes do encerramento das atividades de sua empresa de consultoria, onde os clientes quitaram os valores referentes a consultoria.


O erro de Palocci pós episódio foi a demora em responder sobre a denúncia. Se tivesse feito um pronunciamento rápido, talvez não estaria na “corda bamba”. O PT já não o apóia de forma incondicional, o Congresso se balança em convocar o Ministro e a opinião pública dá como certa um envolvimento nebuloso de Palocci. Se sair, enfraquece o Governo Dilma, se ficar também. O jeito agora é tentar explicar e continuar, mas o “dano” já é certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário