quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rede ESPN americana chama Copa-2014 e Rio-2016 de 'Jogos Mortais'

Da Folha de São Paulo, comentário meu:




O site da "ESPN" dos Estados Unidos criticou a cidade do Rio de Janeiro e a preparação brasileira para organizar a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, em artigo assinado por Wright Tompson. "O Rio de Janeiro tem menos de três anos para corrigir uma crise que já dura um século. O relógio está correndo", ironiza o artigo. Clique AQUI para ler a íntegra (em Inglês).


O texto intitulado "Deadly Games" (Jogos Mortais, em tradução livre do inglês) compara a forma como o Rio se vendeu na candidatura para sediar ambas competições e o que chama de "a vida real" carioca, que teria escondido os problemas da cidade.


Em alguns trechos, há descrições de ações policiais nos morros cariocas, faz uma comparação do Bope com os Seals (força especial americana, que entre outros, foi responsável por matar Osama Bin Laden) e conta como é feito o combate à violência e às organizações criminosas na cidade. E diz que esses fatos não foram expostos na época das candidaturas, quando "a palavra 'favela' não aparecia" no relatório.


Na edição de fotos do artigo, a ESPN exibe pontos turísticos apenas no início, com imagens da praia de Copacabana no dia em que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos de 2016, e no fim, com o Cristo Redentor e o Maracanã ao fundo.


Durante o restante do texto, apenas fotos relacionadas com a violência na cidade: ações policiais nos morros --como o dos Macacos, com um helicóptero derrubado--, as favelas que existem ao redor do Maracanã, um membro do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) em uma ocupação e a guerra contra o tráfico.


A ESPN também levanta alguns números, como o de assassinatos no Rio, e os compara com a realidade americana. O número de pessoas que foram assassinadas só na cidade do Rio de Janeiro é, sozinho, quatro vezes maior do que a quantidade de pessoas mortas em todo o território americano em 2010.


Apesar de não estar errada quanto a violência no Rio e ao fato dela não ter sido escancarada na candidatura do Brasil na Copa de 2014 e do Rio nas Olimpíadas de 2016, a rede ESPN jogou sujo no intuito de prejudicar a organização/realização dos eventos no Brasil. Quais os interesses envolvidos? Será que a ESPN está perdendo lugar para as redes brasileiras na cobertura dos jogos? Fato é que merece retaliação por parte de nós brasileiros. Vamos mostrar para esses gringos que somos tão bons ou melhor que eles, não vamos assistir ESPN simples!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário