terça-feira, 10 de maio de 2011

Câmara Legislativa segue em baixa com a cassação de Benício e as acusações contra Benedito Domingos e Olair Francisco

Por Tiago Monteiro Tavares:

A Câmara Legislativa do Distrito Federal continua a ser um espaço político de negociatas e escândalos. Desde a crise que assolou o Distrito Federal no final de 2009 a Casa tentar recuperar sua imagem, sem sucesso. Diversos parlamentares utilizaram plataformas eleitorais pregando a moralização do Poder Legislativo local durante a campanha eleitoral de 2010, mas poucos tem posto em prática as ações éticas e moralizatórias defendidas em campanha.

Dessa nova legislatura, a 6ª desde sua criação, a Câmara já teve 1 deputado com o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-DF), Benício Tavares (PMDB), por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico e, ainda aguardam julgamento do TRE mais dois parlamentares, Benedito Domingos (PP), acusado de formação de quadrilha e de beneficiar parentes em licitações públicas quando era administrador de Taguatinga e o empresário e aventureiro de esgoto Olair Francisco (PTdoB), acusado de praticar o mesmo crime de Benício, ou seja, angariar votos de forma irregular, oferecendo calçados se suas lojas em troca de votos e coagindo os funcionários a votarem nele, também deve ter merecidamente seu mandato cassado pelo Tribunal.

Além desses “probleminhas” com alguns de seus integrantes, a CLDF também vive um momento delicado quanto a instalação de 3 CPI’S para investigar, respectivamente, a concessão de lotes pelo Programa Pró-DF I e II, a gestão da saúde e o sistema de transporte público do DF-Trans.

O Pró-DF já começará a ser investigado na próxima semana, já a CPI da Saúde e do DF-Trans ainda não tem data para começar as investigações.

Enquanto isso, a análise, o debate e votação de projetos importantes para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal estão parados sem serem apreciados. O Governo não tem conseguido mobilizar a sua base de apoio para o Plenário, ficando as sessões a espera de quórum mínimo para iniciar os trabalhos, além de não haver consenso para apreciação de matérias importantes como a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

A Câmara precisa passar por uma reformulação que vai desde a reestruturação de sua estrutura administrativa, a qualificação dos servidores e dos “Apadrinhados” até o estabelecimento de bom senso entre os parlamentares. Caso contrário, continuarão com a fama de ser a pior e mais corrupta Casa Legislativa do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário