quinta-feira, 3 de março de 2011

Sempre pode Piorar !!!

Do Jornal O Globo, veiculado pelo Blog do Noblat, comentário meu:

O lema do palhaço Tiririca, na campanha que o levou à Câmara dos Deputados em Brasília como o deputado federal mais votado do país com 1.353.820 votos (6,35% dos votos válidos), ajudando a eleger outros três candidatos, era "Pior do que está, não fica". Ledo engano. Quando se pensa que já se viu tudo, vêm os políticos para nos mostrar que sempre podem piorar o que já está ruim.

A votação expressiva de Tiririca pode ser a demonstração de que o Congresso é um espelho da representação da nação, mas pode ser também um protesto maciço contra as palhaçadas promovidas pelos políticos profissionais.

O maior ou menor grau de otimismo em relação ao nosso sistema político define a alternativa.

Mas a escolha de Tiririca para fazer parte da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, um requintado deboche da opinião pública, é um lance perfeito para quem quer desmoralizar a atuação dos deputados.

A escolha do mensaleiro João Paulo Cunha, do PT, para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara é outra decisão no mesmo caminho.

A formação da comissão da Câmara que vai discutir a reforma política parece ter sido feita a dedo: deputados colhidos pela Lei da Ficha Limpa, como Paulo Maluf (PP), ou réus em processos de corrupção eleitoral, como Valdemar da Costa Neto (PR), um dos 40 mensaleiros que estão sendo julgados pelo STF, e Eduardo Azeredo (PSDB), réu em processo de uso de caixa 2 na campanha para o governo de Minas.

A escolha de Tiririca teria o objetivo de usar sua experiência circense na parte dedicada à cultura, uma explicação tosca para quem vive, como os políticos, de simbolismos.

Não é possível que ninguém entre eles tenha se tocado de que a escolha para essa comissão específica soaria como uma brincadeira de mau gosto.

Também a desculpa esfarrapada de que os deputados envolvidos em processos não foram condenados, e portanto não podem ser punidos antes que a Justiça se decida, não convence, pois, se é verdade que não devem ser punidos, não precisam também ser homenageados nem promovidos.

Meu Comentário:

O cenário político é de fato uma seara de muitas situações inesperadas. Depois do povo (de São Paulo) eleger o palhaço Tiririca como Deputado Federal mais votado do país, num claro recado de que o Congresso Nacional é uma palhaçada, chegou a vez do próprio Congresso responder as anseios sociais.

Dessa vez, foi o PR e a Câmara que enviaram um recado a sociedade brasileira: os palhaços são vocês!!!!

É preciso mudar a cultura de que a política é uma bobagem! Não se pode conviver em sociedade em uma sociedade onde as regras de convívio social são tidas meramente com grandes bobagens.

Um comentário:

  1. O pior de tudo isso, é que acabamos nos conformando com essa situação achando tudo uma verdadeira piada, parece que eles estudaram na mesma escola e se formaram enquanto nos estamos ainda na pré escola, me parece aquela música de Eduardo e Mõnica do Legião Urbana....

    ResponderExcluir