quarta-feira, 2 de março de 2011

Câmara dos Deputados instala Comissão para debater a Reforma Política. Confira a lista completa dos integrantes

Extraído da Agência Câmara, comentário meu:

Depois do Senado, ontem foi a Câmara dos Deputados a instalar a Comissão Especial para preparar a Reforma Política. A Comissão será composta por 41 deputados titulares e 41 deputados suplentes, os integrantes terão 180 dias para analisar todas as propostas relacionadas a Reforma Política em tramitação na Casa.

A primeira reunião está marcada para esta quarta-feira (2), às 14 horas, quando serão escolhidos presidente, vices e será nomeado o relator. Coube ao PMDB indicar o presidente, que será o deputado Almeida Lima (PMDB-SE). A relatoria ficou com o PT, que indicou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

O presidente da Câmara, Marco Maia, ressaltou que a discussão precisa envolver a sociedade e que, se não houver pressão popular em favor da reforma política, como houve na votação do projeto Ficha Limpa, talvez mais uma reforma seja engavetada.

Esta não é a primeira vez que a Câmara cria uma comissão especial sobre o tema. Polêmico, o assunto chegou a ir ao Plenário em 2007, mas acabou não sendo concluído por falta de consenso. "O fato de estarmos criando as comissões não significa que estamos prometendo que as coisas serão fáceis. Não, teremos um longo debate político, uma construção muito paciente de acordos, consensos que viabilizem as mudanças na estrutura política brasileira", explicou Marco Maia.

O Presidente da Câmara usou da sinceridade e de muito bom senso ao clamar o apelo popular. Sabe que há grandes conflitos de interesses que podem inviabilizar a Reforma Política ou implementar mudanças irrisórias. Cabe a sociedade organizada discutir o tema e apresentar alternativas claras e populares aos trabalhos realizados pelas Comissões Especiais da Câmara e do Senado.

CLIQUE AQUI para visualizar a lista completa dos titulares e suplentes da Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário