quarta-feira, 30 de março de 2011

Homenagem póstuma à José Alencar. Exemplo incondicional da VIDA

Por Larissa Borges do Portal Terra, comentário meu:

A missa de corpo presente do ex-vice-presidente da República José Alencar destacou nesta quarta-feira a "via crucis" pela qual passou no enfrentamento, por 13 anos, de diversos tipos de câncer. Morto aos 79 anos às 14h41 de terça, José Alencar está sendo velado no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, com honras de chefe de Estado.

No início da celebração, por volta das 11h30, o comentarista da missa, Vinicius Araujo, ex-assessor jurídico de Alencar, destacou o exemplo do político e empresário como "testemunho de fé inabalável em Deus". Também disse que, mesmo durante os inúmeros tratamentos contra a doença, incluindo uma técnica experimental em um hospital norte-americano em Houston, "não se deixou abater".

"Hoje nos reunimos em torno de altar para louvarmos e agradecermos ao Pai pelo nosso irmão José Alencar. Homem simples, exemplo de dignidade e de amor à vida", disse. "Ele foi para nós um testemunho de fé inabalável em Deus. Durante toda a sua via crucis não se deixou abater e com a alegria própria dos que creem soube enfrentar com a esperança a doença".

A viúva do ex-vice-presidente da República, José Alencar, Mariza Gomes da Silva, teve de ser levemente amparada na manhã desta quarta-feira quando o corpo de seu marido chegou por volta das 11h para o velório.

O corpo de José Alencar foi recebido com 21 salvas de canhão, honra destinada exclusivamente a chefes de Estado, e por palmas de autoridades e familiares presentes.

Alencar enfrentava câncer desde 1997


O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.

Meu Comentário: José Alencar era homem de grandes virtudes, exemplo de empreendedorismos, sucesso, honestidade e político. Na vida pública enfrentou certos entraves por ser correto e não fazer alianças que contrariava seus princípios. Lula deve ao "Zé" a sua chegada ao Planalto. Foi ele quem articulou junto ao Setor Produtivo Nacional e trouxe apoio desse segmento para a ampanha de Lula em 2002. Sem o "Zé", Lula dificilmente teria transposto a barreira que havia naquela situação entre Lula e os empresários. Sem contar, é claro, com os quase 20 milhões que o Partido dos Trabalhadores ficará devendo a Alencar. Foram 11 milhões de 2002 e o restante de 2006. Esse provalvelmente será o preço pago por José Alencar para se tornar Vice-Presidente da República!

Nenhum comentário:

Postar um comentário