segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Volta dos que não Foram

Por Tiago Monteiro Tavares:

A semana começa com os primeiros balanços do Governo Dilma, 15 dias revelam as pessoas “chave” do novo Governo. Sem muitas novidades o destaque é a “Volta dos que não Foram”, ou seja, a consolidação de Antônio Palocci como “homem mais próximo da Presidente”.

Egresso do escândalo do “Caseiro”, Palocci busca transitar de forma suave, até consegue, por ser muito discreto, mas como diria o matuto: “Contra fatos não há Argumentos”! O chefe da Casa Civil é a pessoa mais próxima da Presidente, simplesmente foi quem mais esteve com ela, chamado para opinar sobre tudo e todos, confirmando a tendência apontada em campanha de que Palocci iria ressuscitar das cinzas, ou melhor, libertasse das cinzas.

Politicamente o momento ainda é das nomeações de 2° e 3° escalões, onde estão concentrados os esforços partidários para fortalecimento dos seus quadros, devidamente remunerados, fato que “consome” literalmente todos os recursos e forças possíveis.

As divergências começam a abalar a estabilidade que se imagina ter o Governo para composição dos cargos da Mesa Diretora da Câmara, principalmente. Perder espaço no 2° e 3° escalões pode fazer valer a lógica da Lei de Talião: Olho por Olho, Dente por Dente, ou seja, nós perdemos cargos, vocês perdem Poder! Esse é recado do Congresso, da base, resta esperar quem vai apagar o fogo, Luis Sérgio, Relações Institucionais, Antônio Palocci ou o Vice Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário