sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Articulações rápidas mudam o cenário político do DF

Com a poeira mais baixa (literalmente), o cenário político do Distrito Federal já assinala os rumos das articulações que envolverão o 2° Turno.

Ontem, foi oficializado o apoio de Eduardo Brandão, ex-candidato ao GDF, à candidatura de Agnelo Queiroz (PT). Esse apoio será importante para Agnelo, além de crescer as especulações entorno da sinalização do apoio do Partido Verde à Dilma Rousseff no cenário nacional. Agnelo conta também com o apio do ex-candidato Newton Lins (PSL).

Já do outro lado, Weslian Roriz (PSC) contratou o marketeiro do ex-candidato Toninho do Psol, Dimas Thomas, para assessora-lá. O objetivo é trabalhar a imagem da candidata e prepara-lá para os debates (tarefa difissílima). Dimas trabalhou na campanha de Arlete Sampaio (PT) e Agnelo Queiroz em 2006, contudo não foi pago pela campanha petista. Dessa forma, Dimas terá motivação de sobra para ajudar Dona Weslian. A dívida do PT-DF com ele chega a 3 Milhões de reais.

Outro fato relevante e que prvocará um certo deconforto na campanha de Agnelo é o fato do PSOL e do seu ex-candidato Toninho terem divulgado nota em que não apóia nenhum dos candidatos e ainda incentiva o voto nulo.

Vejamos parte da nota divulgada pelo PSOL: "Durante o primeiro turno, enfrentamos com firmeza, de forma politizada e programática, as candidaturas de Agnelo e Roriz. Não nos cabe outra alternativa, em nome da coerência e da honestidade política, senão a de adotar a posição de voto nulo nesse momento, pois não nos sentimos representados nem por um e nem pelo outro projeto. Assim, mantemos o discurso que adotamos durante toda a campanha eleitoral. Temos certeza que o povo entenderá e apoiará o nosso posicionamento nesse momento".

O eleitorado de Toninho não é eleitorado de Dona Weslian. Assim, caso os eleitores do candidato do PSOL venham a aderir ao voto nulo, quem perde votos é Agnelo. Façamos os cálculos: 95.130 (6,13%) de votos nulos no 1° Turno + 58.332 (3,76%) de votos brancos = 153.462 votos que não foram contabilizados por nenhum dos candidatos. Toninho teve 199.095 (14,25%) do total de votos válidos, que na Ciência Política é considerado "voto de protesto". Se esses eleitores aderissem 100% ao voto nulo, teríamos algo entorno de 352.557 ou 19,22% do total de eleitores do DF que não optariam por nenhum dos 2 candidatos que disputam o 2° Turno. Pode fazer a diferença!



Um comentário:

  1. Não acho que os votos depositados no toninho seja "Voto de protesto".

    ResponderExcluir